Cantigas de roda e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Daniela Filipa Duarte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17191
Resumo: O presente estudo pretende desenvolver a consciência fonológica em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos). Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática que incidiu sobre o reconhecimento e a manipulação de palavras, sílabas e constituintes silábicos, a partir da exploração de cantigas de roda. Paralelamente, envolvemos as crianças em atividades de lecto-escrita. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que contribuíram para a melhoria do seu desempenho em lecto-escrita.
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