"Hiperliga-me e hiperlê-me": a leitura extensiva hipertextual na aula de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29051 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
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"Hiperliga-me e hiperlê-me": a leitura extensiva hipertextual na aula de língua estrangeira806.0:372.88372.88:806.0372.41Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente documento é um relatório que visa documentar o projeto de investigação-ação subordinado ao tema “A leitura extensiva hipertextual na aula de língua estrangeira”, que foi desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico integrado do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade do Minho O público-alvo junto do qual se implementou o projeto foi uma turma de alunos aprendentes de língua espanhola no ensino secundário regular português a frequentar o 10.º ano de Iniciação, cujo objetivo de domínio da língua para o nível de aprendizagem é o A2 (segundo o QCERL). O objetivo principal foi o de verificar qual o impacto da leitura extensiva hipertextual no processo de ensino e aprendizagem junto de alunos aprendentes de língua estrangeira. Dito impacto foi medido através da implementação de estratégias que visaram a avaliação e a regulação do processo individual de cada aluno associado às práticas inerentes à leitura extensiva hipertextual, com especial enfoque na autorregula ção e autoavaliação dos mesmos. A leitura foi baseada num conto escrito por mim especificamente para o efeito, adaptado à realidade educativa e publicado na internet faseadamente – um capítulo de cada vez, num total de seis – para criar expectativa no leitor. Procedi a uma recolha de dados junto de professores de íngua espanhola cujo tratamento e análise me permitiu perspetivar uma subexploração da leitura extensiva à disciplina em Portugal. Consultei bibliografia especializada e documentos reguladores (planificação da disciplina; Programa Nacional de disciplina; QCERL; Plan Curricular del Instituto Cervantes; Projeto Educativo escolar local) que me possibilitaram orientar a minha prática investigativa-didática associada à sistemática recolha in loco, análise e reflexão da informação recolhida no decorrer de todo o projeto. O tratamento dos dados recolhidos na fase preambular permitiu-me conceber, planificar e implementar atividades e estratégias no decurso da fase de implementação do projeto. O projeto desenvolveu-se obedecendo a uma orientação da práxis com vista ao desenvolvimento da autonomia dos alunos e do professor. As conclusões postuladas neste documento atestam a validez da implementação de estratégias de leitura extensiva associadas à exploração do hipertexto no sentido de promover o desenvolvimento de competências de domínio da língua estrageira, através da evidência do impacto geral bastante positivo dessa mesma implementação.This document is a report documenting the investigative-active project on “Hipertextual extensive reading in foreign language classroom” that I developed in the context of my trainee-teacher practicum as part of the Master’s in Teaching English and Spanish in Basic and Secondary Schools held at the University of Minho. The project was developed by accompanying and intervening in the classes of a Portuguese 10th grade group in their first year learning Spanish as a foreign language (level A2 according to the CEFR) and targeted ascertain the impact of undertaking hipertextual extensive reading activities on teaching and learning processes next to foreign language learning students. Said impact was measured through the implementation of strategies aiming at assessing and evaluating the students’ individual processes, including self assessing and self evaluating. For reading purposes I specifically created a short story to meet the investigative and pedagogical needs, and I published it online, one chapter – out of six – at a time to generate anticipation in the readers. I collected data that allowed me to verify the under exploration of extensive reading in the Spanish learning class in Portugal. I read specialized literature and regulating documents (such as the subject’s year-plan; the subject’s national programme; CEFR; Plan Curricular del Instituto Cervantes; the local school Educative Project) thus enabling me to structure my practicum towards collecting on site, analyzing and reflecting upon data throughout the whole investigative-active process. The data collected and analyzed during the project’s planning stage enabled me to conceive, design, plan upon and implement investigational and pedagogical strategies throughout the project’s implementation stage. The project’s praxis was oriented towards enabling the students’ and the teacher’s own autonomy to be actively developed upon. This document’s well documented conclusions point towards the validity of implementing extensive reading strategies associated with the use of hypertext in promoting the development of foreign language ability and skills.Pazos Justo, CarlosUniversidade do MinhoEsteves, Liliana Clarisse do Rego2013-07-232013-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:01.202224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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