Formação continuada em professores de educação física da Secretaria Municipal de Educação de Maceió-Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cláudia Rejane Cavalcante
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3216
Resumo: Enquadramento:A formação continuada é entendida como a formação recebida por for-mandos já profissionalizados e com uma vida ativa, tendo como base a adaptação contínua para a mudança de conhecimentos, técnicas e condições de trabalho, melhorando as quali-ficações profissionais e, por conseguinte, a sua promoção profissional e social. Objetivos: O objetivo geral foi avaliar o impacto do programa de formação continuada, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AL aos professores de educa-ção física, no período de 2005 a 2011. Os objetivos específicos foram:caracterizar o perfil do grupo pesquisado, compreender os itinerários formativos e identificar os principais fato-res profissionais e sociais na formação realizada. Métodos: Realizamos um estudo transversal descritivo de natureza quantitativa, com a seleção dos participantes elaborada com base no rol das unidades escolares que atendem a educação básica. A amostra final foi de 48 professores licenciados e concursados na área de educação física, por amostragem baseada em agrupamento e com aplicação de questio-nários de perguntas fechadas e abertas para coleta de dados, revelando: qual a modalidade de formação preferida, a participação do professor no programa de formação, principais motivações para participação, principais efeitos alcançados e qual a satisfação na formação realizada. Resultados: Entre as modalidades de formação analisadas a preferida foi a ‘oficina’com uma percentagem de 42,35%, seguida pelo ‘círculos de estudo’ com 24,71%. Os motivos referidos como muito importante pelos professores para a participação na formação foram os ‘emancipatórios’ com 66,67% e logo após motivos ‘pedagógicos’em 54,17%. Os três principais aspectos positivos na formação, mencionados pelos participantes foram a quali-dade do formador (16,60%), partilhar experiências (15,35%) e conviver/recordar colegas (14,11%). Quanto aos aspectos negativos indicados apontam duração da formação (22,58%), horário da formação (20,43%) e local da formação (15,05%). O grau de satisfa-ção quanto as dimensões exploradas (instrução, gestão/organização, clima relacional e dis-ciplina) na formação os professores encontram-se satisfeitos variando entre 43,75% e 66,67% para os diferentes itens das dimensões. Conclusão: Considerações finais apontam a frequência maior do género feminino, os pro-fessores com experiência profissional de 15 a 29 anos de atuação no magistério, e vincula-ção expressiva com outra instituição de ensino. Quanto aos itinerários formativos elegeram a modalidade formativa oficina como a preferida; quanto aos aspectos positivos valoriza-ram a qualidade do formador e negativo a duração da formação. Principalmente nas dimensões de instrução e gestão/organização da prática docente. A formação continuada da SEMED contribuiu satisfatoriamente para a prática educativa dos professores de educação física ao longo deste período. Palavras-chave: Formação continuada, educação física, professor.
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Os objetivos específicos foram:caracterizar o perfil do grupo pesquisado, compreender os itinerários formativos e identificar os principais fato-res profissionais e sociais na formação realizada. Métodos: Realizamos um estudo transversal descritivo de natureza quantitativa, com a seleção dos participantes elaborada com base no rol das unidades escolares que atendem a educação básica. A amostra final foi de 48 professores licenciados e concursados na área de educação física, por amostragem baseada em agrupamento e com aplicação de questio-nários de perguntas fechadas e abertas para coleta de dados, revelando: qual a modalidade de formação preferida, a participação do professor no programa de formação, principais motivações para participação, principais efeitos alcançados e qual a satisfação na formação realizada. Resultados: Entre as modalidades de formação analisadas a preferida foi a ‘oficina’com uma percentagem de 42,35%, seguida pelo ‘círculos de estudo’ com 24,71%. Os motivos referidos como muito importante pelos professores para a participação na formação foram os ‘emancipatórios’ com 66,67% e logo após motivos ‘pedagógicos’em 54,17%. Os três principais aspectos positivos na formação, mencionados pelos participantes foram a quali-dade do formador (16,60%), partilhar experiências (15,35%) e conviver/recordar colegas (14,11%). Quanto aos aspectos negativos indicados apontam duração da formação (22,58%), horário da formação (20,43%) e local da formação (15,05%). O grau de satisfa-ção quanto as dimensões exploradas (instrução, gestão/organização, clima relacional e dis-ciplina) na formação os professores encontram-se satisfeitos variando entre 43,75% e 66,67% para os diferentes itens das dimensões. Conclusão: Considerações finais apontam a frequência maior do género feminino, os pro-fessores com experiência profissional de 15 a 29 anos de atuação no magistério, e vincula-ção expressiva com outra instituição de ensino. Quanto aos itinerários formativos elegeram a modalidade formativa oficina como a preferida; quanto aos aspectos positivos valoriza-ram a qualidade do formador e negativo a duração da formação. Principalmente nas dimensões de instrução e gestão/organização da prática docente. A formação continuada da SEMED contribuiu satisfatoriamente para a prática educativa dos professores de educação física ao longo deste período. Palavras-chave: Formação continuada, educação física, professor.Abstract Background: Continued education is understood as the training received by graduates already professionalized and an active life, based on the continuous adaptation to changing knowledge, skills and working conditions, improving professional qualifications and to consequently their professional and social promotion. Objectives: The overall objective was to evaluate the impact of the continuing education program offered by the Municipal Maceió-AL education to physical education teachers in the period 2005-2011. The specific objectives were: to characterize the profile of the group studied, understanding the formation processes and identify key professional and social factors in the formation performed. Methods: We performed a cross sectional study of a quantitative nature, with the selection of participants which is based on the list of school units that cater to basic education. The final sample of 48 licensed teachers and gazetted in the physical education area, cluster-based sampling and questionnaires of closed and open questions to collect data, revealing: what is the mode preferred formation, the participation of the teacher in training program, main motivations for involvement, the main effects achieved and what satisfaction in train-ing performed. Results: Among the forms of training analyzed the favorite was the 'oficina'com a percent-age of 42.35%, followed by' study circles' with 24.71%. The reasons referred to as very important for teachers to participate in training were the 'emancipatory' with 66,67% and soon after reasons' pedagógicos'em 54.17%. The three main positive aspects in training, mentioned by the participants were the quality of the trainer (16.60%), share experiences (15.35%) and live / remind colleagues (14.11%). As for the negative aspects indicated link length of training (22.58%), training schedule (20.43%) and local training (15.05%). The degree of satisfaction as the exploited dimensions (education, management / organization, relational climate and discipline) in training teachers are satisfied ranging between 43.75% and 66.67% for the different items of the dimensions. Conclusion: Conclusions point the frequency higher than females, teachers with profes-sional experience 15-29 years of experience in teaching, and significant connection with another educational institution. As for training itineraries elected the training workshop as the preferred mode; as the positive aspects valued the quality of the trainer and negative duration of the training. Especially in the educational dimensions and management / organ-ization of teaching practice. The continuing education of SEMED satisfactorily contributed to the educational practice of physical education teachers throughout this period. Keywords: Continuing education, physical education, teacher.Pereira, Carlos Manuel FigueiredoAmaral, Maria Odete PereiraSilva, Amaurí Aluísio daRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLima, Cláudia Rejane Cavalcante2018-10-01T00:30:10Z2015-10-012015-08-242015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3216TID:201176149porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:33Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:16.713785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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