Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Cibelle Hoffmann
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88068
Resumo: Ancorada no campo da Linguagem, esta pesquisa pretende investigar quais são as marcas das aprendizagens – de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre – relacionadas às habilidades de competência metalinguística, envolvidas na alfabetização, a partir das análises de textos orais e escritos das cantigas de roda. Esta investigação utiliza o conceito central de competência metalinguística que consiste em um conjunto de várias habilidades, tais como: consciência fonológica, consciência semântica, consciência sintática e consciência pragmática, que permitem ao sujeito raciocinar sobre o próprio uso que faz da língua. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir de três sessões de análise metalinguística, gravadas por meio audiovisual, em que foram planejadas situações didáticas que envolveram as consciências fonológica e sintática. A análise dos materiais empíricos possibilitou a construção de dois eixos. Primeiramente, são apresentadas as habilidades associadas à consciência fonológica e a importância dessas para o processo de construção do sistema de escrita alfabética. No segundo eixo, são analisadas algumas situações de leitura e ordenação de versos que permitiram aos alunos lançarem mão de habilidades de consciência sintática. As considerações apontam que os alunos lançam mão de várias habilidades metalinguísticas conjuntamente e destacam a produtividade de situações pedagógicas através da exploração de textos orais e escritos das cantigas de roda para promover conhecimentos sobre o funcionamento da escrita.
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