Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88068 |
Resumo: | Ancorada no campo da Linguagem, esta pesquisa pretende investigar quais são as marcas das aprendizagens – de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre – relacionadas às habilidades de competência metalinguística, envolvidas na alfabetização, a partir das análises de textos orais e escritos das cantigas de roda. Esta investigação utiliza o conceito central de competência metalinguística que consiste em um conjunto de várias habilidades, tais como: consciência fonológica, consciência semântica, consciência sintática e consciência pragmática, que permitem ao sujeito raciocinar sobre o próprio uso que faz da língua. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir de três sessões de análise metalinguística, gravadas por meio audiovisual, em que foram planejadas situações didáticas que envolveram as consciências fonológica e sintática. A análise dos materiais empíricos possibilitou a construção de dois eixos. Primeiramente, são apresentadas as habilidades associadas à consciência fonológica e a importância dessas para o processo de construção do sistema de escrita alfabética. No segundo eixo, são analisadas algumas situações de leitura e ordenação de versos que permitiram aos alunos lançarem mão de habilidades de consciência sintática. As considerações apontam que os alunos lançam mão de várias habilidades metalinguísticas conjuntamente e destacam a produtividade de situações pedagógicas através da exploração de textos orais e escritos das cantigas de roda para promover conhecimentos sobre o funcionamento da escrita. |
id |
UFRGS-2_283eb5ff7f20dfac0f1177c8e3550a1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88068 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schmitz, Cibelle HoffmannPiccoli, Luciana2014-03-01T01:54:28Z2013http://hdl.handle.net/10183/88068000911693Ancorada no campo da Linguagem, esta pesquisa pretende investigar quais são as marcas das aprendizagens – de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre – relacionadas às habilidades de competência metalinguística, envolvidas na alfabetização, a partir das análises de textos orais e escritos das cantigas de roda. Esta investigação utiliza o conceito central de competência metalinguística que consiste em um conjunto de várias habilidades, tais como: consciência fonológica, consciência semântica, consciência sintática e consciência pragmática, que permitem ao sujeito raciocinar sobre o próprio uso que faz da língua. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir de três sessões de análise metalinguística, gravadas por meio audiovisual, em que foram planejadas situações didáticas que envolveram as consciências fonológica e sintática. A análise dos materiais empíricos possibilitou a construção de dois eixos. Primeiramente, são apresentadas as habilidades associadas à consciência fonológica e a importância dessas para o processo de construção do sistema de escrita alfabética. No segundo eixo, são analisadas algumas situações de leitura e ordenação de versos que permitiram aos alunos lançarem mão de habilidades de consciência sintática. As considerações apontam que os alunos lançam mão de várias habilidades metalinguísticas conjuntamente e destacam a produtividade de situações pedagógicas através da exploração de textos orais e escritos das cantigas de roda para promover conhecimentos sobre o funcionamento da escrita.application/pdfporAlfabetizaçãoCantigas de rodaConsciência linguísticaCantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de rodainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911693.pdf000911693.pdfTexto completoapplication/pdf1276326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88068/1/000911693.pdf12088891e8c30b1c61231e09233ebdc4MD51TEXT000911693.pdf.txt000911693.pdf.txtExtracted Texttext/plain83139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88068/2/000911693.pdf.txt360b0fb16ac83b858a70c4817b236971MD52THUMBNAIL000911693.pdf.jpg000911693.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88068/3/000911693.pdf.jpg298cf4016ea22908da3eb718a351d923MD5310183/880682018-10-18 08:11:47.303oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88068Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda |
title |
Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda |
spellingShingle |
Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda Schmitz, Cibelle Hoffmann Alfabetização Cantigas de roda Consciência linguística |
title_short |
Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda |
title_full |
Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda |
title_fullStr |
Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda |
title_full_unstemmed |
Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda |
title_sort |
Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda |
author |
Schmitz, Cibelle Hoffmann |
author_facet |
Schmitz, Cibelle Hoffmann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitz, Cibelle Hoffmann |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Cantigas de roda Consciência linguística |
topic |
Alfabetização Cantigas de roda Consciência linguística |
description |
Ancorada no campo da Linguagem, esta pesquisa pretende investigar quais são as marcas das aprendizagens – de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre – relacionadas às habilidades de competência metalinguística, envolvidas na alfabetização, a partir das análises de textos orais e escritos das cantigas de roda. Esta investigação utiliza o conceito central de competência metalinguística que consiste em um conjunto de várias habilidades, tais como: consciência fonológica, consciência semântica, consciência sintática e consciência pragmática, que permitem ao sujeito raciocinar sobre o próprio uso que faz da língua. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir de três sessões de análise metalinguística, gravadas por meio audiovisual, em que foram planejadas situações didáticas que envolveram as consciências fonológica e sintática. A análise dos materiais empíricos possibilitou a construção de dois eixos. Primeiramente, são apresentadas as habilidades associadas à consciência fonológica e a importância dessas para o processo de construção do sistema de escrita alfabética. No segundo eixo, são analisadas algumas situações de leitura e ordenação de versos que permitiram aos alunos lançarem mão de habilidades de consciência sintática. As considerações apontam que os alunos lançam mão de várias habilidades metalinguísticas conjuntamente e destacam a produtividade de situações pedagógicas através da exploração de textos orais e escritos das cantigas de roda para promover conhecimentos sobre o funcionamento da escrita. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88068 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911693 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88068 |
identifier_str_mv |
000911693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88068/1/000911693.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88068/2/000911693.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88068/3/000911693.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12088891e8c30b1c61231e09233ebdc4 360b0fb16ac83b858a70c4817b236971 298cf4016ea22908da3eb718a351d923 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224460733251584 |