L'argumentation en mathématiques et sa relation avec la démonstration

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedemonte, Bettina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22882
Resumo: Em educação matemática não existe uma definição partilhada de argumentação, apesar de esta ser uma das atividades mais recorrentes na sala de aula. Mas, o que pode ser considerado como argumentação? O que é a argumentação em Matemática? E qual é a sua relação com a demonstração matemática? O objetivo deste artigo é proporcionar uma resposta a estas questões. Uma vez que a atual investigação em educação matemática não permite esclarecer estes aspetos, foram consideradas teorias linguísticas e filosóficas, históricas e contemporâneas, para sugerir uma possível caracterização da argumentação em Matemática. Mais especificamente, apresentam-se características funcionais e estruturais da argumentação em Matemática. As características funcionais estabelecem a finalidade da argumentação, a sua utilidade, o seu papel no discurso. As características estruturais proporcionam um modelo estrutural, o modelo de Toulmin, para a argumentação. Esta caracterização mostra que a demonstração pode ser considerada como um caso especial da argumentação em Matemática.
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