A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDONÇA, Frank Junio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55518
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência da percepção de valor das ações de marketing verde praticadas pelas empresas do segmento de cosméticos na intenção de compra sustentável dos consumidores do agreste pernambucano. Para isso, foi necessário conhecer como o marketing verde exerce influência na percepção de valor e na intenção de compra de consumidores de cosméticos sustentáveis; investigar a influência da percepção de valor no ceticismo verde e na eficácia percebida; verificar como o ceticismo verde influencia na intenção de compra; e, por fim, compreender a influência da eficácia percebida na intenção de compra de cosméticos sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa, no que se refere aos objetivos se classifica como uma pesquisa descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 57 questões fechadas, em uma amostra de 223 respondentes. As respostas foram tratadas através do software SPSS, a fim de verificar a correlação entre as variáveis investigadas e realizar uma análise fatorial exploratória. Verificou-se a correlação entre os itens e a confiabilidade das escalas utilizadas, havendo consistência satisfatória com alfa de Cronbach acima de 0,7 em todos elas. Os resultados apresentam que a única hipótese não suportada do modelo conceitual foi a de que o ceticismo verde exerce influência negativa na intenção de compra de cosméticos sustentáveis (H3a). Assim, foram confirmadas as hipóteses de que o marketing verde influencia positivamente a percepção de valor e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis, assim como a eficácia percebida é influenciada de maneira positiva pela percepção de valor. Foi também confirmado que a percepção de valor influencia negativamente o ceticismo verde, e a eficácia percebida positivamente a intenção de compra de cosméticos sustentáveis.
id UFPE_c4030fae5baa781002f51c741769f92b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/55518
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MENDONÇA, Frank Juniohttp://lattes.cnpq.br/2830387227760366http://lattes.cnpq.br/6893001614570105GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto2024-03-20T14:31:01Z2024-03-20T14:31:01Z2023-12-20MENDONÇA, Frank Junio. A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis: um estudo com os consumidores do agreste pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55518O presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência da percepção de valor das ações de marketing verde praticadas pelas empresas do segmento de cosméticos na intenção de compra sustentável dos consumidores do agreste pernambucano. Para isso, foi necessário conhecer como o marketing verde exerce influência na percepção de valor e na intenção de compra de consumidores de cosméticos sustentáveis; investigar a influência da percepção de valor no ceticismo verde e na eficácia percebida; verificar como o ceticismo verde influencia na intenção de compra; e, por fim, compreender a influência da eficácia percebida na intenção de compra de cosméticos sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa, no que se refere aos objetivos se classifica como uma pesquisa descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 57 questões fechadas, em uma amostra de 223 respondentes. As respostas foram tratadas através do software SPSS, a fim de verificar a correlação entre as variáveis investigadas e realizar uma análise fatorial exploratória. Verificou-se a correlação entre os itens e a confiabilidade das escalas utilizadas, havendo consistência satisfatória com alfa de Cronbach acima de 0,7 em todos elas. Os resultados apresentam que a única hipótese não suportada do modelo conceitual foi a de que o ceticismo verde exerce influência negativa na intenção de compra de cosméticos sustentáveis (H3a). Assim, foram confirmadas as hipóteses de que o marketing verde influencia positivamente a percepção de valor e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis, assim como a eficácia percebida é influenciada de maneira positiva pela percepção de valor. Foi também confirmado que a percepção de valor influencia negativamente o ceticismo verde, e a eficácia percebida positivamente a intenção de compra de cosméticos sustentáveis.CAPESThe general objective of this study is to analyze the influence of the perception of value of green marketing actions carried out by companies in the cosmetics segment on the sustainable purchase intention of consumers in rural Pernambuco. To achieve this, it was necessary to know how green marketing influences the perception of value and purchase intention of consumers of sustainable cosmetics; investigate the influence of value perception on green skepticism and perceived effectiveness; verify how green skepticism influences purchase intention; and, finally, understand the influence of perceived effectiveness on the intention to purchase sustainable cosmetics. This is an applied research with a quantitative approach, not that referring to the objectives is classified as descriptive research. A questionnaire with 57 closed questions was used as a data collection instrument, from a sample of 223 respondents. The responses were processed using SPSS software, in order to verify transparency between the investigated variables and perform an exploratory factor analysis. The clarity between the items and the reliability of the scales used were verified, with guaranteed consistency with Cronbach's alpha above 0.7 in all of them. The results show that the only unsupported hypothesis of the conceptual model was that green skepticism has a negative influence on the intention to purchase sustainable cosmetics (H3a). Thus, the hypotheses were confirmed that green marketing certainly influenced the perception of value and the intention to purchase safe cosmetics, just as perceived effectiveness is positively influenced by the perception of value. It was also confirmed that the perception of value influences levels of green skepticism, and the positively perceived effectiveness influences the intention to purchase sustainable cosmetics.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing ecológicoComportamento do consumidorComprasCosméticosSustentabilidadeA influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdfDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdfapplication/pdf1193047https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf701710f1b7bb331619f5ab07e2bb126bMD51TEXTDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdf.txtDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdf.txtExtracted texttext/plain214637https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf.txt239282cc2e520b8bbb7b00698fd67d3aMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf.jpge9e41797f11644f322b236d0848dfe00MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/555182024-03-21 02:23:02.445oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-03-21T05:23:02Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano
title A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano
spellingShingle A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano
MENDONÇA, Frank Junio
Marketing ecológico
Comportamento do consumidor
Compras
Cosméticos
Sustentabilidade
title_short A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano
title_full A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano
title_fullStr A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano
title_full_unstemmed A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano
title_sort A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano
author MENDONÇA, Frank Junio
author_facet MENDONÇA, Frank Junio
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2830387227760366
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6893001614570105
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDONÇA, Frank Junio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto
contributor_str_mv GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing ecológico
Comportamento do consumidor
Compras
Cosméticos
Sustentabilidade
topic Marketing ecológico
Comportamento do consumidor
Compras
Cosméticos
Sustentabilidade
description O presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência da percepção de valor das ações de marketing verde praticadas pelas empresas do segmento de cosméticos na intenção de compra sustentável dos consumidores do agreste pernambucano. Para isso, foi necessário conhecer como o marketing verde exerce influência na percepção de valor e na intenção de compra de consumidores de cosméticos sustentáveis; investigar a influência da percepção de valor no ceticismo verde e na eficácia percebida; verificar como o ceticismo verde influencia na intenção de compra; e, por fim, compreender a influência da eficácia percebida na intenção de compra de cosméticos sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa, no que se refere aos objetivos se classifica como uma pesquisa descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 57 questões fechadas, em uma amostra de 223 respondentes. As respostas foram tratadas através do software SPSS, a fim de verificar a correlação entre as variáveis investigadas e realizar uma análise fatorial exploratória. Verificou-se a correlação entre os itens e a confiabilidade das escalas utilizadas, havendo consistência satisfatória com alfa de Cronbach acima de 0,7 em todos elas. Os resultados apresentam que a única hipótese não suportada do modelo conceitual foi a de que o ceticismo verde exerce influência negativa na intenção de compra de cosméticos sustentáveis (H3a). Assim, foram confirmadas as hipóteses de que o marketing verde influencia positivamente a percepção de valor e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis, assim como a eficácia percebida é influenciada de maneira positiva pela percepção de valor. Foi também confirmado que a percepção de valor influencia negativamente o ceticismo verde, e a eficácia percebida positivamente a intenção de compra de cosméticos sustentáveis.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-20T14:31:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-20T14:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDONÇA, Frank Junio. A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis: um estudo com os consumidores do agreste pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55518
identifier_str_mv MENDONÇA, Frank Junio. A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis: um estudo com os consumidores do agreste pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv PPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
701710f1b7bb331619f5ab07e2bb126b
239282cc2e520b8bbb7b00698fd67d3a
e9e41797f11644f322b236d0848dfe00
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310762432036864