A Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Priscilla Jessica Santiago
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1187
Resumo: A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás – Inhumas. Constituído como uma trama de sentidos e significados, nosso objeto de estudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA, 2019), foi analisado na perspectiva da “Análise Crítica do Discurso para a investigação de políticas educacionais” (MARQUES; ANDRADE; AZEVEDO, 2017). Inserida em um importante momento histórico e político no campo da política educacional, em que percebemos as reformas curriculares sendo articuladas à implementação de uma agenda ultraneoliberal no Brasil, a questão problematizadora que norteia esta pesquisa é: como se dá a relação entre o neoconservadorismo no Brasil e a instituição da Política Nacional de Alfabetização por meio de decreto no 9765, de 11 de abril de 2019? Para responder essa questão, nosso objetivo geral, buscou-se ainda o aprofundamento nos seguintes objetivos específicos: compreender as alterações na sociedade globalizada (SANTOS, 2001; STIGLITZ, 2002) a partir do ideário neoliberal (BROWN, 2019; DARDOT, LAVAL, 2016; LAVAL, 2020, 2022), do neoconservadorismo (APPLE, 2003, 2005) e do avanço da agenda neoconservadora no Brasil (BECK; SANTOS, 2022; PEREIRA; GRAU, 1999; ROCHA, 2018, 2021); e analisar as lógicas de ação e de sentidos na elaboração da PNA na perspectiva da referida “Análise Crítica do Discurso para a investigação de políticas educacionais”. A pesquisa foi norteada pela premissa de que há uma relação entre a PNA e o projeto de educação e sociedade no mundo globalizado, que é atravessado pela racionalidade neoliberal e se revela na política em análise pelo viés político-ideológico da mesma, alicerçado na agenda neoconservadora. O discurso presente na PNA se concentra na redefinição da alfabetização e do ensino da leitura e da escrita, pautada na ênfase de um método “reconhecido” cientificamente para tal, o método fônico. Esse discurso não é novo, nem exclusivo da PNA, pois faz parte de uma agenda globalmente estruturada para a educação, que segue a lógica da reestruturação da economia global que emergiu no final da década de 1970 e que foi se fortalecendo até chegarmos às conjecturas neoliberais e neoconservadoras. A construção dessa nova racionalidade, que tem impacto significativo nas relações sociais e visa a reestruturação das instituições públicas, tem no centro a reestruturação do Estado, que serve agora aos interesses do mercado. Por fim, são apresentadas as considerações (nada) finais da pesquisa. Realizamos uma síntese do trabalho e, longe de esgotar o tema, indicamos novas possibilidades investigativas no campo da política educacional, tendo em vista a transição política acirrada por diferentes disputas que o Brasil vive mais uma vez.
id UEG-2_795e1e99fe10b674628f9a903381ad77
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1187
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling A Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022)The National Literacy Policy and the advancement of the neoconservative agenda in Brazil (2019-2022)Política Nacional de AlfabetizaçãoNeoconservadorismoNeoliberalismoAgenda neoconservadoraNeoconservatismNeoliberalismNeoconservative agendaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação se insere na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás – Inhumas. Constituído como uma trama de sentidos e significados, nosso objeto de estudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA, 2019), foi analisado na perspectiva da “Análise Crítica do Discurso para a investigação de políticas educacionais” (MARQUES; ANDRADE; AZEVEDO, 2017). Inserida em um importante momento histórico e político no campo da política educacional, em que percebemos as reformas curriculares sendo articuladas à implementação de uma agenda ultraneoliberal no Brasil, a questão problematizadora que norteia esta pesquisa é: como se dá a relação entre o neoconservadorismo no Brasil e a instituição da Política Nacional de Alfabetização por meio de decreto no 9765, de 11 de abril de 2019? Para responder essa questão, nosso objetivo geral, buscou-se ainda o aprofundamento nos seguintes objetivos específicos: compreender as alterações na sociedade globalizada (SANTOS, 2001; STIGLITZ, 2002) a partir do ideário neoliberal (BROWN, 2019; DARDOT, LAVAL, 2016; LAVAL, 2020, 2022), do neoconservadorismo (APPLE, 2003, 2005) e do avanço da agenda neoconservadora no Brasil (BECK; SANTOS, 2022; PEREIRA; GRAU, 1999; ROCHA, 2018, 2021); e analisar as lógicas de ação e de sentidos na elaboração da PNA na perspectiva da referida “Análise Crítica do Discurso para a investigação de políticas educacionais”. A pesquisa foi norteada pela premissa de que há uma relação entre a PNA e o projeto de educação e sociedade no mundo globalizado, que é atravessado pela racionalidade neoliberal e se revela na política em análise pelo viés político-ideológico da mesma, alicerçado na agenda neoconservadora. O discurso presente na PNA se concentra na redefinição da alfabetização e do ensino da leitura e da escrita, pautada na ênfase de um método “reconhecido” cientificamente para tal, o método fônico. Esse discurso não é novo, nem exclusivo da PNA, pois faz parte de uma agenda globalmente estruturada para a educação, que segue a lógica da reestruturação da economia global que emergiu no final da década de 1970 e que foi se fortalecendo até chegarmos às conjecturas neoliberais e neoconservadoras. A construção dessa nova racionalidade, que tem impacto significativo nas relações sociais e visa a reestruturação das instituições públicas, tem no centro a reestruturação do Estado, que serve agora aos interesses do mercado. Por fim, são apresentadas as considerações (nada) finais da pesquisa. Realizamos uma síntese do trabalho e, longe de esgotar o tema, indicamos novas possibilidades investigativas no campo da política educacional, tendo em vista a transição política acirrada por diferentes disputas que o Brasil vive mais uma vez.This dissertation is part of the research line Work, State and Educational Policies of the Graduate Program in Education (PPGE) at the State University of Goiás – Inhumas. Constituted as a web of senses and meanings, our object of study, the National Literacy Policy (PNA, 2019), was analyzed from the perspective of the “Critical Discourse Analysis for the investigation of educational policies” (MARQUES; ANDRADE; AZEVEDO, 2017). Inserted in an important historical and political moment in the field of educational policy, when we perceive curricular reforms being articulated to the implementation of an ultra-neoliberal agenda in Brazil, the central question that guides this research is: how is the relationship between neoconservatism in Brazil and the institution of the National Literacy Policy through Decree No. 9765, of April 11, 2019? To answer this question, which is our general objective, we also sought to deepen the following specific objectives: understanding the changes in globalized society (SANTOS, 2001; STIGLITZ, 2002) from the neoliberal ideology (BROWN, 2019; DARDOT, LAVAL, 2016 ; LAVAL, 2020, 2022), neoconservatism (APPLE, 2003, 2005), and the advancement of the neoconservative agenda in Brazil (BECK; SANTOS, 2022; PEREIRA; GRAU, 1999; ROCHA, 2018, 2021); and to analyze the logic of action and meanings in the elaboration of the PNA in the perspective of the aforementioned “Critical Discourse Analysis for the investigation of educational policies”. The research was guided by the premise that there is a relationship between the PNA and the project of education and society in the globalized world, which is crossed by neoliberal rationality and reveals itself in the policy under analysis by its political-ideological bias, based on the neoconservative agenda. The PNA focuses on the redefinition of literacy and the teaching of reading and writing, based on the emphasis on a scientifically “recognized” method for this, the phonic method. This discourse is not new, nor exclusive to the PNA, as it is part of a globally structured agenda for education, which follows the logic of the restructuring of the global economy that emerged in the late 1970s and which was strengthened until neoliberal and neoconservative conjectures. The construction of this new rationality, which has a significant impact on social relations, and aims at restructuring public institutions, has at its center the restructuring of the state, which now serves the interests of the market. Finally, the (not) final considerations of the research are presented. We carry out a synthesis of the work and, far from exhausting the theme, we indicate new investigative possibilities in the field of educational policy, in view of the political transition intensified by different disputes that Brazil is experiencing once again.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em EducaçãoBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em EducaçãoOliveira, Valdirene Alves dehttps://orcid.org/0000-0003-3044-4182http://lattes.cnpq.br/5886322625345777Oliveira, Valdirene Alves deGomes, Marcilene PelegrineCarvalho, Renata Ramos SilvaNoleto, Sylvana de Oliveira BernardiSantos, Priscilla Jessica Santiago2023-04-25T13:42:13Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, P. J. S. A. Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022). 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-04-25T13:42:13Zoai:tede2:tede/1187Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-04-25T13:42:13Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022)
The National Literacy Policy and the advancement of the neoconservative agenda in Brazil (2019-2022)
title A Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022)
spellingShingle A Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022)
Santos, Priscilla Jessica Santiago
Política Nacional de Alfabetização
Neoconservadorismo
Neoliberalismo
Agenda neoconservadora
Neoconservatism
Neoliberalism
Neoconservative agenda
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022)
title_full A Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022)
title_fullStr A Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022)
title_full_unstemmed A Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022)
title_sort A Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022)
author Santos, Priscilla Jessica Santiago
author_facet Santos, Priscilla Jessica Santiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Valdirene Alves de
https://orcid.org/0000-0003-3044-4182
http://lattes.cnpq.br/5886322625345777
Oliveira, Valdirene Alves de
Gomes, Marcilene Pelegrine
Carvalho, Renata Ramos Silva
Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Priscilla Jessica Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Política Nacional de Alfabetização
Neoconservadorismo
Neoliberalismo
Agenda neoconservadora
Neoconservatism
Neoliberalism
Neoconservative agenda
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Política Nacional de Alfabetização
Neoconservadorismo
Neoliberalismo
Agenda neoconservadora
Neoconservatism
Neoliberalism
Neoconservative agenda
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás – Inhumas. Constituído como uma trama de sentidos e significados, nosso objeto de estudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA, 2019), foi analisado na perspectiva da “Análise Crítica do Discurso para a investigação de políticas educacionais” (MARQUES; ANDRADE; AZEVEDO, 2017). Inserida em um importante momento histórico e político no campo da política educacional, em que percebemos as reformas curriculares sendo articuladas à implementação de uma agenda ultraneoliberal no Brasil, a questão problematizadora que norteia esta pesquisa é: como se dá a relação entre o neoconservadorismo no Brasil e a instituição da Política Nacional de Alfabetização por meio de decreto no 9765, de 11 de abril de 2019? Para responder essa questão, nosso objetivo geral, buscou-se ainda o aprofundamento nos seguintes objetivos específicos: compreender as alterações na sociedade globalizada (SANTOS, 2001; STIGLITZ, 2002) a partir do ideário neoliberal (BROWN, 2019; DARDOT, LAVAL, 2016; LAVAL, 2020, 2022), do neoconservadorismo (APPLE, 2003, 2005) e do avanço da agenda neoconservadora no Brasil (BECK; SANTOS, 2022; PEREIRA; GRAU, 1999; ROCHA, 2018, 2021); e analisar as lógicas de ação e de sentidos na elaboração da PNA na perspectiva da referida “Análise Crítica do Discurso para a investigação de políticas educacionais”. A pesquisa foi norteada pela premissa de que há uma relação entre a PNA e o projeto de educação e sociedade no mundo globalizado, que é atravessado pela racionalidade neoliberal e se revela na política em análise pelo viés político-ideológico da mesma, alicerçado na agenda neoconservadora. O discurso presente na PNA se concentra na redefinição da alfabetização e do ensino da leitura e da escrita, pautada na ênfase de um método “reconhecido” cientificamente para tal, o método fônico. Esse discurso não é novo, nem exclusivo da PNA, pois faz parte de uma agenda globalmente estruturada para a educação, que segue a lógica da reestruturação da economia global que emergiu no final da década de 1970 e que foi se fortalecendo até chegarmos às conjecturas neoliberais e neoconservadoras. A construção dessa nova racionalidade, que tem impacto significativo nas relações sociais e visa a reestruturação das instituições públicas, tem no centro a reestruturação do Estado, que serve agora aos interesses do mercado. Por fim, são apresentadas as considerações (nada) finais da pesquisa. Realizamos uma síntese do trabalho e, longe de esgotar o tema, indicamos novas possibilidades investigativas no campo da política educacional, tendo em vista a transição política acirrada por diferentes disputas que o Brasil vive mais uma vez.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-25T13:42:13Z
2023-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, P. J. S. A. Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022). 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1187
identifier_str_mv SANTOS, P. J. S. A. Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022). 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Brasil
UEG
UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Brasil
UEG
UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093995717984256