Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Briote, Dora
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12015
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), desenvolvida em contexto de Educação Pré-escolar, numa Instituição Particular de Solidariedade Social com crianças de 3, 4 e 5 anos de idade e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, efetivada numa escola da rede pública com um grupo/turma de crianças de 8 e 9 anos de idade. Nos dois contextos a prática foi desenvolvida no sentido de responder aos interesses e necessidades das crianças sendo que as atividades propostas visaram uma aprendizagem realizada através da pesquisa, reflexão e descoberta, proporcionando às crianças momentos de aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. No decorrer da prática, as atividades que desenvolvemos foram pensadas no sentido de darmos resposta(s) a duas questões-problema: Que importância dar ao processo de interação da criança/sujeito-mundo atendendo ao seu próprio desenvolvimento? Que leituras a criança realiza sobre o que a rodeia e de que forma o educador/professor a envolve nesses processos? Considerando estas interrogações estabelecemos como objetivos: (i) Perceber o papel da família no processo da emergência/desenvolvimento da leitura; (ii) Compreender a relação que a criança estabelece com os outros; (iii) Atender aos processos de desenvolvimento da criança que levam às leituras do mundo; e, (iv) Perceber a capacidade que as crianças têm em adaptar a sua imaginação às limitações da realidade objetiva de forma a torná-la mais compatível com as suas necessidades e desejos. O estudo enquadra-se numa abordagem mista (qualitativa/quantitativa). Para que fosse possível recolhermos a informação para a presente investigação foi necessário selecionarmos um conjunto de técnicas e de instrumentos de recolha de dados. Para tal, recorremos à observação naturalista, aos registos fotográfico e de áudio, às produções das crianças, a um inventário de interesses e ainda a um inquérito por questionário aos pais. Durante as atividades de leitura que proporcionamos, cada criança foi respeitada, ouvida e dada a possibilidade de tomar decisões autonomamente. Consideramos importante a realização de um trabalho desta natureza, e que envolva as leituras do mundo integradas nas diferentes áreas de conteúdo/curriculares, uma vez que permitem, para além de uma aprendizagem significativa, o desenvolvimento da imaginação simbólica.
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Nos dois contextos a prática foi desenvolvida no sentido de responder aos interesses e necessidades das crianças sendo que as atividades propostas visaram uma aprendizagem realizada através da pesquisa, reflexão e descoberta, proporcionando às crianças momentos de aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. No decorrer da prática, as atividades que desenvolvemos foram pensadas no sentido de darmos resposta(s) a duas questões-problema: Que importância dar ao processo de interação da criança/sujeito-mundo atendendo ao seu próprio desenvolvimento? Que leituras a criança realiza sobre o que a rodeia e de que forma o educador/professor a envolve nesses processos? Considerando estas interrogações estabelecemos como objetivos: (i) Perceber o papel da família no processo da emergência/desenvolvimento da leitura; (ii) Compreender a relação que a criança estabelece com os outros; (iii) Atender aos processos de desenvolvimento da criança que levam às leituras do mundo; e, (iv) Perceber a capacidade que as crianças têm em adaptar a sua imaginação às limitações da realidade objetiva de forma a torná-la mais compatível com as suas necessidades e desejos. O estudo enquadra-se numa abordagem mista (qualitativa/quantitativa). Para que fosse possível recolhermos a informação para a presente investigação foi necessário selecionarmos um conjunto de técnicas e de instrumentos de recolha de dados. Para tal, recorremos à observação naturalista, aos registos fotográfico e de áudio, às produções das crianças, a um inventário de interesses e ainda a um inquérito por questionário aos pais. Durante as atividades de leitura que proporcionamos, cada criança foi respeitada, ouvida e dada a possibilidade de tomar decisões autonomamente. Consideramos importante a realização de um trabalho desta natureza, e que envolva as leituras do mundo integradas nas diferentes áreas de conteúdo/curriculares, uma vez que permitem, para além de uma aprendizagem significativa, o desenvolvimento da imaginação simbólica.This report was carried out under the Unit of Supervised Teaching Practice (STP), integrated in the course of Master degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, developed in the context of pre-school education, in a Private Institution of Social Solidarity with children of 3, 4 and 5 years old and in the context of the 1st cycle of basic education, carried out in the public school with a group / class of children of eight and nine years old. In both contexts the practice was developed in order to address the interests and needs of children and that the proposed activities aimed at a learning carried out through research, reflection and discovery, providing children moments of meaningful learning, active and socializing. During the practice, the activities we developed were designed in order to give answers to two issue questions: How important is the process of interaction between children / subject-world view of their own development? That reads the child performs on its surroundings and how the educator / teacher to involve in these processes? Considering these questions we set the following objectives: (i) understand the role of the family in the emergency process / development of reading; (ii) understand the relationship the child has with the other; (iii) meet the child's developmental processes that lead to the readings of the world; and (iv) realize the ability that children have to adapt your imagination to the limitations of objective reality in order to make it more compatible with their needs and desires. The study is part of a mixed approach (qualitative / quantitative). To make it possible to collect information for the present investigation it was necessary we select a set of techniques and data collection instruments. To this end, we resort to naturalistic observation, the photographic records and audio, to children's productions, an inventory of interests and still a questionnaire to parents. During the reading activities we provide, each child was respected, heard and given the opportunity to make decisions autonomously. We consider important to carry out a job of this nature, and involving the readings of the world integrated in different areas of content / curriculum, as they allow, in addition to a significant learning, the development of symbolic imagination.Mesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBBriote, Dora2015-07-31T11:07:51Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12015TID:201010798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:28.760532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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