O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Maria Teresa dos Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/5146
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Artística, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2005
id RCAP_3c3214a29b8f7f9f78edb776aaa8c8b7
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógicaEducaçãoFilosofiaJogo teatralDissertação de mestrado, Educação Artística, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2005A presente dissertação tem como objectivo aplicar os jogos teatrais ao ensino e aprendizagem da filosofia. A experiência foi realizada na Escola Secundária Tomás Cabreira, na cidade de Faro, no ano lectivo de 2004-2005, com uma turma do 10º ano de escolaridade do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. O presente trabalho está dividido em duas partes: a primeira tem como objectivo explorar novas possibilidades teóricas e metodológicas para a prática educativa da filosofia. No primeiro capítulo, exponho alguns aspectos da pedagogia de Paulo Freire, que motivaram a minha pesquisa; apresento a proposta de Langón sobre o ensino da filosofia a partir de «actividades de sensibilização» próprias ao filosofar e problematizo as teorias filosóficas sobre o papel do jogo na educação, a natureza da poesia e o conceito de espectáculo, no contexto da filosofia platónica e aristotélica; no segundo capítulo, apresento dois métodos de ensino de teatro, através de jogos teatrais, desenvolvidos por Viola Spolin e Augusto Boal, destacando os conceitos e as técnicas que considero serem aplicáveis à prática filosófica. Na segunda parte, sistematizo, no primeiro capítulo, os conceitos e os procedimentos operacionais da estrutura das aulas e, no segundo capítulo, descrevo a prática pedagógica com os jogos teatrais na construção do diálogo filosófico. Na conclusão, analiso os resultados da experiência a partir das minhas observações e das avaliações escritas pelos/as alunos/as, destacando o valor educativo dos jogos teatrais na formação de um grupo cooperante e consciente dos direitos de cidadania e democracia.Vasques, Maria Eugénia Miranda AfonsoSapientiaHenriques, Maria Teresa dos Santos2014-09-30T10:35:10Z200620052006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/5146porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:16:21Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:58:17.038822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica
title O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica
spellingShingle O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica
Henriques, Maria Teresa dos Santos
Educação
Filosofia
Jogo teatral
title_short O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica
title_full O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica
title_fullStr O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica
title_full_unstemmed O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica
title_sort O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica
author Henriques, Maria Teresa dos Santos
author_facet Henriques, Maria Teresa dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasques, Maria Eugénia Miranda Afonso
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Maria Teresa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Jogo teatral
topic Educação
Filosofia
Jogo teatral
description Dissertação de mestrado, Educação Artística, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2005
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2006
2006-01-01T00:00:00Z
2014-09-30T10:35:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/5146
url http://hdl.handle.net/10400.1/5146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133198688452608