O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/59477 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
id |
RCAP_3c574e2b4889acd69513cb5a6b332f0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59477 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portuguesesEnoturismoInternacionalização das empresasVitiviniculturaVinhoTurismoWine tourismEnterprise internationalizationViticultureCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Negócios InternacionaisA notoriedade dos vinhos portugueses cresce a nível internacional cada vez mais. Atualmente, a produção mundial de vinho concentra-se no aumento da sua qualidade para que exista uma adaptação a vários grupos etários e perfis de consumidores que manifestam diferentes preferências. Nos últimos anos, verificou-se também um aumento global do turismo e, como tal, estando a cultura portuguesa vinculada fortemente ao setor vitivinícola e ao vinho, ao seu cultivo, produção e consumo, uma aposta mais assertiva e constante no enoturismo seria expetável. Aliada a esta dinâmica, encontra-se a internacionalização das marcas, neste caso particular do setor vitivinícola, como o caminho natural a seguir para a expansão e crescimento das empresas. Nesta dissertação, inicialmente, realiza-se uma revisão bibliográfica, fazendo-se uma invocação de algumas das principais referências de leitura sobre a problemática, sendo que estamos perante um segmento turístico relativamente recente. De seguida, procede-se à compreensão do processo de internacionalização das empresas, em geral, descrevendo-se modelos, teorias e modos de entrada nos mercados internacionais, existindo ainda a análise particular da internacionalização no setor vitivinícola. E, por último, é realizada uma análise ao setor vitivinícola, quer mundial, quer nacional. A investigação em questão recorre a métodos qualitativos e quantitativos para compreender a correlação entre o enoturismo e a crescente internacionalização dos vinhos portugueses, verificando se existe uma conexão entre os dois aspetos. A análise empírica efetuada permite chegar a uma conclusão que corrobora a existência duma ligação entre os dois temas, a internacionalização das empresas de vinhos e o desenvolvimento do enoturismo, apesar da mesma poder ser mais significativa através do investimento acrescido no enoturismo e nas práticas envolventes.The renown of Portuguese wines is growing at an international level more and more. Currently, the production of wine worldwide is focused on increasing its quality so that there is an adaptation to various age groups and consumer profiles according to their different preferences. In recent years there has also been an overall increase in tourism and, as such, since Portuguese culture is strongly linked to the wine sector and to its cultivation, production and consumption, a more assertive and constant bet on wine tourism would be expected. Allied to this expectation, the internationalization of brands, in this case of the wine sector, is the natural way forward for expansion and company growth. In this dissertation, initially, a bibliographic review is made, exposing the origin of the literature on the problematic, being that we are facing a relatively recent tourist segment. Afterwards, the internationalization process is explored, describing models, theories and modes of entry in international markets, and there is a specific analysis of internationalization in the wine sector. And lastly, a global and national analysis of the wine sector is made. The research in question uses qualitative and quantitative methods to understand the correlation between wine tourism and the growing internationalization of Portuguese wines, verifying if there is a connection between the two aspects. The empirical analysis allows us to reach a conclusion that corroborates the existence of a connection between the two topics, the internationalization of wine companies and the development of wine tourism, although it could be more significant through increased investment in wine tourism and its practices.Ribeiro, J. CadimaUniversidade do MinhoFonseca, Ana Rita Gonçalves da20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59477por202126501info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:01.177999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses |
title |
O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses |
spellingShingle |
O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses Fonseca, Ana Rita Gonçalves da Enoturismo Internacionalização das empresas Vitivinicultura Vinho Turismo Wine tourism Enterprise internationalization Viticulture Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses |
title_full |
O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses |
title_fullStr |
O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses |
title_full_unstemmed |
O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses |
title_sort |
O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses |
author |
Fonseca, Ana Rita Gonçalves da |
author_facet |
Fonseca, Ana Rita Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, J. Cadima Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ana Rita Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enoturismo Internacionalização das empresas Vitivinicultura Vinho Turismo Wine tourism Enterprise internationalization Viticulture Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Enoturismo Internacionalização das empresas Vitivinicultura Vinho Turismo Wine tourism Enterprise internationalization Viticulture Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/59477 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/59477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202126501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132420419616768 |