As atitudes implícito/explícitas dos educadores diante de educandos com deficiência em sala de aula regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaião, Célia Regina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22650
Resumo: Processo mental e experiência mental diferem entre si. O primeiro é a operação da mente, o segundo é a vida subjetiva que emerge dessa operação. Na avaliação social, as atitudes implícitas e explícitas expressam esta distinção, onde a natureza das respostas dadas podem ser controladas ou inconscientes, dependendo da intencionalidade ou do propósito de quem as direciona. Estudos prévios mostram uma discrepância entre o que é explicitado por meio de questionários e o que é verificado inconscientemente por meio de teste computadorizado com relação a questões relacionadas a crenças, etnia, gênero, entre outros (Greenwald et al. 1998 e 2002; Jost et al., 2004 e Nosek & Smyth, 2007). O presente estudo tem como objetivo investigar as atitudes inconscientes do professor que é um elemento fundamental na construção do conhecimento, frente a seu aluno com deficiência em sala de aula regular, por meio de um teste de associação implícita (TAI) sobre deficiência. Para isso, foi realizada uma adaptação no TAI desenvolvido por Nosek. Por meio desse teste, o autor demonstra a existência de divergências entre o que é verbalizado e o que está implícito (consciente versus inconsciente). O teste é baseado na ordenação de estímulos que representam quatro conceitos apresentados de forma congruente ou incongruente. Quarenta professores que têm em sua sala de aula crianças com deficiência responderam a um TAI. Este teste contem 4 categorias (bom, mau, com deficiência e sem deficiência) e a tarefa dos participantes é de julgar qual a categoria correspondente a uma foto ou uma palavra apresentadas no centro da tela; é composto de blocos de julgamento: 1-Bom-Mau; 2-Com Deficiência-Sem Deficiência; 3- pareamento Bome Sem Deficiência versus Mau e Com Deficiência; 4- pareamento Bom e Com Deficiência versus Mau e Sem Deficiência. Manova revelou efeito significativo para total de acertos e tempo de reação (p<0,0001 e 0,00001, respectivamente). Análise post hoc, com teste Fischer LSD, revelou efeito significativo para a situação de julgamento das fotos de deficiência no bloco Bom e Com Deficiência versus Mau e Sem Deficiência. Apesar de um posicionamento explícito de não-preconceito com relação às deficiências, o desempenho do professor foi prejudicado quando a tarefa introduzia um elemento de conflito Bom e Com Deficiência. Tal achado revela que, mesmo que de forma não-consciente, o olhar dos educadores diferencia de maneira preconceituosa pessoas com deficiência.
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O presente estudo tem como objetivo investigar as atitudes inconscientes do professor que é um elemento fundamental na construção do conhecimento, frente a seu aluno com deficiência em sala de aula regular, por meio de um teste de associação implícita (TAI) sobre deficiência. Para isso, foi realizada uma adaptação no TAI desenvolvido por Nosek. Por meio desse teste, o autor demonstra a existência de divergências entre o que é verbalizado e o que está implícito (consciente versus inconsciente). O teste é baseado na ordenação de estímulos que representam quatro conceitos apresentados de forma congruente ou incongruente. Quarenta professores que têm em sua sala de aula crianças com deficiência responderam a um TAI. Este teste contem 4 categorias (bom, mau, com deficiência e sem deficiência) e a tarefa dos participantes é de julgar qual a categoria correspondente a uma foto ou uma palavra apresentadas no centro da tela; é composto de blocos de julgamento: 1-Bom-Mau; 2-Com Deficiência-Sem Deficiência; 3- pareamento Bome Sem Deficiência versus Mau e Com Deficiência; 4- pareamento Bom e Com Deficiência versus Mau e Sem Deficiência. Manova revelou efeito significativo para total de acertos e tempo de reação (p<0,0001 e 0,00001, respectivamente). Análise post hoc, com teste Fischer LSD, revelou efeito significativo para a situação de julgamento das fotos de deficiência no bloco Bom e Com Deficiência versus Mau e Sem Deficiência. Apesar de um posicionamento explícito de não-preconceito com relação às deficiências, o desempenho do professor foi prejudicado quando a tarefa introduzia um elemento de conflito Bom e Com Deficiência. Tal achado revela que, mesmo que de forma não-consciente, o olhar dos educadores diferencia de maneira preconceituosa pessoas com deficiência.Mental process and mental experience differ between each other. The first one is the operation of the mind, and the second is the subjective life that emerges from this operation. In social evaluation, the implicit and explicit attitudes express this distinction, where the nature of the given answers can be controlled or unconscious depending on the intention or the purpose from whom directs them. Previous studies show a discrepancy between what is clearly expressed by questionnaires and what is unconsciously verified by computerized test concerning issues related to beliefs, ethnicity, gender, among others (Greenwald et al. 1998 and 2002, Jost et al., 2004 and Nosek & Smyth, 2007).The present study aims to investigate the teacher s unconscious attitudes, who is a basic element in the construction of the knowledge, facing deficient students in regular classroom, through an implicit association test (IAT) on deficiency. For this, an adaptation in IAT developed for Nosek was carried out. Through this test, the author demonstrates the existence of divergences between what is told and what is implicit (consciousness versus unconsciousness). The test is based on ordinance of stimulations, representing four concepts presented in a congruent or an incongruent way. Forty teachers who have in their classroom deficient children had answered to one IAT. This test contained four categories (good, bad, with deficiency and without deficiency) and the participants task is to judge which is the category corresponding to a presented photo or word in the center of the screen; it is made of the following judgment blocks: 1-GOOD-BAD; 2-WITH DEFICIÊNCIA-SEM DEFICIENCY; 3- GOOD parameter and WITHOUT DEFICIENCY versus BAD AND WITH DEFICIENCY; 4- GOOD parameter and WITH DEFICIENCY versus BAD AND WITHOUT DEFICIENCY. MANOVA disclosed significant effect for total of right answers and time of reaction (p<0,0001 e 0,00001, respectively). Analysis post hoc with Fischer LSD test, disclosed significant effect for the judgment of the photos with deficiency in the GOOD and WITH DEFICIENCY block versus BAD AND WITHOUT DEFICIENCY block. In spite of an explicit positioning of non-prejudice regarding deficiencies, the teacher s performance was damaged when the task introduced an element of conflict - GOOD and WITH DEFICIENCY. Such discovery reveals that, even on an unconscious way, the look of the educators differs in a prejudiced way people with deficiency.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22650porUniversidade Presbiteriana Mackenzieimplícito-explícitoteste de associação implícitapreconceitoinclusãoimplicit-explicitimplicit association testprejudiceinclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4006/Celia%20Regina%20Gaiao.pdf.jpgAs atitudes implícito/explícitas dos educadores diante de educandos com deficiência em sala de aula regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESanta-rosa, Ednilton Joséhttp://lattes.cnpq.br/8015691551128947Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedohttp://lattes.cnpq.br/4118225365370155BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALCelia Regina Gaiao.pdfCelia Regina Gaiao.pdfapplication/pdf1729195https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/42f7e8e0-92e5-44b5-b1dd-51d6a452c579/downloade1d3b0736f40e2139b6130f714dd06d2MD51TEXTCelia Regina Gaiao.pdf.txtCelia Regina Gaiao.pdf.txtExtracted texttext/plain177254https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/63dadc3e-1662-40a2-86de-93daf4fe4230/downloadf1d463e2df1517c63c80b28a7e5170b1MD52THUMBNAILCelia Regina Gaiao.pdf.jpgCelia Regina Gaiao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9730b09a-2a40-42db-93d6-53a018dd68c2/download156822acca8c963a77af6f07b8b67305MD5310899/226502022-03-14 15:42:57.384oai:dspace.mackenzie.br:10899/22650https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:42:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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