A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeiro, Cristina Isabel dos Reis
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16444
Resumo: Com esta dissertação pretende-se fazer o estudo da qualidade percepcionada pelos utentes relativamente ao atendimento que têm por parte dos prestadores de serviço Administrativo, nos Centros de Saúde onde se encontram inscritos no Serviço Nacional de Saúde. O primeiro contacto com o Administrativo no Centro de Saúde é muito importante, pois o utente não comunica só com o Médico ou Enfermeiro, mas também com o Administrativo que o atende para marcar consulta ou obter informações relativas a cuidados de saúde. Assim, a análise foi feita com base num estudo empírico que permitiu proceder à comparação da Qualidade percepcionada dos serviços prestados em unidades de saúde, por parte dos utentes, tendo em conta o papel dos Administrativos em dois Centros de Saúde, situados na região do Alto Alentejo. /ABSTRACT - It is intended with this dissertation to do the study of quality perceived by the users concerning the service that they receive from the providers of Administrative services, in the Health Care Centres where they are enrolled in the National Health Service. The first contact with the Administrative worker in the Health Care Centre is very important because the user does not communicate exclusively with the Doctor or the Nurse, but also with the Administrative worker that is there to receive him to make appointments or ask for information about health care. Therefore, the analysis will be made based on an empirical study that can allow to proceed to the comparison of the perceived Quality of the provided services in health units, by the users, considering the role of the Administrative workers in two Health Care Centres, located in the region of Alto Alentejo.
id RCAP_3bef0b3bf409746dd6d61f33265587e1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de SaúdeGetão de recursos humanosQualidade organizacionalMarketing de serviçosCentros de Saúdehuman resources managementOrganizational qualityService marketingAdministrative personnelHealth care centresCom esta dissertação pretende-se fazer o estudo da qualidade percepcionada pelos utentes relativamente ao atendimento que têm por parte dos prestadores de serviço Administrativo, nos Centros de Saúde onde se encontram inscritos no Serviço Nacional de Saúde. O primeiro contacto com o Administrativo no Centro de Saúde é muito importante, pois o utente não comunica só com o Médico ou Enfermeiro, mas também com o Administrativo que o atende para marcar consulta ou obter informações relativas a cuidados de saúde. Assim, a análise foi feita com base num estudo empírico que permitiu proceder à comparação da Qualidade percepcionada dos serviços prestados em unidades de saúde, por parte dos utentes, tendo em conta o papel dos Administrativos em dois Centros de Saúde, situados na região do Alto Alentejo. /ABSTRACT - It is intended with this dissertation to do the study of quality perceived by the users concerning the service that they receive from the providers of Administrative services, in the Health Care Centres where they are enrolled in the National Health Service. The first contact with the Administrative worker in the Health Care Centre is very important because the user does not communicate exclusively with the Doctor or the Nurse, but also with the Administrative worker that is there to receive him to make appointments or ask for information about health care. Therefore, the analysis will be made based on an empirical study that can allow to proceed to the comparison of the perceived Quality of the provided services in health units, by the users, considering the role of the Administrative workers in two Health Care Centres, located in the region of Alto Alentejo.Universidade de Évora2015-12-10T12:02:57Z2015-12-102007-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16444http://hdl.handle.net/10174/16444porDep. C.S.teses@bib.uevora.pt665Palmeiro, Cristina Isabel dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:50.531839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde
title A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde
spellingShingle A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde
Palmeiro, Cristina Isabel dos Reis
Getão de recursos humanos
Qualidade organizacional
Marketing de serviços
Centros de Saúde
human resources management
Organizational quality
Service marketing
Administrative personnel
Health care centres
title_short A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde
title_full A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde
title_fullStr A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde
title_full_unstemmed A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde
title_sort A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde
author Palmeiro, Cristina Isabel dos Reis
author_facet Palmeiro, Cristina Isabel dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeiro, Cristina Isabel dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Getão de recursos humanos
Qualidade organizacional
Marketing de serviços
Centros de Saúde
human resources management
Organizational quality
Service marketing
Administrative personnel
Health care centres
topic Getão de recursos humanos
Qualidade organizacional
Marketing de serviços
Centros de Saúde
human resources management
Organizational quality
Service marketing
Administrative personnel
Health care centres
description Com esta dissertação pretende-se fazer o estudo da qualidade percepcionada pelos utentes relativamente ao atendimento que têm por parte dos prestadores de serviço Administrativo, nos Centros de Saúde onde se encontram inscritos no Serviço Nacional de Saúde. O primeiro contacto com o Administrativo no Centro de Saúde é muito importante, pois o utente não comunica só com o Médico ou Enfermeiro, mas também com o Administrativo que o atende para marcar consulta ou obter informações relativas a cuidados de saúde. Assim, a análise foi feita com base num estudo empírico que permitiu proceder à comparação da Qualidade percepcionada dos serviços prestados em unidades de saúde, por parte dos utentes, tendo em conta o papel dos Administrativos em dois Centros de Saúde, situados na região do Alto Alentejo. /ABSTRACT - It is intended with this dissertation to do the study of quality perceived by the users concerning the service that they receive from the providers of Administrative services, in the Health Care Centres where they are enrolled in the National Health Service. The first contact with the Administrative worker in the Health Care Centre is very important because the user does not communicate exclusively with the Doctor or the Nurse, but also with the Administrative worker that is there to receive him to make appointments or ask for information about health care. Therefore, the analysis will be made based on an empirical study that can allow to proceed to the comparison of the perceived Quality of the provided services in health units, by the users, considering the role of the Administrative workers in two Health Care Centres, located in the region of Alto Alentejo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01T00:00:00Z
2015-12-10T12:02:57Z
2015-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16444
http://hdl.handle.net/10174/16444
url http://hdl.handle.net/10174/16444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dep. C.S.
teses@bib.uevora.pt
665
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136570884751360