Evolução da preferência da especialidade e da perspetiva sobre a profissão médica em estudantes de Medicina da UBI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Maria Dolores Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11431
Resumo: Introdução: Os estudantes de medicina, antes de entrarem no curso, possuem uma aspiração de carreira e uma perspetiva para futuro acerca do modo como vão exercer a sua profissão. Contudo, a passagem pelo currículo médico, poderá influenciar e alterar as suas aspirações e perspetivas inicias. Objetivos: Esta investigação pretende analisar a evolução da preferência da especialidade médica e da perspetiva sobre a profissão em estudantes de Medicina, com o objetivo de contribuir na construção de um currículo médico que vá de acordo com as necessidades de profissionais do país. Materiais e Métodos: A amostra foi constituída por 272 alunos do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior. Foi aplicado o Questionário de Admissão aos alunos do primeiro ano, nos anos letivos 2014-2015, 2015-2016 e 2016-2017 e aos mesmos, após a conclusão do 3º ano, foi pedido que respondessem ao Questionário de Graduação. Realizou-se a análise descritiva dos dados (média, desvio padrão) e na análise inferencial foi aplicado o teste não paramétrico de Wilcoxon, considerando uma significância de 5%. Resultados: Verificamos que as preferências e perspetivas de carreira dos estuantes se alterou entre o 1º e o 3ºano. Observamos que, no 3º ano, a maioria dos estudantes, pretende viver numa cidade de dimensão moderada, na zona Litoral Norte, a maior parte do tempo dedicada à Prática Clínica, inserido numa pequena equipa em ambiente Hospitalar (maioritariamente Público). Relativamente ao tipo de carreira, com a evolução no currículo médico, houve alterações das opiniões dos estudantes: no primeiro ano a maioria pretendia um tipo de carreira tendo por base “Realizar técnicas ou procedimentos terapêuticos especializados que requerem habilidade motora.”, no terceiro ano, a maioria tenciona “Providenciar Cuidados Episódicos ou a longo prazo, a um conjunto específico de problemas médicos, que podem incluir instrumentação e intervenções técnicas”. Quanto à especialidade a maioria escolheu Pediatria em ambos os anos, no entanto, verificou-se uma diminuição do número de alunos interessados nesta especialidade, tendo aumentado o grau de incerteza relativamente à especialidade pretendida. Por fim, o principal fator que determina essas escolhas, é a “adequação da especialidade às minhas características pessoais”. Conclusão: O currículo médico influencia as preferências e perspetivas de carreira dos estudantes de medicina. Diversos fatores foram identificados como principais motivadores para a escolha de uma determinada carreia e, sobre esses, devem as faculdades e decisores políticos ter uma especial atenção e atuar de modo a criar medidas que permitam combater as desigualdades nacionais.
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spelling Evolução da preferência da especialidade e da perspetiva sobre a profissão médica em estudantes de Medicina da UBIEspecialidadeEstudantesExpetativaMedicinaProfissão MédicaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução: Os estudantes de medicina, antes de entrarem no curso, possuem uma aspiração de carreira e uma perspetiva para futuro acerca do modo como vão exercer a sua profissão. Contudo, a passagem pelo currículo médico, poderá influenciar e alterar as suas aspirações e perspetivas inicias. Objetivos: Esta investigação pretende analisar a evolução da preferência da especialidade médica e da perspetiva sobre a profissão em estudantes de Medicina, com o objetivo de contribuir na construção de um currículo médico que vá de acordo com as necessidades de profissionais do país. Materiais e Métodos: A amostra foi constituída por 272 alunos do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior. Foi aplicado o Questionário de Admissão aos alunos do primeiro ano, nos anos letivos 2014-2015, 2015-2016 e 2016-2017 e aos mesmos, após a conclusão do 3º ano, foi pedido que respondessem ao Questionário de Graduação. Realizou-se a análise descritiva dos dados (média, desvio padrão) e na análise inferencial foi aplicado o teste não paramétrico de Wilcoxon, considerando uma significância de 5%. Resultados: Verificamos que as preferências e perspetivas de carreira dos estuantes se alterou entre o 1º e o 3ºano. Observamos que, no 3º ano, a maioria dos estudantes, pretende viver numa cidade de dimensão moderada, na zona Litoral Norte, a maior parte do tempo dedicada à Prática Clínica, inserido numa pequena equipa em ambiente Hospitalar (maioritariamente Público). Relativamente ao tipo de carreira, com a evolução no currículo médico, houve alterações das opiniões dos estudantes: no primeiro ano a maioria pretendia um tipo de carreira tendo por base “Realizar técnicas ou procedimentos terapêuticos especializados que requerem habilidade motora.”, no terceiro ano, a maioria tenciona “Providenciar Cuidados Episódicos ou a longo prazo, a um conjunto específico de problemas médicos, que podem incluir instrumentação e intervenções técnicas”. Quanto à especialidade a maioria escolheu Pediatria em ambos os anos, no entanto, verificou-se uma diminuição do número de alunos interessados nesta especialidade, tendo aumentado o grau de incerteza relativamente à especialidade pretendida. Por fim, o principal fator que determina essas escolhas, é a “adequação da especialidade às minhas características pessoais”. Conclusão: O currículo médico influencia as preferências e perspetivas de carreira dos estudantes de medicina. Diversos fatores foram identificados como principais motivadores para a escolha de uma determinada carreia e, sobre esses, devem as faculdades e decisores políticos ter uma especial atenção e atuar de modo a criar medidas que permitam combater as desigualdades nacionais.Introduction: Even before starting their degree Medical students already have a career aspiration and perspective for the future about how they expect to practice Medicine. However, going through the degree can influence and change their aspirations and initial intentions. Objetive: This research intends to analyze the evolution of the preferences of the medical specialty and the perspective on the profession in medical students, to contribute to the construction of a medical curriculum that goes according to the needs of professionals in the country. Materials e Methods: The sample consisted of 272 students of the Integrated Master in Medicine at the University of Beira Interior. The Admission Questionnaire was applied to the first-year students, in the academic years 2014-2015, 2015-2016, and 2016-2017. After these same students finished the 3rd year, they were asked to answer the Graduation Questionnaire. The descriptive analysis of the data (meaning, standard deviation) was performed in the inferential analysis, the Wilcoxon non-parametric test was applied, considering a significance of 5%. Results: We found that the preferences and career prospects of students changed between the 1st and 3rd years. We noted that, in the 3rd year, most students reported that they intended to live in a city of moderate size, preferably in the North Coast, most of the time dedicated to Clinical Practice, inserted in a small team in a Hospital environment (mostly Public). Regarding the type of career, there were changes in the opinions of the students: in the first year, most wanted a type of career based on “Performing specialized therapeutic techniques or procedures that require motor skills". In the third year, most intended to “Provide Episodic or long-term care for a specific set of medical problems, which may include instrumentation and technical interventions”. As for the specialty, most choose Pediatrics in both years. However, there was a decrease in the number of students interested in this specialty, having increased the ones feeling uncertain regarding the desired specialty. Finally, the main factor that determines these choices is the “suitability of the specialty” to the individual personality and characteristics. Conclusion: In conclusion, the medical curriculum influences the preferences and career prospects of medical students. Several factors have been identified as the main motivators for choosing a particular career. Therefore, to prevent national inequalities when it comes to Portugal´s health needs, Universities and Policymakers must pay special attention to studies like this and create measures to prevent them.Neto, Isabel Maria FernandesuBibliorumGama, Maria Dolores Correia2021-12-06T10:57:22Z2021-06-232021-04-262021-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11431TID:202789560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:53Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:13.647766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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