Biblioteca escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/75645 |
Resumo: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa) |
id |
RCAP_3bdb737ce265731d0b853a23f18af8d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75645 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Biblioteca escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolasSchool library: uses and knowledge acquisition processes mediated by technologies in schoolsBiblioteca digitalBiblioteca e Tecnologias de Informação e ComunicaçãoBiblioteca EscolarBiblioteca híbridaDigital libraryHybrid libraryLibrary and Information and Communication TechnologiesSchool LibraryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa)Considerando a Biblioteca Escolar (BE) como parte integrante da Escola e reconhecendo-a como um dos núcleos do processo ensino-aprendizagem, percebemos a necessidade da comunidade escolar estabelecer intensas práticas de uso e de interações com esse equipamento e seus livros que a integram. A BE é reconhecida como o local da escola que contém os recursos para preparar os alunos e professores para a busca e produção de informação de qualidade. Nas ações formativas ai desenvolvidas, a proposta é preparar alunos e professores para uma busca eficiente da informação, pois uma BE que possua padrões de organização e funcionamento de qualidade é crucial na formação pessoal e acadêmica dos alunos e professores. Assim, com este trabalho procuramos investigar como se dá a utilização das bibliotecas escolares no interior das escolas, tendo por foco o livro (impresso e digital) como forma de aquisição de conhecimentos. Para o enquadramento teórico do tema, buscamos fundamentos na história das bibliotecas, desde a antiguidade aos dias de hoje, nas chamadas bibliotecas convencionais, assim designadas pelo seu acervo ser constituído pelo impresso (sobretudo livros), mas também nas bibliotecas digitais, fenómeno emergente com o surgir de outros suportes multimidia em finais do século XX, sobretudo da Internet, dando origem às bibliotecas híbridas, em que diversos suportes textuais convivem e complementam-se. Dedicamos ainda relevo especial às Bibliotecas Escolares (foco desta tese), sua criação e evolução, sendo hoje equipamento imprescindível nas escolas como fonte de acesso à informação e ao conhecimento, para alunos e professores, fundamental aos processos de ensino-aprendizagem. Na pesquisa empírica, optamos pelo método de estudo de caso (casos múltiplos), estudando o funcionamento de cinco BE: duas em Portugal (região de Braga) e três no Brasil (região de Minas Gerais). Sendo uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados assentaram na observação, entrevistas e fotografias para recolher informação sobre a realidade de cada biblioteca pesquisada e suas especificidades, tendo-se optado pela análise temática no tratamento de dados. Os resultados mostraram que a biblioteca convencional é a mais utilizada na busca do conhecimento pelos alunos. No entanto, em Portugal, verificamos que os alunos têm acesso às tecnologias (computador com ligação à Internet) no interior das bibliotecas escolares e nos laboratórios das escolas, fazendo uso das Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC) para várias finalidades, ainda que não tenham demonstrado possuir um comportamento informacional elaborado para o uso do acervo das bibliotecas digitais disponíveis e relacionadas aos seus estudos. Já os alunos das escolas mineiras estão muito longe de terem acesso às TDIC no interior das BE de Minas Gerais. Ou seja, as BE pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) de Portugal estão mais próximas de conseguirem que seus frequentadores (alunos e professores) tenham acesso a uma biblioteca híbrida, que combina o “analógico” e o “digital”, pois a informação coexiste em forma impressa e digital, preparando os alunos para um uso mais eficiente da informação, muito influenciada pelo digital, o que não foi possível constatar nas bibliotecas escolares da rede estadual de ensino de Minas Gerais, em que existe apenas o “impresso”. A finalizar, aponta-se um conjunto de recomendações tendo em vista a melhoria de funcionamento das BE de Minas Gerais, e dos professores que aí exercem suas atividades, no sentido de estarem alinhadas com as necessidades e desafios informacionais de uma sociedade e educação impregnada, cada vez mais, de tecnologia digital.Considering the School Library (BE) as an integral part of the School and recognizing it as one of the core of the teaching-learning process, we realize the need for the school community to establish intense practices of use and interactions with this equipment and its books that integrate it. BE is recognized as the location of the school that contains the resources to prepare students and teachers for the search and production of quality information. In the training actions developed there, the proposal is to prepare students and teachers for an efficient search for information, since a BE that has quality standards of organization and functioning is crucial in the personal and academic training of students and teachers. Thus, with this work we aim to investigate how school libraries are used in schools, focusing on books (printed and digital) as a way of acquiring knowledge. For the theoretical framework of the theme, we seek foundations in the history of libraries, from antiquity to today, in the so-called conventional libraries, so designated because their collection consists of print (especially books), but also in digital libraries, an emerging phenomenon with the emergence of other multimedia supports at the end of the 20th century, especially the Internet, giving rise to hybrid libraries, in which different textual supports coexist and complement each other. We also dedicate special emphasis to School Libraries (the focus of this thesis), their creation and evolution, being today essential equipment in schools as a source of access to information and knowledge, for students and teachers, fundamental to the teaching-learning processes. In the empirical research, we opted for the case study method (multiple cases), studying the functioning of five BE: two in Portugal (Braga region) and three in Brazil (Minas Gerais region). As a qualitative research, the data collection instruments were based on observation, interviews and photographs to collect information about the reality of each researched library and its specificities, having opted for thematic analysis in data processing. The results showed that the conventional library is the most used in the search for knowledge by students. However, in Portugal, we find that students have access to technologies (computer with Internet connection) inside school libraries and in school laboratories, making use of Digital Communication Information Technologies (TDIC) for various purposes, although have not shown to have an informational behavior designed to use the collection of digital libraries available and related to their studies. Students from Minas Gerais schools are far from having access to TDIC in the interior of BE in Minas Gerais. In other words, the BEs belonging to the Network of School Libraries (RBE) in Portugal are closer to getting their visitors (students and teachers) to have access to a hybrid library, which combines the “analogue” and the “digital”, because the information coexists in print and digital form, preparing students for a more efficient use of information, highly influenced by digital, which was not possible to verify in the school libraries of the state education network of Minas Gerais, in which there is only the “printed” . Finally, a set of recommendations is pointed out with a view to improving the functioning of BE in Minas Gerais, and of the teachers who exercise their activities there, in the sense of being aligned with the informational needs and challenges of a society and education increasingly impregnated digital technology.Silva, Bento Duarte daOsório, António JoséUniversidade do MinhoAlves, Sindier Antônia2021-07-012021-07-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75645por101393407info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:05:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:05:19Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolas School library: uses and knowledge acquisition processes mediated by technologies in schools |
title |
Biblioteca escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolas |
spellingShingle |
Biblioteca escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolas Alves, Sindier Antônia Biblioteca digital Biblioteca e Tecnologias de Informação e Comunicação Biblioteca Escolar Biblioteca híbrida Digital library Hybrid library Library and Information and Communication Technologies School Library Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Biblioteca escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolas |
title_full |
Biblioteca escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolas |
title_fullStr |
Biblioteca escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolas |
title_full_unstemmed |
Biblioteca escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolas |
title_sort |
Biblioteca escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolas |
author |
Alves, Sindier Antônia |
author_facet |
Alves, Sindier Antônia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Bento Duarte da Osório, António José Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Sindier Antônia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca digital Biblioteca e Tecnologias de Informação e Comunicação Biblioteca Escolar Biblioteca híbrida Digital library Hybrid library Library and Information and Communication Technologies School Library Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Biblioteca digital Biblioteca e Tecnologias de Informação e Comunicação Biblioteca Escolar Biblioteca híbrida Digital library Hybrid library Library and Information and Communication Technologies School Library Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 2021-07-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
doctoral thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/75645 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/75645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
101393407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545200244883456 |