Avaliação da perceção subjetiva de esforço em crianças de uma região rural de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Atalaia, José
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48875
Resumo: O relatório final de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inerente ao currículo formativo do 2º ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. O estágio pedagógico desempenha um papel extremamente significativo ao proporcionar uma oportunidade inestimável para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação educacional. Funcionando como um ponto de ligação entre a teoria e a prática, ou seja, permite que os futuros professores em estágio inicial desenvolvam e aperfeiçoem as suas competências de ensino, administração da dinâmica de sala de aula e interação com os alunos. Este estágio ocorreu no AEA, mais concretamente na Escola Secundária de Alcochete (ESA) e na El Rei D. Manuel I, onde foi lecionada a disciplina de Educação Física (EF), no ano letivo 2022/2023. No meu caso em específico, fiquei com duas turmas em fins de ciclo, ou seja, uma turma de 9º e outra de 12º ano. O propósito deste relatório consiste em narrar e analisar as experiências vivenciadas e tarefas empreendidas durante o período de estágio, em comparação com as expectativas iniciais. Este relatório é estruturado em 4 áreas fundamentais: participação na escola, organização e gestão do ensino e aprendizagem, relações com a comunidade e, por fim, uma componente de investigação e inovação pedagógica sobre a avaliação da perceção subjetiva do esforço em crianças.
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