Actividades investigativas na aprendizagem da análise numérica : uma experiência no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/43497 |
Resumo: | Tese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2006 |
id |
RCAP_3bcee05643a2d287c1c3391eddbf69a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/43497 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Actividades investigativas na aprendizagem da análise numérica : uma experiência no Ensino SuperiorActividadesInvestigaçãoEnsino superiorAnálise numéricaTeses de mestrado - 2006Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2006A introdução das actividades de investigação nas disciplinas de.Matemática no ensino superior, como metodologia de ensino-aprendizagem, coloca desafios aos docentes e às crenças estabelecidas relativamente ao modo de entender o ensino da Matemática e a aprendizagem dos alunos. Apesar da literatura evidenciar as potencialidades deste tipo de actividades na sala de aula, os dados de investigação continuam a ser insuficientes para fundamentar a sua implementação, sobretudo neste nível de ensino. O processo de inovação pedagógica posto em prática no presente estudo é suportado pela realização de actividades investigativas nas aulas de Análise Numérica e tem por objectivo compreender quais os processos matemáticos utilizados pelos alunos na resolução destas actividades e os factores que os influenciam em termos da natureza das tarefas, do ambiente de trabalho na sala de aula e das perspectivas, conhecimentos e motivações dos alunos. Constituiu ainda uma preocupação relevante do estudo perceber o valor e a exequibilidade das actividades de investigação na promoção das suas aprendizagens. O estudo usou uma abordagem de investigação qualitativa baseada em estudos de caso. Os participantes foram todos os alunos do 2° ano dos cursos de licenciatura da Escola Naval, a frequentar a disciplina de Análise Numérica. Analisou-se p trabalho das duas turmas, em tomo da realização das mesmas quatro tarefas investigativas e, dentro de cada turma, estudou-se um grupo em particular. A investigadora foi também a docente que implementou as actividades de investigação. Os dados foram recolhidos, ao longo do 1.° semestre do ano lectivo de 2005/06, utilizando observação participante, registos áudio do trabalho dos grupos analisados, relatórios de investigação elaborados pelos alunos, entrevistas realizadas após as tarefas e questionários. Nas tarefas de tipo investigativo os alunos envolveram-se mais activamente nas actividades do que o habitual. Dos processos matemáticos analisados, a especialização e a formulação e teste de conjecturas foram aqueles que surgiram mais autónoma e frequentemente durante as suas actividades. Já os processos de justificação e demonstração tiveram uma presença reduzida. No entanto, evidencia-se o facto de, ao longo da experiência, todos os alunos terem, gradualmente, tomando conhecimento dos vários processos matemáticos de que se podem servir para progredir na exploração deste tipo de tarefas. No que diz respeito aos factores que podem influenciar a utilização dos processos matemáticos, destacaram-se a natureza da tarefa, o trabalho de grupo, a atitude da professora e a utilização da máquina de calcular. Os dados recolhidos mostram ainda que a implementação das actividades investigativas teve um papel importante na mudança de postura e atitude dos alunos face à Matemática e permitiram explorar uma grande diversidade de temas do programa da Análise Numérica, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de aprendizagens significativas. Finalmente, os resultados obtidos nesta experiência conduzem a uma avaliação positiva do papel que poderão desempenhar as actividades de investigação na aprendizagem dos alunos, nomeadamente no domínio da Análise Numérica, e sugerem a possibilidade da sua integração na sala de aula, como metodologia alternativa à convencional.The literature has shown the potentialities of the investigative activities in the mathematics learning. In spite that, research data remains insufficient for the efficient implementation of this kind of activities, mainly in the higher education. The process of pedagogical innovation that was carried out in the present study is supported by investigative activities, worked out in the Numerical Analysis classes. The main aim of the study is trying to understand the mathematical processes used by students when exploring this kind of activities and the factors that could influence them. It was also a concern to understand which implications in learning promotion result from the development of this type of activity. The study stands on a qualitative methodology based on case studies. The participants were all the Numerical Analysis students of the year of Naval School courses. Both classes were involved on the same four tasks, but only one group of each class was observed. The researcher was also the teacher that implemented the tasks. Data was gathered during the semester of 2005/06 and data collection methods included participant observation, audio tape recording of work carried out in the classes by the observed groups, the written reports produced by students, interviews to the analysed groups and questionnaires. The results reveal that in the investigative activities, the students were more actively involved than they usually did. From the analysed mathematical processes, the specialization and the formulation and test of conjectures, were the most frequent in the students work. Otherwise, the justification and proof had a reduced presence. The biggest evidence concerns the fact that during the process, all the students have gradually known what mathematical ideas are and the type of mathematical processes they could use to progress in the exploration of the proposed investigative tasks. The nature of the task, the group work, the teacher attitude and the calculator were some of the identified factors that had influence on the mathematical processes used by students. This study also concludes that the introduction of investigative activities influences the evolution of students' conceptions about mathematics and may work as an alternative for students' knowledge acquisition. A continuous experience in exploring mathematical investigations has several potentialities in the students learning and is adequate to be used as a methodology of teaching and learning process.Ponte, João Pedro da, 1953-Repositório da Universidade de LisboaHenriques, Ana2020-05-06T11:52:34Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:17.674098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Actividades investigativas na aprendizagem da análise numérica : uma experiência no Ensino Superior |
title |
Actividades investigativas na aprendizagem da análise numérica : uma experiência no Ensino Superior |
spellingShingle |
Actividades investigativas na aprendizagem da análise numérica : uma experiência no Ensino Superior Henriques, Ana Actividades Investigação Ensino superior Análise numérica Teses de mestrado - 2006 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Actividades investigativas na aprendizagem da análise numérica : uma experiência no Ensino Superior |
title_full |
Actividades investigativas na aprendizagem da análise numérica : uma experiência no Ensino Superior |
title_fullStr |
Actividades investigativas na aprendizagem da análise numérica : uma experiência no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Actividades investigativas na aprendizagem da análise numérica : uma experiência no Ensino Superior |
title_sort |
Actividades investigativas na aprendizagem da análise numérica : uma experiência no Ensino Superior |
author |
Henriques, Ana |
author_facet |
Henriques, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro da, 1953- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Actividades Investigação Ensino superior Análise numérica Teses de mestrado - 2006 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Actividades Investigação Ensino superior Análise numérica Teses de mestrado - 2006 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2006 |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-01T00:00:00Z 2020-05-06T11:52:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/43497 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/43497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134504898527232 |