L'argumentation en mathématiques et sa relation avec la démonstration
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22882 |
Resumo: | Em educação matemática não existe uma definição partilhada de argumentação, apesar de esta ser uma das atividades mais recorrentes na sala de aula. Mas, o que pode ser considerado como argumentação? O que é a argumentação em Matemática? E qual é a sua relação com a demonstração matemática? O objetivo deste artigo é proporcionar uma resposta a estas questões. Uma vez que a atual investigação em educação matemática não permite esclarecer estes aspetos, foram consideradas teorias linguísticas e filosóficas, históricas e contemporâneas, para sugerir uma possível caracterização da argumentação em Matemática. Mais especificamente, apresentam-se características funcionais e estruturais da argumentação em Matemática. As características funcionais estabelecem a finalidade da argumentação, a sua utilidade, o seu papel no discurso. As características estruturais proporcionam um modelo estrutural, o modelo de Toulmin, para a argumentação. Esta caracterização mostra que a demonstração pode ser considerada como um caso especial da argumentação em Matemática. |
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L'argumentation en mathématiques et sa relation avec la démonstrationL'argumentation en mathématiques et sa relation avec la démonstrationArtigosEm educação matemática não existe uma definição partilhada de argumentação, apesar de esta ser uma das atividades mais recorrentes na sala de aula. Mas, o que pode ser considerado como argumentação? O que é a argumentação em Matemática? E qual é a sua relação com a demonstração matemática? O objetivo deste artigo é proporcionar uma resposta a estas questões. Uma vez que a atual investigação em educação matemática não permite esclarecer estes aspetos, foram consideradas teorias linguísticas e filosóficas, históricas e contemporâneas, para sugerir uma possível caracterização da argumentação em Matemática. Mais especificamente, apresentam-se características funcionais e estruturais da argumentação em Matemática. As características funcionais estabelecem a finalidade da argumentação, a sua utilidade, o seu papel no discurso. As características estruturais proporcionam um modelo estrutural, o modelo de Toulmin, para a argumentação. Esta caracterização mostra que a demonstração pode ser considerada como um caso especial da argumentação em Matemática. In mathematics education there is no shared definition for argumentation, even if this is one of the most recurrent activities in the class. But, what can be considered as argumentation? What is argumentation in mathematics? And what is its relation with mathematical proof? The aim of this paper is to provide an answer to these questions. Because current research in mathematics education does not offer much insight on these matters, historical and contemporary linguistic and philosophical theories have been considered to suggest a possible characterisation of argumentation in mathematics. More specifically, functional and structural characteristics of argumentation in mathematics are provided. Functional characteristics establish the finality of argumentation, its utility, its role within a discourse. Structural characteristics provide a structural model, the Toulmin’s model, for argumentation. This characterisation shows that proof can be considered as a special case of argumentation in mathematics.APM - Associação de Professores de Matemática2012-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22882por2183-28380872-3915Pedemonte, Bettinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.606099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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