A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Clara Maria Dias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28989
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_e573ca100bcd20fd6be571c45c6b69ad
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira806.0:372.88372.88:806.0Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório inscreve-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Tem como finalidade documentar e refletir sobre o trabalho desenvolvido durante ano letivo 2012/2013 no contexto de intervenção pedagógica supervisionada numa turma de espanhol de 10º ano, nível A1, na qual foram implementadas atividades de léxico no sentido do desenvolvimento de uma competência comunicativa eficaz. O enquadramento teórico e contextual deste estudo, abordado no primeiro capítulo, focou-se em aspetos teóricos relevantes como: o papel do léxico na aprendizagem de uma língua estrangeira, à luz da literatura especializada e dos documentos orientadores, a abordagem comunicativa e as estratégias de aprendizagem na aquisição de léxico, para além de apresentar o contexto de intervenção. No desenvolvimento e avaliação da intervenção, presentes no segundo capítulo, são apresentadas as atividades e as estratégias de aprendizagem de léxico que foram implementadas nas aulas, fundamentadas nos pressupostos teóricos, para além da observação das aulas da professora cooperante e do diagnóstico de necessidades e interesses dos alunos. A síntese avaliativa do projeto desenvolvido foi realizada tendo por base os dados recolhidos nos questionários de autorregulação, para além de exemplos de tarefas realizadas pelos alunos. Mediante os resultados obtidos, foi possível determinar a importância do léxico na aprendizagem da língua, aferir as estratégias que propiciaram uma aprendizagem e uso de léxico numa perspetiva comunicativa, promotora de uma pedagogia para a autonomia e refletir sobre as limitações do projeto.The present report is part of the Estágio Profissional (teaching practice) of the Master of Portuguese Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education. As a result of the research project, this report has the purpose to document and reflect upon the work developed during the school year of 2012/2013, in the supervised pedagogical intervention context in a 10 th grade Spanish language class, in which lexicon activities were implemented with the purpose of developing an effective communicative competence. The theoretical framing of this study focused in three significant aspects: the role of lexicon on the learning of a foreign language, according to the perspective present in the writings and in the guiding and officials documents, the communicative approach within the lexicon teaching and the lexicon learning strategies. It presents the context of the intervention project. In the developing and evaluation of the intervention project, treated in the second part of the report, are presented activities and strategies of lexicon learning that were implemented in the classes, based on the theoretical approaches, the initial observation of classes and the diagnosis of students’ needs and interests. Finally, it was performed an evaluative synthesis of the project, based on the analysis of the data gathered through the auto regulation questionnaire, performed along the developing of the project, and through the examples of tasks performed by the students The results allowed us to determine the importance of the lexicon in the learning of a foreign language, to assess the strategies that favor the learning and usage of lexicon in a communicative approach, promoter of pedagogy to autonomy, and think about the limitations of the project.Dono López, PedroUniversidade do MinhoMatos, Clara Maria Dias20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28989por201407167info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:32.623250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira
title A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira
spellingShingle A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira
Matos, Clara Maria Dias
806.0:372.88
372.88:806.0
title_short A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira
title_full A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira
title_fullStr A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira
title_sort A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira
author Matos, Clara Maria Dias
author_facet Matos, Clara Maria Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dono López, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Clara Maria Dias
dc.subject.por.fl_str_mv 806.0:372.88
372.88:806.0
topic 806.0:372.88
372.88:806.0
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28989
url http://hdl.handle.net/1822/28989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132627605651456