Tornar os alunos com deficit cognitivo mais competentes através de atividades desenvolvidas na Natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9128 |
Resumo: | A sucessiva valorização científica dos estudos na área da inteligência emocional (IE) levou ao reconhecimento da sua importância nos vários contextos do desenvolvimento humano. Contudo, verificámos uma grande escassez de estudos científicos na temática da IE em crianças ou jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Na atual sociedade do conhecimento, verificamos a necessidade de formar jovens com capacidade de iniciativa, autónomos e independentes, com valores colaborativos, que não tenham unicamente capacidades curriculares, mas que desenvolvam o seu talento, alunos com competências de adaptação, autoestima, responsabilidade, gestão do stress, com capacidades sociais. Propomo-nos realizar, nesta investigação, um estudo de caso, com o principal objetivo demonstrar a importância da utilização de uma metodologia treino experiencial ao ar livre que tem como nome, outdoor training e testar a sua eficácia na aquisição e desenvolvimento de competências sócio emocionais em alunos, com dificuldades de aprendizagem com deficit cognitivo, postura emocional. As dificuldades de aprendizagem foram frequentemente atribuídas a deficits cognitivos, contudo, estudos recentes apontam a sua origem nos problemas de mau relacionamento da criança consigo própria ou com os outros, isto é, pode estar relacionado com a inteligência emocional. Deste modo, torna-se pertinente apurar o impacto da inteligência emocional face às dificuldades de aprendizagem bem como as estratégias a adotar, com o intuito de desenvolver ferramentas que possam traduzir e avaliar os fatores da inteligência emocional e com isso melhorar o desempenho escolar destas crianças. Este projeto de investigação incide sobre o estudo da importância da utilização deste tipo de ferramenta como uma mais-valia na aquisição e desenvolvimento de competências sociais e emocionais em alunos com NEE. A metodologia utilizada para este projeto de investigação foi o estudo de caso, sendo o caso escolhido o de um aluno com NEE, que frequenta uma escola, na Região Autónoma da Madeira |
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Tornar os alunos com deficit cognitivo mais competentes através de atividades desenvolvidas na NaturezaOutdoor traininginteligência emocionalalunos com necessidades educativas especiaiscompetências sociais e emocionaisA sucessiva valorização científica dos estudos na área da inteligência emocional (IE) levou ao reconhecimento da sua importância nos vários contextos do desenvolvimento humano. Contudo, verificámos uma grande escassez de estudos científicos na temática da IE em crianças ou jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Na atual sociedade do conhecimento, verificamos a necessidade de formar jovens com capacidade de iniciativa, autónomos e independentes, com valores colaborativos, que não tenham unicamente capacidades curriculares, mas que desenvolvam o seu talento, alunos com competências de adaptação, autoestima, responsabilidade, gestão do stress, com capacidades sociais. Propomo-nos realizar, nesta investigação, um estudo de caso, com o principal objetivo demonstrar a importância da utilização de uma metodologia treino experiencial ao ar livre que tem como nome, outdoor training e testar a sua eficácia na aquisição e desenvolvimento de competências sócio emocionais em alunos, com dificuldades de aprendizagem com deficit cognitivo, postura emocional. As dificuldades de aprendizagem foram frequentemente atribuídas a deficits cognitivos, contudo, estudos recentes apontam a sua origem nos problemas de mau relacionamento da criança consigo própria ou com os outros, isto é, pode estar relacionado com a inteligência emocional. Deste modo, torna-se pertinente apurar o impacto da inteligência emocional face às dificuldades de aprendizagem bem como as estratégias a adotar, com o intuito de desenvolver ferramentas que possam traduzir e avaliar os fatores da inteligência emocional e com isso melhorar o desempenho escolar destas crianças. Este projeto de investigação incide sobre o estudo da importância da utilização deste tipo de ferramenta como uma mais-valia na aquisição e desenvolvimento de competências sociais e emocionais em alunos com NEE. A metodologia utilizada para este projeto de investigação foi o estudo de caso, sendo o caso escolhido o de um aluno com NEE, que frequenta uma escola, na Região Autónoma da MadeiraSuccessive scientific value of studies made in the field of emotional intelligence (EI) led to the recognition of its importance in various contexts of human development. However, we noticed a lack of scientific studies made on the subject of IE in children or youngsters with Special Educational Needs (SEN). In the current knowledge society, we see the need to train young people with initiative capacity, autonomous and independent, with collaborative values, that not only have curricular skills but also develop their talent, students with adaptation skills, self-esteem, responsibility, stress management, with social skills. Hence we propose to carry out this investigation, a case study with the primary objective to demonstrate the importance of using the outdoor training methodology for the acquisition and development of social emotional skills in students, with learning difficulties with cognitive deficit, emotional posture. Learning difficulties were often attributed to cognitive deficits, however, recent studies indicate its origin in bad child relationship problems with itself or with others, this is, it may be related to emotional intelligence. Thus, it is appropriate to ascertain the impact of emotional intelligence in the face of learning difficulties as well as the strategies to adopt in order to develop tools that can translate and evaluate the factors of emotional intelligence and thereby improve the academic performance of these children. This research project focuses on the study of the importance of using this type of tool as an asset in the acquisition and development of social and emotional skills to students with SEN. The methodology used for this research project was the case study, in this case of a student with special needs, who attends a school in Madeira.2019-03-08T12:05:39Z2019-01-21T00:00:00Z2019-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9128pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mário Alberto Lages Fortes da Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:31Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:29.378175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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