Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Martins dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6081
Resumo: Este trabalho insere-se no âmbito da análise de erros e consiste, numa primeira parte, em refletir sobre a análise contrastiva, a análise dos erros, a interlíngua e a classificação dos erros por parte de alguns autores. Numa segunda parte, analisamos o programa de Espanhol – nível de continuação – elaborado para o 3º Ciclo em 2009 e que se usa nas escolas para examinar as propostas para cada nível de ensino e detetar possíveis erros. Por fim, este trabalho tem como objetivo classificar o tipo de erros cometidos por um grupo de alunos e verificar se alguns desses erros pertencem a um determinado nível e se já foram ultrapassados. Enquanto professora de Espanhol, são frequentes os momentos em que nos deparamos com vários erros praticados pelos alunos, assim, resolvemos fazer esta dissertação para analisar os erros que fomos encontrando, para em seguida os poder usar com o intuito de melhorar a prática letiva. Isto é, propomo-nos identificar o tipo de erros que os estudantes cometem e dividi-los em categorias. Deste modo desenvolvemos a questão do erro, procurando refletir acerca dos seus tipos, das formas de o encarar e das suas causas, entre as quais a interferência da língua portuguesa na aprendizagem da língua espanhola. Assim, recolhemos vários textos dos nossos alunos do 7º ao 9º anos, analisámos os erros e dividimo-los segundo uma classificação. A categorização adotada é uma junção das classificações das autoras Isabel Santos Gargallo (2004) e Graciela Vázquez (1999).
id RCAP_3be1262b1df20ec6a2af58eec9b922fd
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua EstrangeiraAnálise de Erros Na Expressão EscritaAprendizagem do EspanholLíngua EstrangeiraDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste trabalho insere-se no âmbito da análise de erros e consiste, numa primeira parte, em refletir sobre a análise contrastiva, a análise dos erros, a interlíngua e a classificação dos erros por parte de alguns autores. Numa segunda parte, analisamos o programa de Espanhol – nível de continuação – elaborado para o 3º Ciclo em 2009 e que se usa nas escolas para examinar as propostas para cada nível de ensino e detetar possíveis erros. Por fim, este trabalho tem como objetivo classificar o tipo de erros cometidos por um grupo de alunos e verificar se alguns desses erros pertencem a um determinado nível e se já foram ultrapassados. Enquanto professora de Espanhol, são frequentes os momentos em que nos deparamos com vários erros praticados pelos alunos, assim, resolvemos fazer esta dissertação para analisar os erros que fomos encontrando, para em seguida os poder usar com o intuito de melhorar a prática letiva. Isto é, propomo-nos identificar o tipo de erros que os estudantes cometem e dividi-los em categorias. Deste modo desenvolvemos a questão do erro, procurando refletir acerca dos seus tipos, das formas de o encarar e das suas causas, entre as quais a interferência da língua portuguesa na aprendizagem da língua espanhola. Assim, recolhemos vários textos dos nossos alunos do 7º ao 9º anos, analisámos os erros e dividimo-los segundo uma classificação. A categorização adotada é uma junção das classificações das autoras Isabel Santos Gargallo (2004) e Graciela Vázquez (1999).This study was conducted within the area of error analysis and it consists, in its first part, of a contrastive analysis, the review of the errors, the interlanguage and the error classification according to some authors. In the second part, we analyse the Spanish Curriculum – to a continuation level – planned out for the 3rd cycle in 2009 and that is presently under use at schools, to assess all planning in each learning level and to detect any possible error. Lastly, this study also intends to classify the type of mistakes made by a group of students and enquire if those belong to a certain level, or if they have already been overcome. As a Spanish teacher, one is frequently confronted with several mistakes made by students, therefore we decided to collect and analyse the errors, so that we could use that knowledge as an improvement to our teaching skills. That is, we intend to identity the error type and then conduct an organization by categories. By doing this, we developed the error question, aiming at an analysis of its types, ways of facing the causes, namely the interference of the Portuguese language within the learning of Spanish as a foreign language. In order to accomplish our goal, we collected several texts produced by 7th and 9th graders, we examined the errors and divided them according to a classification. The adopted categorization is a combination of those proposed by the authors Isabel Santos Gargallo (2004) and Graciela Vázquez (1999).Fidalgo Enríquez, Francisco JoséuBibliorumSilva, Daniela Martins dos Santos2018-09-03T15:45:02Z2015-11-132015-10-52015-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6081TID:201646595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:53.201521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
title Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
spellingShingle Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
Silva, Daniela Martins dos Santos
Análise de Erros Na Expressão Escrita
Aprendizagem do Espanhol
Língua Estrangeira
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
title_full Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
title_fullStr Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
title_full_unstemmed Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
title_sort Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
author Silva, Daniela Martins dos Santos
author_facet Silva, Daniela Martins dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fidalgo Enríquez, Francisco José
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Martins dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Erros Na Expressão Escrita
Aprendizagem do Espanhol
Língua Estrangeira
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Análise de Erros Na Expressão Escrita
Aprendizagem do Espanhol
Língua Estrangeira
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Este trabalho insere-se no âmbito da análise de erros e consiste, numa primeira parte, em refletir sobre a análise contrastiva, a análise dos erros, a interlíngua e a classificação dos erros por parte de alguns autores. Numa segunda parte, analisamos o programa de Espanhol – nível de continuação – elaborado para o 3º Ciclo em 2009 e que se usa nas escolas para examinar as propostas para cada nível de ensino e detetar possíveis erros. Por fim, este trabalho tem como objetivo classificar o tipo de erros cometidos por um grupo de alunos e verificar se alguns desses erros pertencem a um determinado nível e se já foram ultrapassados. Enquanto professora de Espanhol, são frequentes os momentos em que nos deparamos com vários erros praticados pelos alunos, assim, resolvemos fazer esta dissertação para analisar os erros que fomos encontrando, para em seguida os poder usar com o intuito de melhorar a prática letiva. Isto é, propomo-nos identificar o tipo de erros que os estudantes cometem e dividi-los em categorias. Deste modo desenvolvemos a questão do erro, procurando refletir acerca dos seus tipos, das formas de o encarar e das suas causas, entre as quais a interferência da língua portuguesa na aprendizagem da língua espanhola. Assim, recolhemos vários textos dos nossos alunos do 7º ao 9º anos, analisámos os erros e dividimo-los segundo uma classificação. A categorização adotada é uma junção das classificações das autoras Isabel Santos Gargallo (2004) e Graciela Vázquez (1999).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-13
2015-10-5
2015-11-13T00:00:00Z
2018-09-03T15:45:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6081
TID:201646595
url http://hdl.handle.net/10400.6/6081
identifier_str_mv TID:201646595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136364508217344