Questões de Género antes e depois do 25 de abril de 1974 : estudo com turma do 6º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3083 |
Resumo: | O presente relatório final da PES retrata o percurso académico vivido no decorrer do ano letivo de 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico. Este relatório inclui o enquadramento das duas intervenções educativas realizadas: uma no primeiro ciclo do ensino básico e a seguinte no segundo ciclo do ensino básico, integrando, do mesmo modo, a caraterização de cada contexto, como atividades pertinentes realizadas, assim como recursos didáticos utilizados nas intervenções. Apesar do enquadramento, é apresentada a proposta pedagógica numa turma de 6.º ano do 2.º CEB. Estas propostas destacam-se pela temática da Educação para a Cidadania Global cruzada com as questões de género e a condição feminina em Portugal antes do 25 de Abril de 1974 e durante o período democrático. Para realizar a investigação, foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, nomeadamente o questionário, a entrevista, a observação direta, bem como trabalhos de sala de aula e jogos. O estudo realizou-se numa turma de vinte alunos do 6.º ano de escolaridade e com os seus respetivos encarregados de educação. Só foi possível este trabalho devido à cooperação da professora cooperante da unidade curricular de História e Geografia de Portugal. O presente estudo parte de uma metodologia de investigação qualitativa que tem como objetivo entender as conceções e opiniões dos discentes em torno das questões de género e, sobretudo, da condição feminina na História do Portugal Contemporâneo. Sobressaem desta intervenção pedagógica algumas surpresas/novos conhecimentos dos discentes face à temática central, visto que não imaginavam que a caminhada das mulheres na luta por mais e melhores direitos cívicos e sociais tivesse sido tão dura e atribulada, bem como o desnivelamento existente entre funções de género no decurso do século XX. Este relatório é concluído com uma reflexão global sobre este percurso académico, assim como a nossa perspetiva e pontos de vista destes anos da realização da licenciatura e do mestrado. |
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Questões de Género antes e depois do 25 de abril de 1974 : estudo com turma do 6º ano de escolaridadeHistória e Geografia de PortugalEducação para a cidadania globalPapéis de géneroCondição feminina no Portugal ContemporâneoHistory and Geography of PortugalEducation for global citizenshipGender rolesFeminine condition in Contemporary PortugalO presente relatório final da PES retrata o percurso académico vivido no decorrer do ano letivo de 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico. Este relatório inclui o enquadramento das duas intervenções educativas realizadas: uma no primeiro ciclo do ensino básico e a seguinte no segundo ciclo do ensino básico, integrando, do mesmo modo, a caraterização de cada contexto, como atividades pertinentes realizadas, assim como recursos didáticos utilizados nas intervenções. Apesar do enquadramento, é apresentada a proposta pedagógica numa turma de 6.º ano do 2.º CEB. Estas propostas destacam-se pela temática da Educação para a Cidadania Global cruzada com as questões de género e a condição feminina em Portugal antes do 25 de Abril de 1974 e durante o período democrático. Para realizar a investigação, foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, nomeadamente o questionário, a entrevista, a observação direta, bem como trabalhos de sala de aula e jogos. O estudo realizou-se numa turma de vinte alunos do 6.º ano de escolaridade e com os seus respetivos encarregados de educação. Só foi possível este trabalho devido à cooperação da professora cooperante da unidade curricular de História e Geografia de Portugal. O presente estudo parte de uma metodologia de investigação qualitativa que tem como objetivo entender as conceções e opiniões dos discentes em torno das questões de género e, sobretudo, da condição feminina na História do Portugal Contemporâneo. Sobressaem desta intervenção pedagógica algumas surpresas/novos conhecimentos dos discentes face à temática central, visto que não imaginavam que a caminhada das mulheres na luta por mais e melhores direitos cívicos e sociais tivesse sido tão dura e atribulada, bem como o desnivelamento existente entre funções de género no decurso do século XX. Este relatório é concluído com uma reflexão global sobre este percurso académico, assim como a nossa perspetiva e pontos de vista destes anos da realização da licenciatura e do mestrado.This final PES report portrays the academic path lived during the 2021/2022 school year, in the context of the Master's degree in Teaching of the Elementary Education, 1st stage - from the 1st grade to the 4th grade: and Portuguese and History and Geography of Portugal, in the 2nd stage- 5th and 6th grades. The implementation of this report was based on the structure of other reports of the same kind and thus this began by including the framework of the two educational interventions carried out throughout the school year. One in the first stage of basic education and the following in the second stage of basic education, integrating in the same way the characterization of each context, as relevant activities performed, as well as the didactic resources used in the interventions. Despite the framework, the pedagogical proposal is presented in a 6th grade class of the 2nd stage. These proposals stand out for the theme of Education for Global Citizenship, gender equality in Portugal before April 25, 1974, and during the democratic period. To perform the research, data collection was used, using the questionnaire, interview, classroom work and games. Data collection was carried out for a class of twenty 6th graders and their parents/tutors. This work was only possible due to the cooperation of the cooperating professor of the Curricular Unit of History and Geography of Portugal. This study is based on a qualitative methodology that aims to understand the conceptions and opinions of students on the theme of gender equality. This report concludes with a comprehensive reflection on this academic path, as well as our perspective and views of these years of the bachelor's degree and master's degree.2023-01-05T15:00:55Z2022-12-19T00:00:00Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3083TID:203146840porFernandes, Liliana Filipa Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:43Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:02.661605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório final da PES retrata o percurso académico vivido no decorrer do ano letivo de 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico. Este relatório inclui o enquadramento das duas intervenções educativas realizadas: uma no primeiro ciclo do ensino básico e a seguinte no segundo ciclo do ensino básico, integrando, do mesmo modo, a caraterização de cada contexto, como atividades pertinentes realizadas, assim como recursos didáticos utilizados nas intervenções. Apesar do enquadramento, é apresentada a proposta pedagógica numa turma de 6.º ano do 2.º CEB. Estas propostas destacam-se pela temática da Educação para a Cidadania Global cruzada com as questões de género e a condição feminina em Portugal antes do 25 de Abril de 1974 e durante o período democrático. Para realizar a investigação, foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, nomeadamente o questionário, a entrevista, a observação direta, bem como trabalhos de sala de aula e jogos. O estudo realizou-se numa turma de vinte alunos do 6.º ano de escolaridade e com os seus respetivos encarregados de educação. Só foi possível este trabalho devido à cooperação da professora cooperante da unidade curricular de História e Geografia de Portugal. O presente estudo parte de uma metodologia de investigação qualitativa que tem como objetivo entender as conceções e opiniões dos discentes em torno das questões de género e, sobretudo, da condição feminina na História do Portugal Contemporâneo. Sobressaem desta intervenção pedagógica algumas surpresas/novos conhecimentos dos discentes face à temática central, visto que não imaginavam que a caminhada das mulheres na luta por mais e melhores direitos cívicos e sociais tivesse sido tão dura e atribulada, bem como o desnivelamento existente entre funções de género no decurso do século XX. Este relatório é concluído com uma reflexão global sobre este percurso académico, assim como a nossa perspetiva e pontos de vista destes anos da realização da licenciatura e do mestrado. |
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