“A beleza é a melhor carta de recomendação” : Associação da beleza com julgamentos de credibilidade a um nível implícito e explícito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Joana José de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3833
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_3c25359bb5ab1524243e90f4d34e987c
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3833
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “A beleza é a melhor carta de recomendação” : Associação da beleza com julgamentos de credibilidade a um nível implícito e explícitoAtractividadeHeurísticaImplícitoExplicitoAttractivenessHeuristicImplicitExplicitDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioCom o objectivo de demonstrar que a associação entre a beleza e a positividade reflecte uma crença de que uma fonte atractiva associa-se à dimensão de credibilidade, reflectindo uma heurística que apenas se processa a um nível implícito, procedeu-se à realização de uma medida implícita (Stroop) e uma explicita que manipulassem a atractividade e a sua relação com palavras de credibilidade e com palavras não relacionadas com credibilidade. Construi-se também uma tarefa que acedesse às atitudes dos sujeitos relativamente à qualidade de produtos. Os dados sugerem que os sujeitos associam a atractividade com credibilidade quer implicitamente quer explicitamente e que não realizam o oposto para faces não atractivas. Os dados demonstram também que implicitamente os sujeitos adoptam respostas com base na valência das palavras, sendo porém no caso de fontes atractivas também influenciados por este tipo de fonte. Explicitamente os sujeitos continuam a ser influenciados pela valência, associando mais palavras positivas a qualquer uma das fontes. Para além disso parece haver indícios que os sujeitos são influenciados por esta manipulação de estímulos nas suas atitudes, ao classificarem produtos, com maior qualidade quando associados a faces atractivas e menor quando associados a faces não atractivas. Assim os sujeitos utilizam a atractividade como um “atalho” podendo servir como heurística, associando a beleza não só a características mais positivas mas à própria dimensão de credibilidade, quer implicitamente quer explicitamente. Porém os dados sugerem que esta crença não é bidireccional, pois os sujeitos não realizam o oposto para faces não atractivas.ABSTRACT: This research try to demonstrate that the relation between beauty and positivity reflects the belief that an attractive source links with credibility, and that reflect a heuristic, but only at and implicit level. For that it was built an implicit (Stroop) and explicit measure that manipulate this variable and its relation to credibility words and non-credibility words. It was also build a task to access the subject’s attitudes toward the quality of different products. Throughout the analysis that was developed, the data suggest that subjects associated attractiveness with credibility either implicitly or explicitly and do not perform the opposite sides to a non attractive faces on both tasks. The data also show that subjects are influenced implicitly by the valence of words, but also, in the case of attractive source, are influenced by that kind of face. Explicitly, the subjects continued to be influenced by the valence of the word, by associating more positive words with any kind of faces. It was also clear that the subjects are also influenced in their attitudes by this manipulation of the stimulus classifying products, with higher quality when they are related to an attractive face than when they are not. Therefore is possible infer that the subjects use attractiveness as a shortcut that can work as a heuristic, by associating beauty with more positive features and with de credibility dimension, either implicitly or explicitly. However the data suggest that this relation isn’t bidirectional, because the subjects didn’t demonstrate the opposite effect for non attractive faces.Garcia-Marques, TeresaRepositório do ISPAMello, Joana José de2015-07-13T17:12:08Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:38Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:42.027373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “A beleza é a melhor carta de recomendação” : Associação da beleza com julgamentos de credibilidade a um nível implícito e explícito
title “A beleza é a melhor carta de recomendação” : Associação da beleza com julgamentos de credibilidade a um nível implícito e explícito
spellingShingle “A beleza é a melhor carta de recomendação” : Associação da beleza com julgamentos de credibilidade a um nível implícito e explícito
Mello, Joana José de
Atractividade
Heurística
Implícito
Explicito
Attractiveness
Heuristic
Implicit
Explicit
title_short “A beleza é a melhor carta de recomendação” : Associação da beleza com julgamentos de credibilidade a um nível implícito e explícito
title_full “A beleza é a melhor carta de recomendação” : Associação da beleza com julgamentos de credibilidade a um nível implícito e explícito
title_fullStr “A beleza é a melhor carta de recomendação” : Associação da beleza com julgamentos de credibilidade a um nível implícito e explícito
title_full_unstemmed “A beleza é a melhor carta de recomendação” : Associação da beleza com julgamentos de credibilidade a um nível implícito e explícito
title_sort “A beleza é a melhor carta de recomendação” : Associação da beleza com julgamentos de credibilidade a um nível implícito e explícito
author Mello, Joana José de
author_facet Mello, Joana José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia-Marques, Teresa
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Joana José de
dc.subject.por.fl_str_mv Atractividade
Heurística
Implícito
Explicito
Attractiveness
Heuristic
Implicit
Explicit
topic Atractividade
Heurística
Implícito
Explicito
Attractiveness
Heuristic
Implicit
Explicit
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2015-07-13T17:12:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3833
url http://hdl.handle.net/10400.12/3833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130078281465856