Cantigas de roda e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17191 |
Resumo: | O presente estudo pretende desenvolver a consciência fonológica em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos). Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática que incidiu sobre o reconhecimento e a manipulação de palavras, sílabas e constituintes silábicos, a partir da exploração de cantigas de roda. Paralelamente, envolvemos as crianças em atividades de lecto-escrita. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que contribuíram para a melhoria do seu desempenho em lecto-escrita. |
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Cantigas de roda e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo na educação pré-escolarEducação pré-escolarConsciência fonológicaLinguagem oralDesenvolvimento da linguagemEstratégias da aprendizagemCantigas de rodaO presente estudo pretende desenvolver a consciência fonológica em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos). Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática que incidiu sobre o reconhecimento e a manipulação de palavras, sílabas e constituintes silábicos, a partir da exploração de cantigas de roda. Paralelamente, envolvemos as crianças em atividades de lecto-escrita. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que contribuíram para a melhoria do seu desempenho em lecto-escrita.This study aimed to develop the phonological awareness of 3-5 year-old children attending kindergarten. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on the identification and manipulation of words, syllables and syllabic components, through the exploration of round songs. At the same time, children were involved in situations concerning reading and writing. We collected data concerning the children performance, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that they had developed their phonological awareness, which led to a better performance in written communication.Universidade de Aveiro2017-04-06T12:03:36Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17191TID:201571650porDomingues, Daniela Filipa Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:54Zoai:ria.ua.pt:10773/17191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:23.130044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo pretende desenvolver a consciência fonológica em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos). Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática que incidiu sobre o reconhecimento e a manipulação de palavras, sílabas e constituintes silábicos, a partir da exploração de cantigas de roda. Paralelamente, envolvemos as crianças em atividades de lecto-escrita. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que contribuíram para a melhoria do seu desempenho em lecto-escrita. |
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