A revisão dos anos de 1950 no urbanismo e arquitetura do Douro Internacional: Barrocal do Douro, Miranda do Douro, Cardal do Douro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12826 |
Resumo: | Os Complexos das Hidroelétricas do Douro Internacional, em Barrocal do Douro, Miranda do Douro e Cardal do Douro são o objeto de estudo desta Dissertação. Estes aglomerados, projetados e construídos de raiz no início da década de 50, num território livre de intervenções humanas, no seu urbanismo e edifícios colaboraram diversos arquitetos, dos quais se destacam o Arquiteto João Archer de Carvalho, o Arquiteto Manuel Nunes de Almeida e o Arquiteto Rogério Ramos. A problemática, surge, quando este legado é apontado como sendo grande exemplo (manifesto) da Revisão do Movimento Moderno em Portugal, o que estava a ser revisto Internacionalmente. Revisto pelos Arquitetos de Ideologia Liberal que interpretavam a discussão formal e ideológica dos Cânones do Movimento Moderno e da Carta de Atenas, revia-se portanto, Urbanística e Arquitetonicamente. Os Casos de Estudo são apontados como modelos, mas não são clarificados, os aspetos, transformações, bases de atuação e práticas que possam identificar e aferir essa mesma confirmação. Desta forma, a presente dissertação, aponta para uma reflexão sobre a introdução e revisão do Movimento Moderno em Portugal, com o intuito de analisar e avaliar os casos de estudo como sendo locais pioneiros na introdução da sua revisão. Dando resposta à problemática, identificam-se os suportes e causas que permitiram aos Arquitetos a opção e prática crítica do Movimento Moderno. São definidos os aspetos que confirmam nos casos de estudo essa mesma revisão, estabelecendo e identificando a configuração de matrizes morfológicas e respetiva formação de processos de atuação que identificam o contributo Urbanístico em discussão, e, são definidos e identificados os instrumentos de ação e elementos estruturadores do pensamento e posição que determinam a prática Arquitetónica em debate. Metodologicamente, trata-se de uma investigação de Multicasos, utiliza técnicas de análise bibliográfica na recolha de dados para a composição do corpo teórico, suporte para conduzir a pesquisa e para definir indicadores de análise, que delimitaram a análise documental. O resultado é a informação (compilada em fichas de análise) para o desenvolvimento da análise à qual é elaborada a interpretação crítica, que, correlacionada com a fundamentação teórica, resulta nas considerações finais e na síntese critica. Esta Dissertação contribui para a clarificação da introdução da Revisão do Movimento Moderno em Portugal. Nos Complexos das Hidroelétricas do Douro Internacional confirma-se a síntese de uma operação e revisão no mais amplo campo do experimento formal, social e tecnológico na Arquitetura e Urbanismo nacional, por isso critica/o, por arquitetos com uma nova ideologia, ética e liberal, criticam e, dessa forma revêm e aplicam o Movimento Moderno, o que origina a transição do modelo Ortodoxo a Heterodoxo. À revisão, é contraposta, a mudança da estética da Máquina com os benefícios culturais, locais e individuais do utilizador específico. O que permite caminhar a par com os novos interesses baseados na superioridade dada ao espaço interno na sua conceção e apropriação e não da forma/volume, na integração de aspetos do tecido urbano de carateristicas culturais identificatórias de uma sociedade composta por indivíduos específicos, mais sociológica e humanista nas respostas aos programas dos edifícios, numa visão mais crítica dos modelos de referência internacional que não se conhece em Portugal, na mesma década. |
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A revisão dos anos de 1950 no urbanismo e arquitetura do Douro Internacional: Barrocal do Douro, Miranda do Douro, Cardal do DouroHidroelétricaBarrocal do DouroMiranda do DouroCardal do DouroModernismoOs Complexos das Hidroelétricas do Douro Internacional, em Barrocal do Douro, Miranda do Douro e Cardal do Douro são o objeto de estudo desta Dissertação. Estes aglomerados, projetados e construídos de raiz no início da década de 50, num território livre de intervenções humanas, no seu urbanismo e edifícios colaboraram diversos arquitetos, dos quais se destacam o Arquiteto João Archer de Carvalho, o Arquiteto Manuel Nunes de Almeida e o Arquiteto Rogério Ramos. A problemática, surge, quando este legado é apontado como sendo grande exemplo (manifesto) da Revisão do Movimento Moderno em Portugal, o que estava a ser revisto Internacionalmente. Revisto pelos Arquitetos de Ideologia Liberal que interpretavam a discussão formal e ideológica dos Cânones do Movimento Moderno e da Carta de Atenas, revia-se portanto, Urbanística e Arquitetonicamente. Os Casos de Estudo são apontados como modelos, mas não são clarificados, os aspetos, transformações, bases de atuação e práticas que possam identificar e aferir essa mesma confirmação. Desta forma, a presente dissertação, aponta para uma reflexão sobre a introdução e revisão do Movimento Moderno em Portugal, com o intuito de analisar e avaliar os casos de estudo como sendo locais pioneiros na introdução da sua revisão. Dando resposta à problemática, identificam-se os suportes e causas que permitiram aos Arquitetos a opção e prática crítica do Movimento Moderno. São definidos os aspetos que confirmam nos casos de estudo essa mesma revisão, estabelecendo e identificando a configuração de matrizes morfológicas e respetiva formação de processos de atuação que identificam o contributo Urbanístico em discussão, e, são definidos e identificados os instrumentos de ação e elementos estruturadores do pensamento e posição que determinam a prática Arquitetónica em debate. Metodologicamente, trata-se de uma investigação de Multicasos, utiliza técnicas de análise bibliográfica na recolha de dados para a composição do corpo teórico, suporte para conduzir a pesquisa e para definir indicadores de análise, que delimitaram a análise documental. O resultado é a informação (compilada em fichas de análise) para o desenvolvimento da análise à qual é elaborada a interpretação crítica, que, correlacionada com a fundamentação teórica, resulta nas considerações finais e na síntese critica. Esta Dissertação contribui para a clarificação da introdução da Revisão do Movimento Moderno em Portugal. Nos Complexos das Hidroelétricas do Douro Internacional confirma-se a síntese de uma operação e revisão no mais amplo campo do experimento formal, social e tecnológico na Arquitetura e Urbanismo nacional, por isso critica/o, por arquitetos com uma nova ideologia, ética e liberal, criticam e, dessa forma revêm e aplicam o Movimento Moderno, o que origina a transição do modelo Ortodoxo a Heterodoxo. À revisão, é contraposta, a mudança da estética da Máquina com os benefícios culturais, locais e individuais do utilizador específico. O que permite caminhar a par com os novos interesses baseados na superioridade dada ao espaço interno na sua conceção e apropriação e não da forma/volume, na integração de aspetos do tecido urbano de carateristicas culturais identificatórias de uma sociedade composta por indivíduos específicos, mais sociológica e humanista nas respostas aos programas dos edifícios, numa visão mais crítica dos modelos de referência internacional que não se conhece em Portugal, na mesma década.Abstract: The Hydro-electric power station compounds of the international Douro in Barrocal do Douro, Miranda do Douro e Cardal do Douro are the main object of this study on this dissertation. These clusters, designed and built from ground up at the beginning of the 50’s, in territory that were free from human intervention, from their urban planning to its architectural conception, was a collaboration from several, from those stand Architect João Archer de Carvalho, o Architect Manuel Nunes de Almeida e o Architect Rogério Ramos. The problematical matter, comes up when this legacy is printed as being the first great example (manifest) of the Modernist Movement Revision in Portugal, which was being reviewed internationally. Reviewed by Liberal Architect whom interpreted the formal and ideological discussion of the Modernist Movement canons and the Athens Charter, in the areas of Urbanism and Architecture. The two cases of study are set as models, although are tot clarified, the aspects, transformations, methods and practices that con identify and evaluate this confirmation itself. In this way, the presented dissertation, leads to a reflection about the introduction and revision of the Modernist Movement in Portugal, with the goal of analyze and evaluate the case cases of study as pioneer places in the introduction of its revision. In response to que problematical matter, the foundation and the causes that provided the Architect with the option and practical critic of the Modernist Movement are identified. Aspects that confirm this same revision on the cases of study are defined, while establishing and identifying morphological matrix configurations and their actuation process formation that identify the Urbanistic knowledge contribute in discussion, and, tools of action and thought and position structural elements the determine the architectural practice in debate. The methodologic approach is a multi-case investigation, utilizes bibliographic analysis, on the gathering of data for the theoretical body composition, which is support to lead the research and to define analysis indicators that will limit the documental analysis. The result is the information (compiled in analysis data sheets) for the development of the analysis to whom is elaborated the critic interpretation, that, when correlated with the theoretical foundation, results into the final considerations and on the synthetic critic. The dissertation is a contribution for the clarification of the introduction of the Modernist Movement Revision in Portugal. With the Hydro-electric power station compounds of the international Douro a synthesis of an operation and revision in the most broad experimental formal, social and technological in the nation architecture and urbanism fields is confirmed, for that is criticized by architects with a new ideology, ethics and liberal, they criticize and that way relook and apply the Modernism Movement, that created a transition from an Orthodox model to an Heterodox one. To the revision and in opposition the esthetic change of the Machine with its cultural local and individual benefits of the specific user. That allows to walk head to head with the new interests based on the supremacy given to the internal space in its conception and appropriation and not to the form/volume, in the integration of aspects of the urban tissue of cultural identifiable features of a society composed by specific individuals, more sociological, and humanist in their response to the building’s program, in a more critic vision of the international reference models that is unknown in Portugal in that same decade.Viana, David LeiteSousa, GoretiRepositório ComumSeixas, Nélio Miguel2016-04-02T11:00:18Z2015-092015-12-03T00:00:00Z2015-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12826201110318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:33:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:11:11.260361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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