Paradigmas políticos de educação: Pedagogia Crítica VS. Pedagogia Neoconservadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10694 |
Resumo: | Compreender os sistemas educativos passa pela identificação das políticas que os sustentam e pelo desvelar dos seus fundamentos. Investigar estes fundamentos proporciona a descodificação do modo como o Estado pensa os cidadãos e a sociedade, facilitando a compreensão dos seus objectivos. Esta foi a ideia de partida para a realização do presente estudo, que se propôs debater duas das linhas das políticas educativas mais significativas do nosso tempo, assumindo-se como horizonte os desafios do século XXI. Assim, após a definição do tempo e dos respectivos desafios postulados à humanidade, debatem-se duas linhas de actuação educativa: por um lado apresenta-se a pedagogia crítica, por outro lado políticas educativas neoconservadoras. Quais destas apresentarão as propostas mais viáveis para o projecto humano e para dar resposta aos desafios do século XXI é a pergunta que atravessa todo o estudo, que reserva um espaço próprio para o caso português. Palavras chave: Políticas educativas; desafios do século XXI; pedagogia crítica; pedagogia/política neoconservadoras. ### Abstract Education policy paradigms: Critical pedagogy versus neoconservative pedagogies In order to understand educational systems, the policies that sustain them need to be identified and the bases on which they are founded need to be revealed. The investigation of these principles and bases enables the decoding of state thinking on citizens and society, thereby providing an understanding of its objectives. This idea provides the starting point for the present study, in which we seek to discuss two of the most important aspects of contemporary educational policy in the context of the challenges of the 21st century. Following the definition of the period covered and the challenges facing humanity, we discuss two aspects of educational performance: firstly, critical pedagogy; and secondly, neoconservative educational policy. We examine which of these presents the most viable proposals for the future of society and which best meets the challenges of the 21st century, and we analyse the case of Portugal. Key words: |
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