Operacionalização da expressão musical no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Salomé Araújo Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1533
Resumo: O tema desta investigação prende-se com a crescente desmotivação dos alunos em relação à exploração de actividades relacionadas com a prática da Expressão Musical no 1ºCEB. Estas lacunas são diagnosticadas no 2º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Educação Musical. Este trabalho baseia-se num conjunto de linhas metodológicas de ensino/aprendizagem, com o objectivo de dar um contributo para a minimização deste problema. Trata-se de um Estudo de Caso sustentado numa metodologia mista, com o intuito de recolher informação sobre a valorização da expressão musical no 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, à coordenadora do 1ºCEB e à subcoordenadora do 2º CEB do Departamento das Expressões, questionários aos professores do 1º Ciclo (n=51), que integram o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa em Santa Maria da Feira, e análise documental às planificações das actividades lectivas dos respectivos professores. O quadro teórico incluiu o aprofundamento de questões relacionadas com a importância da Expressão Musical quer no currículo quer para a formação global das crianças. Os principais resultados do estudo demonstraram que não é dada grande relevância à área das expressões artísticas no processo ensino/aprendizagem, sendo a Expressão Musical abordada de forma superficial devido à falta de formação dos docentes e prioridade que os mesmos dão às áreas consideradas principais. Conclui-se que a Expressão Musical, é abordada apenas para desenvolvimento de actividades lúdicas.
id RCAP_3bccac580dd27c8dae2cb208021f02ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Operacionalização da expressão musical no 1º ciclo do ensino básicoExpressão musicalCurrículoFormação de professoresMusical expressionCurriculumTeacher trainingO tema desta investigação prende-se com a crescente desmotivação dos alunos em relação à exploração de actividades relacionadas com a prática da Expressão Musical no 1ºCEB. Estas lacunas são diagnosticadas no 2º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Educação Musical. Este trabalho baseia-se num conjunto de linhas metodológicas de ensino/aprendizagem, com o objectivo de dar um contributo para a minimização deste problema. Trata-se de um Estudo de Caso sustentado numa metodologia mista, com o intuito de recolher informação sobre a valorização da expressão musical no 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, à coordenadora do 1ºCEB e à subcoordenadora do 2º CEB do Departamento das Expressões, questionários aos professores do 1º Ciclo (n=51), que integram o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa em Santa Maria da Feira, e análise documental às planificações das actividades lectivas dos respectivos professores. O quadro teórico incluiu o aprofundamento de questões relacionadas com a importância da Expressão Musical quer no currículo quer para a formação global das crianças. Os principais resultados do estudo demonstraram que não é dada grande relevância à área das expressões artísticas no processo ensino/aprendizagem, sendo a Expressão Musical abordada de forma superficial devido à falta de formação dos docentes e prioridade que os mesmos dão às áreas consideradas principais. Conclui-se que a Expressão Musical, é abordada apenas para desenvolvimento de actividades lúdicas.The theme of this research is related to the increasing demotivation of students in relation to exploration activities related to the practice of Musical Expression in an elementary school. These gaps are diagnosed in the 2nd Cycle of Basic Education in the subject of Music Education. This work is based on a set of methodological lines of teaching and learning, with the aim of giving a contribution to minimizing this problem. This is a Case Study sustained in a mixed methodology, in order to gather information about the appreciation of musical expression in the 1st Cycle of Basic Education. Semi-structured interviews were conducted to the elementary school Coordinator and to the 2nd CEB Sub-coordinator of the Department of Expressions, surveys were carry out to teachers of the 1st cycle (n = 51) that comprise the Group of Schools Fernando Pessoa in Santa Maria da Feira, and document analysis was made to flat pattern of teaching activities of staff. The theoretical framework included the exploration of issues related to the importance of Musical Expression in both curriculum and overall formation of children. The main study results demonstrated that it isn’t given great importance to the area of artistic expression in the teaching / learning, being the Musical Expression addressed in a superficial manner because of the lack of teacher training and the priority given to subjects considered key areas. It follows then that the Musical Expression is only addressed to recreational activities.2016-04-14T11:51:17Z2011-06-07T00:00:00Z2011-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1533porDias, Maria Salomé Araújo Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:08Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:06.698440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Operacionalização da expressão musical no 1º ciclo do ensino básico
title Operacionalização da expressão musical no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Operacionalização da expressão musical no 1º ciclo do ensino básico
Dias, Maria Salomé Araújo Alves
Expressão musical
Currículo
Formação de professores
Musical expression
Curriculum
Teacher training
title_short Operacionalização da expressão musical no 1º ciclo do ensino básico
title_full Operacionalização da expressão musical no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Operacionalização da expressão musical no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Operacionalização da expressão musical no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Operacionalização da expressão musical no 1º ciclo do ensino básico
author Dias, Maria Salomé Araújo Alves
author_facet Dias, Maria Salomé Araújo Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Salomé Araújo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão musical
Currículo
Formação de professores
Musical expression
Curriculum
Teacher training
topic Expressão musical
Currículo
Formação de professores
Musical expression
Curriculum
Teacher training
description O tema desta investigação prende-se com a crescente desmotivação dos alunos em relação à exploração de actividades relacionadas com a prática da Expressão Musical no 1ºCEB. Estas lacunas são diagnosticadas no 2º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Educação Musical. Este trabalho baseia-se num conjunto de linhas metodológicas de ensino/aprendizagem, com o objectivo de dar um contributo para a minimização deste problema. Trata-se de um Estudo de Caso sustentado numa metodologia mista, com o intuito de recolher informação sobre a valorização da expressão musical no 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, à coordenadora do 1ºCEB e à subcoordenadora do 2º CEB do Departamento das Expressões, questionários aos professores do 1º Ciclo (n=51), que integram o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa em Santa Maria da Feira, e análise documental às planificações das actividades lectivas dos respectivos professores. O quadro teórico incluiu o aprofundamento de questões relacionadas com a importância da Expressão Musical quer no currículo quer para a formação global das crianças. Os principais resultados do estudo demonstraram que não é dada grande relevância à área das expressões artísticas no processo ensino/aprendizagem, sendo a Expressão Musical abordada de forma superficial devido à falta de formação dos docentes e prioridade que os mesmos dão às áreas consideradas principais. Conclui-se que a Expressão Musical, é abordada apenas para desenvolvimento de actividades lúdicas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-07T00:00:00Z
2011-06-07
2016-04-14T11:51:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1533
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131526304104448