Proposta de implementação de um balanced scorecard numa PME business to business

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ângela Miguel de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2734
Resumo: A conjuntura económica atual é marcada por uma crise mundial que reflete ambientes económicos cada vez mais concorrenciais, com riscos, ameaças e oportunidades constantes. No ambiente competitivo que a sociedade atual se insere, no qual as empresas têm de se adaptar constantemente e rapidamente às mudanças do mercado, é imprescindível que as empresas disponham de meios de controlo e avaliação de desempenho eficazes, considerando a melhoria contínua. A estratégia das empresas tem de ser definida, alinhada, implementada, atualizada, controlada e avaliada por forma a acompanhar as tendências do mercado. Assim, o Balanced Scorecard (BSC) torna-se numa ferramenta de gestão estratégica capaz de fazer esse seguimento, tanto a nível organizacional como operacional. Deste modo, este projeto debruça-se sobre uma proposta de implementação de um Balanced Scorecard numa pequena e média empresa Business to Business, que tem como atividade principal a injeção de peças técnicas em plástico para a indústria automóvel, a Vianaplásticos, S.A.. Por forma a concretizar o objetivo proposto, este estudo segue uma metodologia qualitativa, sendo o método de investigação escolhido o estudo de caso. No que se refere a resultados obtidos, os objetivos e indicadores estratégicos definidos para cada uma das perspetivas do BSC permitiram a apresentação de um mapa estratégico e definição de planos de ação que proporcionaram as ferramentas necessárias para assegurar que a estratégia se traduz em resultados apelativos. Assim, no seguimento do trabalho desenvolvido foi então apresentada à Vianaplásticos, S.A. uma proposta de implementação de um BSC. A implementação de um BSC é essencial para a gestão da empresa na medida em que permite assegurar a sua competitividade ao longo dos anos, decorrente do alinhamento de estratégias e da melhoria da tomada de decisão.
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Deste modo, este projeto debruça-se sobre uma proposta de implementação de um Balanced Scorecard numa pequena e média empresa Business to Business, que tem como atividade principal a injeção de peças técnicas em plástico para a indústria automóvel, a Vianaplásticos, S.A.. Por forma a concretizar o objetivo proposto, este estudo segue uma metodologia qualitativa, sendo o método de investigação escolhido o estudo de caso. No que se refere a resultados obtidos, os objetivos e indicadores estratégicos definidos para cada uma das perspetivas do BSC permitiram a apresentação de um mapa estratégico e definição de planos de ação que proporcionaram as ferramentas necessárias para assegurar que a estratégia se traduz em resultados apelativos. Assim, no seguimento do trabalho desenvolvido foi então apresentada à Vianaplásticos, S.A. uma proposta de implementação de um BSC. A implementação de um BSC é essencial para a gestão da empresa na medida em que permite assegurar a sua competitividade ao longo dos anos, decorrente do alinhamento de estratégias e da melhoria da tomada de decisão.The current economic climate is marked by a world crisis that reflects economic environments even more competitive, with constant risks, threats and opportunities. In the competitive environment that now-a-day society is in, in which companies have to constantly and rapidly adapt to the market changes, it’s essential that they have effective means of control and performance evaluation, considering their continuous improvement. The company’s strategy has to be defined, aligned, implemented, updated, controlled and evaluated in order to follow the market tendencies. The use of an instrument like Balanced Scorecard (BSC) become a management tool capable of doing this follow up in organizational and operational levels. This project focuses on a proposal for the implementation of a Balanced Scorecard in a SME Business to Business whose main activity is the injection of technical plastic parts for the automobile industry, Vianaplásticos, SA. In order to achieve the proposed objective, this study follows a qualitative methodology and the investigation method chosen was the case study. With regard to the results obtained, the objectives and strategic indicators defined for each of the BSC's perspectives allowed the presentation of a strategic map and definition of action plans, providing the necessary tools to ensure that the strategy translates into appealing results. Thus, following the work developed, a proposal for the implementation of a BSC was then presented to Vianaplásticos, S.A.. BSC is an essential tool for the management of the company to ensure its competitiveness over the years as a result of the alignment of strategies and the improvement of decision-making.El clima económico actual está marcado por una crisis mundial que refleja entornos económicos cada vez más competitivos, con riesgos, amenazas y oportunidades constantes. En el entorno competitivo en el que se encuentra la sociedad actual, donde las empresas tienen que adaptarse constante y rápidamente a los cambios del mercado, es esencial que las empresas dispongan de medios eficaces de control y evaluación del rendimiento, teniendo en cuenta la mejora continua. La estrategia de las empresas tiene que ser definida, alineada, implementada, actualizada, controlada y evaluada con el fin de mantenerse al día con las tendencias del mercado. Para ello, el uso de un instrumento como el Balanced Scorecard (BSC) se convierte en una herramienta de gestión capaz de realizar este seguimiento, tanto a nivel organizativo como operativo. Este proyecto se centra en una propuesta para la implementación de un Cuadro de Mando Integral en una Pyme Business to Business, cuya actividad principal es la inyección de piezas plásticas técnicas para la indústria automóvil, Vianaplásticos, SA. Para lograr el objetivo propuesto, este estudio sigue una metodología cualitativa, y se elige el método de investigación como estudio de caso. En cuanto a los resultados obtenidos, los objetivos e indicadores estratégicos definidos para cada una de las perspectivas del BSC permitieron la presentación de un mapa estratégico y definición de planes de acción que proporcionaron las herramientas necesarias para asegurar que la estrategia se traduzca en resultados atractivos. Así, tras el trabajo desarrollado, se presentó a Vianaplásticos, S.A., una propuesta para la implantación de un BSC. El cuadro de mando integral es una herramienta fundamental para la gestión de la empresa, permitiendo asegurar su competitividad a lo largo de los años resultante de la alineación de estrategias y la mejora de la toma de decisiones.2022-05-03T12:40:51Z2032-01-27T00:00:00Z2022-01-27T00:00:00Z2022-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2734TID:203003934porSantos, Ângela Miguel de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:18Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:55.269897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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