Como podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Maria de Jesus
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12822
Resumo: Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_3c14d46eaf6389e2600b7f8369bac29b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolarConsciência fonológicaConsciência morfológicaEducação pré-escolarBrincar com as palavrasPlaying with wordsPhonological awarenessMorphological awarenessPré-school educationRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarApresenta-se neste relatório conhecimento profissional e de pesquisa desenvolvido durante um período de quatro meses de estágio num jardim-de-infância público, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Profissional Supervisionada II. Os objetivos são dois: apresentar uma análise reflexiva sobre a minha prática pedagógica e investigar como é que o “brincar com as palavras” pode ser uma prática que favoreça o desenvolvimento das consciências fonológica e morfológica, revelando áreas a que as crianças já são sensíveis ou outras em que podem vir a ser estimuladas. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, de investigação-ação. Usaram-se atividades lúdicas relacionadas com o conto de histórias, fez-se uma exploração intencional de diálogos informais entre as crianças e a equipa educativa e de dispositivos pedagógicos criados especificamente para o efeito. Todo o grupo de crianças foi envolvido. As evidências qualitativas foram recolhidas sobretudo através de notas de campo e permitiram mostrar que as crianças consolidaram conhecimentos fonológicos associados sobretudo à consciência da rima e consciência silábica e adquiriram conhecimentos morfológicos ligados à manipulação e interpretação de morfemas base, flexionais e derivacionais, em palavras e pseudopalavras. Duas conclusões são propostas. A primeira, a de que é particularmente importante promover estratégias intencionalizadas de desenvolvimento linguístico das crianças pré-escolares. A segunda, a de que as aprendizagens teóricas e práticas, nomeadamente as realizadas nos contextos de creche e de jardim de infância, foram fundamentais para o desenvolvimento da minha profissionalidade enquanto docente de educação pré-escolar, mais sensível à especificidade dos diferentes contextos socioeducativos, mais eficaz na gestão do currículo, mais atenta à regulação emocional das crianças e à importância do trabalho em equipa e cooperação com as famílias.ABSTRACT Professional and research learning developed in the module of Supervised Professional Practice II, that comprised an internship of four months in a public kindergarten, is reported here. Two aims were attempted: to develop a reflexive analysis on my pedagogical intervention; and to investigate whether “playing with words” may favour the development of phonological and morphological awarenesses, revealing knowledge that children are already sensitive to and knowledge that can be further enhanced. A qualitative, research-action, methodology was used. Play activities derived from storybook telling, from informal dialogs between children and preschool staff and from interacting with pedagogical tools specifically designed for the study’s purpose were used. The whole group of children were involved. Field notes were the main tool to collect data. Its analysis showed that children consolidated phonological knowledge namely associated to rhyme and syllable awareness and acquired morphological knowledge related to manipulating and interpreting base, flexional and derivational morphemes, in real words and in pseudowords. Two conclusions are proposed. First, that promoting intentional strategies for children´s linguistic development, is paramount. Second, that the whole of theoretical and practical knowledge were important for the development of a sense of professionality as a pre-school teacher, more sensitive to the specificity of socio-educational contexts, more effective in curriculum management, more attentive to children´s emotional regulation needs, to the relevance of team-work and to cooperating with families.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, JoãoRCIPLFerreira, Ana Maria de Jesus2021-02-11T16:08:13Z2020-05-282020-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12822TID:202628329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:50.551269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolar
title Como podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolar
spellingShingle Como podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolar
Ferreira, Ana Maria de Jesus
Consciência fonológica
Consciência morfológica
Educação pré-escolar
Brincar com as palavras
Playing with words
Phonological awareness
Morphological awareness
Pré-school education
title_short Como podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolar
title_full Como podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolar
title_fullStr Como podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Como podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolar
title_sort Como podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolar
author Ferreira, Ana Maria de Jesus
author_facet Ferreira, Ana Maria de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Maria de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência fonológica
Consciência morfológica
Educação pré-escolar
Brincar com as palavras
Playing with words
Phonological awareness
Morphological awareness
Pré-school education
topic Consciência fonológica
Consciência morfológica
Educação pré-escolar
Brincar com as palavras
Playing with words
Phonological awareness
Morphological awareness
Pré-school education
description Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-28
2020-05-28T00:00:00Z
2021-02-11T16:08:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12822
TID:202628329
url http://hdl.handle.net/10400.21/12822
identifier_str_mv TID:202628329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478347866112