Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3826 |
Resumo: | O processo de construção humana é dinâmico e constante, quanto mais nos qualificamos, melhor desempenhamos nossas funções. Dentro dessa visão, entra o presente Mestrado ministrado pelo Instituto Politécnico da Guarda/Portugal, para a obtenção do Título de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Assim, este estudo se fundamenta a partir da vivência do estágio supervisionado desenvolvido de acordo com a regulamentação exigida pelas normas da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e de inquietações vivenciadas durante o percurso como educadora, tendo como atores sociais educadores e educandos do Ensino Fundamental de três escolas públicas de São Luís/MA. O objetivo do presente relatório é descrever a vivência de estágio supervisionado, bem como promover uma reflexão sobre a importância da literatura infantil como ferramenta pedagógica, viabilizando à criança ampliar sua consciência de mundo. Para tanto, o documento encontra-se dividido em seis capítulos: no primeiro capítulo, é feito o enquadramento institucional, onde se desenvolveu a PES; no segundo capítulo, efetiva-se a descrição dessa vivência e as experiências adquiridas, tanto durante esta formação quanto durante o processo da PES; no capítulo três, desenvolvem-se conteúdos que evidenciam a valorosa contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da consciência de mundo da criança; no quarto, apresenta-se a justificativa, que se refere ao porquê da escolha da temática, ou seja, aos motivos que instigaram a pesquisa; no quinto, o estudo apresenta, de forma resumida, as principais deliberações dos PCN e da SEMED sobre as responsabilidades da escola com os estudantes e, no capítulo seis, tem-se a metodologia, em que é abordado o passo a passo da pesquisa, como a mesma efetivou-se. Inicialmente, apresenta-se um apanhado do contexto histórico sobre a literatura infantil; logo depois, será feita uma correlação da literatura infantil e o trabalho do ensino da Língua Portuguesa, observando ainda como a criança se relaciona com esse recurso, além do espaço escolar. A escolha da temática tem sua origem nas diferentes abordagens ocorridas durante a vivência da PES, sobretudo no que se refere à Língua Portuguesa. Por fim, sublinham-se os principais aspectos do estudo, intencionando um refletir significativo sobre os conteúdos didáticos defendidos. |
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