Questões de Género antes e depois do 25 de abril de 1974 : estudo com turma do 6º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Liliana Filipa Couto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3083
Resumo: O presente relatório final da PES retrata o percurso académico vivido no decorrer do ano letivo de 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico. Este relatório inclui o enquadramento das duas intervenções educativas realizadas: uma no primeiro ciclo do ensino básico e a seguinte no segundo ciclo do ensino básico, integrando, do mesmo modo, a caraterização de cada contexto, como atividades pertinentes realizadas, assim como recursos didáticos utilizados nas intervenções. Apesar do enquadramento, é apresentada a proposta pedagógica numa turma de 6.º ano do 2.º CEB. Estas propostas destacam-se pela temática da Educação para a Cidadania Global cruzada com as questões de género e a condição feminina em Portugal antes do 25 de Abril de 1974 e durante o período democrático. Para realizar a investigação, foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, nomeadamente o questionário, a entrevista, a observação direta, bem como trabalhos de sala de aula e jogos. O estudo realizou-se numa turma de vinte alunos do 6.º ano de escolaridade e com os seus respetivos encarregados de educação. Só foi possível este trabalho devido à cooperação da professora cooperante da unidade curricular de História e Geografia de Portugal. O presente estudo parte de uma metodologia de investigação qualitativa que tem como objetivo entender as conceções e opiniões dos discentes em torno das questões de género e, sobretudo, da condição feminina na História do Portugal Contemporâneo. Sobressaem desta intervenção pedagógica algumas surpresas/novos conhecimentos dos discentes face à temática central, visto que não imaginavam que a caminhada das mulheres na luta por mais e melhores direitos cívicos e sociais tivesse sido tão dura e atribulada, bem como o desnivelamento existente entre funções de género no decurso do século XX. Este relatório é concluído com uma reflexão global sobre este percurso académico, assim como a nossa perspetiva e pontos de vista destes anos da realização da licenciatura e do mestrado.
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