Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49490 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio pedagógico realizado tem um papel fundamental na formação de novos professores de Educação Física, tornando possível a nossa evolução profissional e pessoal. O presente Estágio Pedagógico ocorreu no Colégio de São Tomás, na Quinta das Conchas, durante o ano letivo de 2022/2023, no contexto da disciplina lecionada de Educação Física no 6º e 12º anos de escolaridade. Este Relatório tem como principal objetivo relatar e refletir sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. Importa mencionar que o presente Relatório se divide em quatro áreas principais. A primeira área trata-se de uma secção descritiva, em que se abordam os principais objetivos do estágio, breve descrição da instituição e todo o desenrolar do processo de estágio. A segunda área pretende descrever o tipo de ensino, avaliação e planeamento implementados no Colégio. Por seu lado, na terceira área descreve-se a nossa participação e papel enquanto professores estagiários na escola, bem como todo o relacionamento com a comunidade docente e educativa. Por fim a área quatro é reservada para a investigação, a qual trata de uma temática ainda pouco explorada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, buscou-se analisar a perceção subjetiva de esforço de adolescentes no teste de esforço do vaivém que é mensurado indiretamente, componente principal dos testes do FitEscola ® de forma a detetar deficiências na componente da condição física. |
id |
RCAP_42ab55ae1a2835abcdd4138a1ffc30b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49490 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbanoPerceção subjetiva de esforçoEducação físicaRelatório finalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio pedagógico realizado tem um papel fundamental na formação de novos professores de Educação Física, tornando possível a nossa evolução profissional e pessoal. O presente Estágio Pedagógico ocorreu no Colégio de São Tomás, na Quinta das Conchas, durante o ano letivo de 2022/2023, no contexto da disciplina lecionada de Educação Física no 6º e 12º anos de escolaridade. Este Relatório tem como principal objetivo relatar e refletir sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. Importa mencionar que o presente Relatório se divide em quatro áreas principais. A primeira área trata-se de uma secção descritiva, em que se abordam os principais objetivos do estágio, breve descrição da instituição e todo o desenrolar do processo de estágio. A segunda área pretende descrever o tipo de ensino, avaliação e planeamento implementados no Colégio. Por seu lado, na terceira área descreve-se a nossa participação e papel enquanto professores estagiários na escola, bem como todo o relacionamento com a comunidade docente e educativa. Por fim a área quatro é reservada para a investigação, a qual trata de uma temática ainda pouco explorada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, buscou-se analisar a perceção subjetiva de esforço de adolescentes no teste de esforço do vaivém que é mensurado indiretamente, componente principal dos testes do FitEscola ® de forma a detetar deficiências na componente da condição física.Flôres, FábioRepositório ComumSantos, Inês2024-01-31T19:44:48Z2023-12-202023-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49490TID:203496680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T04:15:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:39.236938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano |
title |
Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano |
spellingShingle |
Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano Santos, Inês Perceção subjetiva de esforço Educação física Relatório final Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano |
title_full |
Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano |
title_fullStr |
Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano |
title_full_unstemmed |
Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano |
title_sort |
Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano |
author |
Santos, Inês |
author_facet |
Santos, Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flôres, Fábio Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perceção subjetiva de esforço Educação física Relatório final Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Perceção subjetiva de esforço Educação física Relatório final Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio pedagógico realizado tem um papel fundamental na formação de novos professores de Educação Física, tornando possível a nossa evolução profissional e pessoal. O presente Estágio Pedagógico ocorreu no Colégio de São Tomás, na Quinta das Conchas, durante o ano letivo de 2022/2023, no contexto da disciplina lecionada de Educação Física no 6º e 12º anos de escolaridade. Este Relatório tem como principal objetivo relatar e refletir sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. Importa mencionar que o presente Relatório se divide em quatro áreas principais. A primeira área trata-se de uma secção descritiva, em que se abordam os principais objetivos do estágio, breve descrição da instituição e todo o desenrolar do processo de estágio. A segunda área pretende descrever o tipo de ensino, avaliação e planeamento implementados no Colégio. Por seu lado, na terceira área descreve-se a nossa participação e papel enquanto professores estagiários na escola, bem como todo o relacionamento com a comunidade docente e educativa. Por fim a área quatro é reservada para a investigação, a qual trata de uma temática ainda pouco explorada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, buscou-se analisar a perceção subjetiva de esforço de adolescentes no teste de esforço do vaivém que é mensurado indiretamente, componente principal dos testes do FitEscola ® de forma a detetar deficiências na componente da condição física. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 2023-12-20T00:00:00Z 2024-01-31T19:44:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49490 TID:203496680 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49490 |
identifier_str_mv |
TID:203496680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137079723032576 |