O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Rita Gonçalves da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59477
Resumo: Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais
id RCAP_3c574e2b4889acd69513cb5a6b332f0c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portuguesesEnoturismoInternacionalização das empresasVitiviniculturaVinhoTurismoWine tourismEnterprise internationalizationViticultureCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Negócios InternacionaisA notoriedade dos vinhos portugueses cresce a nível internacional cada vez mais. Atualmente, a produção mundial de vinho concentra-se no aumento da sua qualidade para que exista uma adaptação a vários grupos etários e perfis de consumidores que manifestam diferentes preferências. Nos últimos anos, verificou-se também um aumento global do turismo e, como tal, estando a cultura portuguesa vinculada fortemente ao setor vitivinícola e ao vinho, ao seu cultivo, produção e consumo, uma aposta mais assertiva e constante no enoturismo seria expetável. Aliada a esta dinâmica, encontra-se a internacionalização das marcas, neste caso particular do setor vitivinícola, como o caminho natural a seguir para a expansão e crescimento das empresas. Nesta dissertação, inicialmente, realiza-se uma revisão bibliográfica, fazendo-se uma invocação de algumas das principais referências de leitura sobre a problemática, sendo que estamos perante um segmento turístico relativamente recente. De seguida, procede-se à compreensão do processo de internacionalização das empresas, em geral, descrevendo-se modelos, teorias e modos de entrada nos mercados internacionais, existindo ainda a análise particular da internacionalização no setor vitivinícola. E, por último, é realizada uma análise ao setor vitivinícola, quer mundial, quer nacional. A investigação em questão recorre a métodos qualitativos e quantitativos para compreender a correlação entre o enoturismo e a crescente internacionalização dos vinhos portugueses, verificando se existe uma conexão entre os dois aspetos. A análise empírica efetuada permite chegar a uma conclusão que corrobora a existência duma ligação entre os dois temas, a internacionalização das empresas de vinhos e o desenvolvimento do enoturismo, apesar da mesma poder ser mais significativa através do investimento acrescido no enoturismo e nas práticas envolventes.The renown of Portuguese wines is growing at an international level more and more. Currently, the production of wine worldwide is focused on increasing its quality so that there is an adaptation to various age groups and consumer profiles according to their different preferences. In recent years there has also been an overall increase in tourism and, as such, since Portuguese culture is strongly linked to the wine sector and to its cultivation, production and consumption, a more assertive and constant bet on wine tourism would be expected. Allied to this expectation, the internationalization of brands, in this case of the wine sector, is the natural way forward for expansion and company growth. In this dissertation, initially, a bibliographic review is made, exposing the origin of the literature on the problematic, being that we are facing a relatively recent tourist segment. Afterwards, the internationalization process is explored, describing models, theories and modes of entry in international markets, and there is a specific analysis of internationalization in the wine sector. And lastly, a global and national analysis of the wine sector is made. The research in question uses qualitative and quantitative methods to understand the correlation between wine tourism and the growing internationalization of Portuguese wines, verifying if there is a connection between the two aspects. The empirical analysis allows us to reach a conclusion that corroborates the existence of a connection between the two topics, the internationalization of wine companies and the development of wine tourism, although it could be more significant through increased investment in wine tourism and its practices.Ribeiro, J. CadimaUniversidade do MinhoFonseca, Ana Rita Gonçalves da20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59477por202126501info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:01.177999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses
title O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses
spellingShingle O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses
Fonseca, Ana Rita Gonçalves da
Enoturismo
Internacionalização das empresas
Vitivinicultura
Vinho
Turismo
Wine tourism
Enterprise internationalization
Viticulture
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses
title_full O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses
title_fullStr O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses
title_full_unstemmed O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses
title_sort O contributo do enoturismo para a internacionalização dos vinhos portugueses
author Fonseca, Ana Rita Gonçalves da
author_facet Fonseca, Ana Rita Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, J. Cadima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ana Rita Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Enoturismo
Internacionalização das empresas
Vitivinicultura
Vinho
Turismo
Wine tourism
Enterprise internationalization
Viticulture
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Enoturismo
Internacionalização das empresas
Vitivinicultura
Vinho
Turismo
Wine tourism
Enterprise internationalization
Viticulture
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/59477
url http://hdl.handle.net/1822/59477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202126501
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132420419616768