A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16444 |
Resumo: | Com esta dissertação pretende-se fazer o estudo da qualidade percepcionada pelos utentes relativamente ao atendimento que têm por parte dos prestadores de serviço Administrativo, nos Centros de Saúde onde se encontram inscritos no Serviço Nacional de Saúde. O primeiro contacto com o Administrativo no Centro de Saúde é muito importante, pois o utente não comunica só com o Médico ou Enfermeiro, mas também com o Administrativo que o atende para marcar consulta ou obter informações relativas a cuidados de saúde. Assim, a análise foi feita com base num estudo empírico que permitiu proceder à comparação da Qualidade percepcionada dos serviços prestados em unidades de saúde, por parte dos utentes, tendo em conta o papel dos Administrativos em dois Centros de Saúde, situados na região do Alto Alentejo. /ABSTRACT - It is intended with this dissertation to do the study of quality perceived by the users concerning the service that they receive from the providers of Administrative services, in the Health Care Centres where they are enrolled in the National Health Service. The first contact with the Administrative worker in the Health Care Centre is very important because the user does not communicate exclusively with the Doctor or the Nurse, but also with the Administrative worker that is there to receive him to make appointments or ask for information about health care. Therefore, the analysis will be made based on an empirical study that can allow to proceed to the comparison of the perceived Quality of the provided services in health units, by the users, considering the role of the Administrative workers in two Health Care Centres, located in the region of Alto Alentejo. |
id |
RCAP_3bef0b3bf409746dd6d61f33265587e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16444 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de SaúdeGetão de recursos humanosQualidade organizacionalMarketing de serviçosCentros de Saúdehuman resources managementOrganizational qualityService marketingAdministrative personnelHealth care centresCom esta dissertação pretende-se fazer o estudo da qualidade percepcionada pelos utentes relativamente ao atendimento que têm por parte dos prestadores de serviço Administrativo, nos Centros de Saúde onde se encontram inscritos no Serviço Nacional de Saúde. O primeiro contacto com o Administrativo no Centro de Saúde é muito importante, pois o utente não comunica só com o Médico ou Enfermeiro, mas também com o Administrativo que o atende para marcar consulta ou obter informações relativas a cuidados de saúde. Assim, a análise foi feita com base num estudo empírico que permitiu proceder à comparação da Qualidade percepcionada dos serviços prestados em unidades de saúde, por parte dos utentes, tendo em conta o papel dos Administrativos em dois Centros de Saúde, situados na região do Alto Alentejo. /ABSTRACT - It is intended with this dissertation to do the study of quality perceived by the users concerning the service that they receive from the providers of Administrative services, in the Health Care Centres where they are enrolled in the National Health Service. The first contact with the Administrative worker in the Health Care Centre is very important because the user does not communicate exclusively with the Doctor or the Nurse, but also with the Administrative worker that is there to receive him to make appointments or ask for information about health care. Therefore, the analysis will be made based on an empirical study that can allow to proceed to the comparison of the perceived Quality of the provided services in health units, by the users, considering the role of the Administrative workers in two Health Care Centres, located in the region of Alto Alentejo.Universidade de Évora2015-12-10T12:02:57Z2015-12-102007-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16444http://hdl.handle.net/10174/16444porDep. C.S.teses@bib.uevora.pt665Palmeiro, Cristina Isabel dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:50.531839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde |
title |
A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde |
spellingShingle |
A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde Palmeiro, Cristina Isabel dos Reis Getão de recursos humanos Qualidade organizacional Marketing de serviços Centros de Saúde human resources management Organizational quality Service marketing Administrative personnel Health care centres |
title_short |
A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde |
title_full |
A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde |
title_fullStr |
A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde |
title_full_unstemmed |
A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde |
title_sort |
A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde |
author |
Palmeiro, Cristina Isabel dos Reis |
author_facet |
Palmeiro, Cristina Isabel dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeiro, Cristina Isabel dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Getão de recursos humanos Qualidade organizacional Marketing de serviços Centros de Saúde human resources management Organizational quality Service marketing Administrative personnel Health care centres |
topic |
Getão de recursos humanos Qualidade organizacional Marketing de serviços Centros de Saúde human resources management Organizational quality Service marketing Administrative personnel Health care centres |
description |
Com esta dissertação pretende-se fazer o estudo da qualidade percepcionada pelos utentes relativamente ao atendimento que têm por parte dos prestadores de serviço Administrativo, nos Centros de Saúde onde se encontram inscritos no Serviço Nacional de Saúde. O primeiro contacto com o Administrativo no Centro de Saúde é muito importante, pois o utente não comunica só com o Médico ou Enfermeiro, mas também com o Administrativo que o atende para marcar consulta ou obter informações relativas a cuidados de saúde. Assim, a análise foi feita com base num estudo empírico que permitiu proceder à comparação da Qualidade percepcionada dos serviços prestados em unidades de saúde, por parte dos utentes, tendo em conta o papel dos Administrativos em dois Centros de Saúde, situados na região do Alto Alentejo. /ABSTRACT - It is intended with this dissertation to do the study of quality perceived by the users concerning the service that they receive from the providers of Administrative services, in the Health Care Centres where they are enrolled in the National Health Service. The first contact with the Administrative worker in the Health Care Centre is very important because the user does not communicate exclusively with the Doctor or the Nurse, but also with the Administrative worker that is there to receive him to make appointments or ask for information about health care. Therefore, the analysis will be made based on an empirical study that can allow to proceed to the comparison of the perceived Quality of the provided services in health units, by the users, considering the role of the Administrative workers in two Health Care Centres, located in the region of Alto Alentejo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01T00:00:00Z 2015-12-10T12:02:57Z 2015-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16444 http://hdl.handle.net/10174/16444 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dep. C.S. teses@bib.uevora.pt 665 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136570884751360 |