O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/5146 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação Artística, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2005 |
id |
RCAP_3c3214a29b8f7f9f78edb776aaa8c8b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5146 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógicaEducaçãoFilosofiaJogo teatralDissertação de mestrado, Educação Artística, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2005A presente dissertação tem como objectivo aplicar os jogos teatrais ao ensino e aprendizagem da filosofia. A experiência foi realizada na Escola Secundária Tomás Cabreira, na cidade de Faro, no ano lectivo de 2004-2005, com uma turma do 10º ano de escolaridade do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. O presente trabalho está dividido em duas partes: a primeira tem como objectivo explorar novas possibilidades teóricas e metodológicas para a prática educativa da filosofia. No primeiro capítulo, exponho alguns aspectos da pedagogia de Paulo Freire, que motivaram a minha pesquisa; apresento a proposta de Langón sobre o ensino da filosofia a partir de «actividades de sensibilização» próprias ao filosofar e problematizo as teorias filosóficas sobre o papel do jogo na educação, a natureza da poesia e o conceito de espectáculo, no contexto da filosofia platónica e aristotélica; no segundo capítulo, apresento dois métodos de ensino de teatro, através de jogos teatrais, desenvolvidos por Viola Spolin e Augusto Boal, destacando os conceitos e as técnicas que considero serem aplicáveis à prática filosófica. Na segunda parte, sistematizo, no primeiro capítulo, os conceitos e os procedimentos operacionais da estrutura das aulas e, no segundo capítulo, descrevo a prática pedagógica com os jogos teatrais na construção do diálogo filosófico. Na conclusão, analiso os resultados da experiência a partir das minhas observações e das avaliações escritas pelos/as alunos/as, destacando o valor educativo dos jogos teatrais na formação de um grupo cooperante e consciente dos direitos de cidadania e democracia.Vasques, Maria Eugénia Miranda AfonsoSapientiaHenriques, Maria Teresa dos Santos2014-09-30T10:35:10Z200620052006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/5146porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:16:21Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:58:17.038822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica |
title |
O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica |
spellingShingle |
O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica Henriques, Maria Teresa dos Santos Educação Filosofia Jogo teatral |
title_short |
O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica |
title_full |
O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica |
title_fullStr |
O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica |
title_full_unstemmed |
O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica |
title_sort |
O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica |
author |
Henriques, Maria Teresa dos Santos |
author_facet |
Henriques, Maria Teresa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasques, Maria Eugénia Miranda Afonso Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Maria Teresa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofia Jogo teatral |
topic |
Educação Filosofia Jogo teatral |
description |
Dissertação de mestrado, Educação Artística, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2005 |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2006 2006-01-01T00:00:00Z 2014-09-30T10:35:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/5146 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/5146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133198688452608 |