A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno Roberto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Márcio Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.18341
Resumo: A aprendizagem motora pode ser influenciada por diferentes fatores.  O conhecimento de resultado (CR), um tipo de feedback extrínseco, existe em um destes fatores. Há diferentes formas de fornecer CR para otimizar a aprendizagem motora. Faixa de amplitude é uma dessas formas de fornecimento de CR. Sendo um fator que afeta a aprendizagem motora, deve-se levar em consideração a especificidade da tarefa para investigação dessa temática. Assim o objetivo do estudo é analisar os efeitos da faixa de amplitude de CR na aprendizagem da preensão no dinamômetro manual. A amostra foi composta por 48 voluntários de ambos os sexos, de 18 a 35 anos (M = 24, DP = 3,92) e inexperiente na tarefa. A aprendizagem do controle da força manual através do dinamômetro foi investigada em dois grupos: um grupo que era permitido uma faixa aceitável de erro (10%) e um grupo controle que não possuía faixa para erro (0%), ambos os grupos recebiam informação do pesquisador apenas se estivessem fora da faixa permitida pra erro. O desempenho foi inferido pela média e desvio padrão dos erros absoluto, constante e variável. Não houve diferença estatística significativa entre os grupos e, considerando a média, os voluntários melhoraram em uma das medidas de precisão (erro absoluto) e na consistência (erro variável) durante a aquisição.
id RCAP_3c1494238383198569f6f36e627d150b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18341
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manualA faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manualOriginal ArticleA aprendizagem motora pode ser influenciada por diferentes fatores.  O conhecimento de resultado (CR), um tipo de feedback extrínseco, existe em um destes fatores. Há diferentes formas de fornecer CR para otimizar a aprendizagem motora. Faixa de amplitude é uma dessas formas de fornecimento de CR. Sendo um fator que afeta a aprendizagem motora, deve-se levar em consideração a especificidade da tarefa para investigação dessa temática. Assim o objetivo do estudo é analisar os efeitos da faixa de amplitude de CR na aprendizagem da preensão no dinamômetro manual. A amostra foi composta por 48 voluntários de ambos os sexos, de 18 a 35 anos (M = 24, DP = 3,92) e inexperiente na tarefa. A aprendizagem do controle da força manual através do dinamômetro foi investigada em dois grupos: um grupo que era permitido uma faixa aceitável de erro (10%) e um grupo controle que não possuía faixa para erro (0%), ambos os grupos recebiam informação do pesquisador apenas se estivessem fora da faixa permitida pra erro. O desempenho foi inferido pela média e desvio padrão dos erros absoluto, constante e variável. Não houve diferença estatística significativa entre os grupos e, considerando a média, os voluntários melhoraram em uma das medidas de precisão (erro absoluto) e na consistência (erro variável) durante a aquisição.Motor learning can be influenced by different factors. Knowledge of Results (KR), a type of extrinsic feedback, exists in one of these factors. There are different ways to provide KR to optimize motor learning. Bandwidth is one of these forms of provision of KR. Considered as a factor that affects motor learning, one must take into consideration the context in which the task is inserted for reliable conclusions. Thus, the objective of the study is to analyze the effects of the bandwidth KR in the learning of the handgrip on the dynamometer. The sample consisted of 48 volunteers of both sexes, from 18 to 35 years old (M = 24, SD = 3.92), and inexperienced in the task. The learning of manual force control through the dynamometer was investigated in two groups: one group that allowed an acceptable error range (10%) and a control group that had no error range (0%), both groups received information from the researcher only if they were outside the allowed error range. Performance was inferred by the mean and standard deviation of the absolute, constant, and variable errors. There was no significant statistical difference between the groups and, considering the mean, the volunteers improved on one of the measures of precision (absolute error) and consistency (variable error) during acquisition.Edições Sílabas Didáticas2020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.18341por2182-29721646-107XSantos, Bruno RobertoVieira, Márcio Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:08.801070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual
A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual
title A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual
spellingShingle A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual
Santos, Bruno Roberto
Original Article
title_short A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual
title_full A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual
title_fullStr A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual
title_full_unstemmed A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual
title_sort A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual
author Santos, Bruno Roberto
author_facet Santos, Bruno Roberto
Vieira, Márcio Mário
author_role author
author2 Vieira, Márcio Mário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruno Roberto
Vieira, Márcio Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description A aprendizagem motora pode ser influenciada por diferentes fatores.  O conhecimento de resultado (CR), um tipo de feedback extrínseco, existe em um destes fatores. Há diferentes formas de fornecer CR para otimizar a aprendizagem motora. Faixa de amplitude é uma dessas formas de fornecimento de CR. Sendo um fator que afeta a aprendizagem motora, deve-se levar em consideração a especificidade da tarefa para investigação dessa temática. Assim o objetivo do estudo é analisar os efeitos da faixa de amplitude de CR na aprendizagem da preensão no dinamômetro manual. A amostra foi composta por 48 voluntários de ambos os sexos, de 18 a 35 anos (M = 24, DP = 3,92) e inexperiente na tarefa. A aprendizagem do controle da força manual através do dinamômetro foi investigada em dois grupos: um grupo que era permitido uma faixa aceitável de erro (10%) e um grupo controle que não possuía faixa para erro (0%), ambos os grupos recebiam informação do pesquisador apenas se estivessem fora da faixa permitida pra erro. O desempenho foi inferido pela média e desvio padrão dos erros absoluto, constante e variável. Não houve diferença estatística significativa entre os grupos e, considerando a média, os voluntários melhoraram em uma das medidas de precisão (erro absoluto) e na consistência (erro variável) durante a aquisição.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.18341
url https://doi.org/10.6063/motricidade.18341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130169204539392