Como a sustentabilidade influencia o comportamento de compra dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Mariana Henriques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21628
Resumo: Os hábitos da sociedade e as suas preocupações têm sofrido algumas alterações nos últimos tempos. Enquanto consumidores temos uma maior consciência do impacto da nossa pegada ambiental. Esta consciencialização levou a um novo padrão que rege a sociedade e as empresas, assistindo-se a um aumento da preocupação ambiental por parte dos governos, empresas, associações e organizações. Assim sendo, o objetivo principal deste estudo é perceber como a sustentabilidade influencia o comportamento de compra dos consumidores. Perante isto, coloca-se a questão primordial desta dissertação – “A sustentabilidade influencia o comportamento de compra do consumidor nos produtos de cosmética?”. A fim de reunir informação sobre o tema, realizou-se uma extensa pesquisa sobre sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, marketing sustentável, comportamento do consumidor, características e fatores que influenciam o seu comportamento de compra, o processo de decisão, o mercado de cosmética, os impactos socioeconómicos da indústria, e por fim, a sustentabilidade ambiental dos produtos cosméticos. Para além da pesquisa existiu a realização de um inquérito online, que contou com uma amostra de 252 participantes. Este estudo permitiu concluir que existe uma clara perceção sobre temas sustentáveis, e que a maioria da amostra toma decisões ambientalmente conscientes. No entanto, permitiu chegar à conclusão de que o preço ainda tem uma maior influência comparativamente ao impacto ambiental do produto na tomada de decisão. Assim sendo, este estudo permite concluir que ainda existe um longo percurso a percorrer para que a sustentabilidade influencie por completo as decisões de compra dos consumidores.
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