Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Maria do Carmo S
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3826
Resumo: O processo de construção humana é dinâmico e constante, quanto mais nos qualificamos, melhor desempenhamos nossas funções. Dentro dessa visão, entra o presente Mestrado ministrado pelo Instituto Politécnico da Guarda/Portugal, para a obtenção do Título de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Assim, este estudo se fundamenta a partir da vivência do estágio supervisionado desenvolvido de acordo com a regulamentação exigida pelas normas da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e de inquietações vivenciadas durante o percurso como educadora, tendo como atores sociais educadores e educandos do Ensino Fundamental de três escolas públicas de São Luís/MA. O objetivo do presente relatório é descrever a vivência de estágio supervisionado, bem como promover uma reflexão sobre a importância da literatura infantil como ferramenta pedagógica, viabilizando à criança ampliar sua consciência de mundo. Para tanto, o documento encontra-se dividido em seis capítulos: no primeiro capítulo, é feito o enquadramento institucional, onde se desenvolveu a PES; no segundo capítulo, efetiva-se a descrição dessa vivência e as experiências adquiridas, tanto durante esta formação quanto durante o processo da PES; no capítulo três, desenvolvem-se conteúdos que evidenciam a valorosa contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da consciência de mundo da criança; no quarto, apresenta-se a justificativa, que se refere ao porquê da escolha da temática, ou seja, aos motivos que instigaram a pesquisa; no quinto, o estudo apresenta, de forma resumida, as principais deliberações dos PCN e da SEMED sobre as responsabilidades da escola com os estudantes e, no capítulo seis, tem-se a metodologia, em que é abordado o passo a passo da pesquisa, como a mesma efetivou-se. Inicialmente, apresenta-se um apanhado do contexto histórico sobre a literatura infantil; logo depois, será feita uma correlação da literatura infantil e o trabalho do ensino da Língua Portuguesa, observando ainda como a criança se relaciona com esse recurso, além do espaço escolar. A escolha da temática tem sua origem nas diferentes abordagens ocorridas durante a vivência da PES, sobretudo no que se refere à Língua Portuguesa. Por fim, sublinham-se os principais aspectos do estudo, intencionando um refletir significativo sobre os conteúdos didáticos defendidos.
id RCAP_c3c7199c22eb38764c72ef227becd21e
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3826
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básicoPrática de Ensino SupervisionadoEnsino de 1º e 2º ciclosLiteratura InfantilConsciência de mundo da criançaO processo de construção humana é dinâmico e constante, quanto mais nos qualificamos, melhor desempenhamos nossas funções. Dentro dessa visão, entra o presente Mestrado ministrado pelo Instituto Politécnico da Guarda/Portugal, para a obtenção do Título de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Assim, este estudo se fundamenta a partir da vivência do estágio supervisionado desenvolvido de acordo com a regulamentação exigida pelas normas da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e de inquietações vivenciadas durante o percurso como educadora, tendo como atores sociais educadores e educandos do Ensino Fundamental de três escolas públicas de São Luís/MA. O objetivo do presente relatório é descrever a vivência de estágio supervisionado, bem como promover uma reflexão sobre a importância da literatura infantil como ferramenta pedagógica, viabilizando à criança ampliar sua consciência de mundo. Para tanto, o documento encontra-se dividido em seis capítulos: no primeiro capítulo, é feito o enquadramento institucional, onde se desenvolveu a PES; no segundo capítulo, efetiva-se a descrição dessa vivência e as experiências adquiridas, tanto durante esta formação quanto durante o processo da PES; no capítulo três, desenvolvem-se conteúdos que evidenciam a valorosa contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da consciência de mundo da criança; no quarto, apresenta-se a justificativa, que se refere ao porquê da escolha da temática, ou seja, aos motivos que instigaram a pesquisa; no quinto, o estudo apresenta, de forma resumida, as principais deliberações dos PCN e da SEMED sobre as responsabilidades da escola com os estudantes e, no capítulo seis, tem-se a metodologia, em que é abordado o passo a passo da pesquisa, como a mesma efetivou-se. Inicialmente, apresenta-se um apanhado do contexto histórico sobre a literatura infantil; logo depois, será feita uma correlação da literatura infantil e o trabalho do ensino da Língua Portuguesa, observando ainda como a criança se relaciona com esse recurso, além do espaço escolar. A escolha da temática tem sua origem nas diferentes abordagens ocorridas durante a vivência da PES, sobretudo no que se refere à Língua Portuguesa. Por fim, sublinham-se os principais aspectos do estudo, intencionando um refletir significativo sobre os conteúdos didáticos defendidos.Instituto Politécnico da Guarda2017-12-14T16:35:47Z2017-12-142017-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3826http://hdl.handle.net/10314/3826TID:201778327porAssunção, Maria do Carmo Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:32Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:02.395447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básico
title Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básico
Assunção, Maria do Carmo S
Prática de Ensino Supervisionado
Ensino de 1º e 2º ciclos
Literatura Infantil
Consciência de mundo da criança
title_short Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_full Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_sort Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básico
author Assunção, Maria do Carmo S
author_facet Assunção, Maria do Carmo S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Maria do Carmo S
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionado
Ensino de 1º e 2º ciclos
Literatura Infantil
Consciência de mundo da criança
topic Prática de Ensino Supervisionado
Ensino de 1º e 2º ciclos
Literatura Infantil
Consciência de mundo da criança
description O processo de construção humana é dinâmico e constante, quanto mais nos qualificamos, melhor desempenhamos nossas funções. Dentro dessa visão, entra o presente Mestrado ministrado pelo Instituto Politécnico da Guarda/Portugal, para a obtenção do Título de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Assim, este estudo se fundamenta a partir da vivência do estágio supervisionado desenvolvido de acordo com a regulamentação exigida pelas normas da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e de inquietações vivenciadas durante o percurso como educadora, tendo como atores sociais educadores e educandos do Ensino Fundamental de três escolas públicas de São Luís/MA. O objetivo do presente relatório é descrever a vivência de estágio supervisionado, bem como promover uma reflexão sobre a importância da literatura infantil como ferramenta pedagógica, viabilizando à criança ampliar sua consciência de mundo. Para tanto, o documento encontra-se dividido em seis capítulos: no primeiro capítulo, é feito o enquadramento institucional, onde se desenvolveu a PES; no segundo capítulo, efetiva-se a descrição dessa vivência e as experiências adquiridas, tanto durante esta formação quanto durante o processo da PES; no capítulo três, desenvolvem-se conteúdos que evidenciam a valorosa contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da consciência de mundo da criança; no quarto, apresenta-se a justificativa, que se refere ao porquê da escolha da temática, ou seja, aos motivos que instigaram a pesquisa; no quinto, o estudo apresenta, de forma resumida, as principais deliberações dos PCN e da SEMED sobre as responsabilidades da escola com os estudantes e, no capítulo seis, tem-se a metodologia, em que é abordado o passo a passo da pesquisa, como a mesma efetivou-se. Inicialmente, apresenta-se um apanhado do contexto histórico sobre a literatura infantil; logo depois, será feita uma correlação da literatura infantil e o trabalho do ensino da Língua Portuguesa, observando ainda como a criança se relaciona com esse recurso, além do espaço escolar. A escolha da temática tem sua origem nas diferentes abordagens ocorridas durante a vivência da PES, sobretudo no que se refere à Língua Portuguesa. Por fim, sublinham-se os principais aspectos do estudo, intencionando um refletir significativo sobre os conteúdos didáticos defendidos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14T16:35:47Z
2017-12-14
2017-10-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3826
http://hdl.handle.net/10314/3826
TID:201778327
url http://hdl.handle.net/10314/3826
identifier_str_mv TID:201778327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136923680243712