Just culture na Força Aérea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40156 |
Resumo: | Historicamente, os acidentes são amiudadamente anteriorizados por incidentes, e/ou por “previsíveis/antecipáveis” falhas nos sistemas e insuficiências na segurança, afigurandose mais eficazes, para potenciar a Cultura de segurança, a adoção de sistemas de índole preventiva e preditiva, alicerçados numa abordagem de Just Culture, em detrimento dos puramente reativos. Adicionalmente, sistemas complexos, tecnologicamente vanguardistas, presentes em setores de alto risco, como a aviação em geral, e a militar em particular, têm levado Organizações como a Força Aérea (FA), a investir crescentemente na sua política de segurança operacional, caso da recente implementação da Just Culture. Esta investigação, com o objetivo “Propor contributos para otimizar a implementação da Just Culture na Cultura de segurança da FA”, pautou-se por um raciocínio indutivo, uma estratégia de investigação quantitativa com reforço qualitativo e um desenho de pesquisa de estudo caso, e baseouse em dados: de questionário a 22 oficiais da chefia de estruturas intermédias da FA; das entrevistas semiestruturas a cinco entidades da estrutura superior da FA e a duas de congéneres nacionais; documentais de duas congéneres internacionais. Dos resultados, concluiu-se que a otimização da Just Culture na FA traduz-se pelo emprego de quatro medidas (normativos, formação, comunicação interna e externa e retroalimentação), operacionalizadas em associadas linhas de ação. |
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Just culture na Força AéreaJust culture in the Portuguese Air ForceCultura de segurançaErroUtilidade percebidaSafety Management System (SMS)Just CultureMistakeViolation (intentional)Safety culturePerceived usefulnessHistoricamente, os acidentes são amiudadamente anteriorizados por incidentes, e/ou por “previsíveis/antecipáveis” falhas nos sistemas e insuficiências na segurança, afigurandose mais eficazes, para potenciar a Cultura de segurança, a adoção de sistemas de índole preventiva e preditiva, alicerçados numa abordagem de Just Culture, em detrimento dos puramente reativos. Adicionalmente, sistemas complexos, tecnologicamente vanguardistas, presentes em setores de alto risco, como a aviação em geral, e a militar em particular, têm levado Organizações como a Força Aérea (FA), a investir crescentemente na sua política de segurança operacional, caso da recente implementação da Just Culture. Esta investigação, com o objetivo “Propor contributos para otimizar a implementação da Just Culture na Cultura de segurança da FA”, pautou-se por um raciocínio indutivo, uma estratégia de investigação quantitativa com reforço qualitativo e um desenho de pesquisa de estudo caso, e baseouse em dados: de questionário a 22 oficiais da chefia de estruturas intermédias da FA; das entrevistas semiestruturas a cinco entidades da estrutura superior da FA e a duas de congéneres nacionais; documentais de duas congéneres internacionais. Dos resultados, concluiu-se que a otimização da Just Culture na FA traduz-se pelo emprego de quatro medidas (normativos, formação, comunicação interna e externa e retroalimentação), operacionalizadas em associadas linhas de ação.Historically, accidents are often preceded by incidents, and / or by “predictable / foreseeable” failures in systems and safety deficiencies. To improve Safety Culture, it appears to be more effective to adopt preventive and predictive systems based on a Just Culture approach, instead of purely reactive systems. Furthermore, the complex, technologically avant-garde systems used in high-risk industries such as aviation, and in military aviation in particular, have led Organizations such as the Air Force (PoAF) to invest on their safety policies, as the recent implementation of Just Culture demonstrates. This study aims to “Propose measures to optimise the implementation of Just Culture in the PoAF’s Safety Culture”. The study used inductive reasoning, a quantitative research strategy with qualitative elements and a case study research design, based on data collected from: a questionnaire delivered to 22 officers of the PoAF’s intermediate leadership structures; semi-structured interviews to five officers of the PoAF’s superior structure and two officers from comparable national organizations / counterparts; and a literature review on two foreign organizations / counterparts. The findings revealed that optimising Just Culture in the PoAF will entail four measures (regulations, education / training, internal and external communication and feedback) and a set of corresponding lines of action.IUMRepositório ComumRodrigues, Sandra Raquel Rodrigues CorreiaFachada, Cristina Paula de Almeida2022-04-07T10:46:38Z2021-11-01T00:00:00Z2021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:11:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:28:47.481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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