Do local ao global: exercícios de cidadania na aula de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeiros, Ana Lúcia Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2617
Resumo: No presente relatório final de estágio é retratado o percurso pedagógico desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2020/2021, no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, incorporada no Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico. Para a elaboração deste relatório de estágio, começa-se por conceder o enquadramento das duas intervenções educativas realizadas ao longo do ano letivo: uma no primeiro ciclo do ensino básico e outra no segundo ciclo do ensino básico, destacando, para além da caracterização de cada contexto, os aspetos pertinentes como as atividades realizadas nas diferentes áreas de intervenção e alguns recursos didáticos utilizados para a elaboração das propostas de aprendizagem. Para além do enquadramento das duas intervenções, será igualmente abordado a proposta pedagógica sobre o local ao global realizando exercícios que envolvam a cidadania na aula de Geografia com uma turma do 6º ano do 2º CEB. Nesta proposta destacam-se várias temáticas da Educação para a Cidadania Global, visto que era a intenção principal dar a conhecer à turma problemáticas atuais em Portugal sobre Cidadania e Direitos Humanos, como igualdade de género, a exploração laboral e o acesso à saúde, temáticas essas que se verificam em Portugal atualmente, de forma a debater ideias e desenvolver o sentido crítico dos participantes. Para realizar o estudo, foi utilizada a recolha de dados, recorrendo ao inquérito por questionário e à entrega de cartões com questões colocadas pela investigadora, no qual os alunos escreveram as suas ideias prévias ou as suas opiniões sobre as diferentes problemáticas. A recolha de dados foi feita com uma turma de vinte alunos do sexto ano de escolaridade, que somente foi possível devido à colaboração e boa vontade da professora cooperante de História e Geografia de Portugal. O estudo realizado e as atividades propostas fazem parte de uma metodologia qualitativa que pretende compreender as opiniões dos alunos sobre as diferentes temáticas associadas aos Direitos Humanos patentes atualmente em Portugal. O relatório de estágio termina com uma reflexão global sobre o percurso académico realizado até então, com os pontos de vista, opiniões e perspetivas da investigadora ao longo dos três anos de licenciatura e dois anos de mestrado.
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Para a elaboração deste relatório de estágio, começa-se por conceder o enquadramento das duas intervenções educativas realizadas ao longo do ano letivo: uma no primeiro ciclo do ensino básico e outra no segundo ciclo do ensino básico, destacando, para além da caracterização de cada contexto, os aspetos pertinentes como as atividades realizadas nas diferentes áreas de intervenção e alguns recursos didáticos utilizados para a elaboração das propostas de aprendizagem. Para além do enquadramento das duas intervenções, será igualmente abordado a proposta pedagógica sobre o local ao global realizando exercícios que envolvam a cidadania na aula de Geografia com uma turma do 6º ano do 2º CEB. Nesta proposta destacam-se várias temáticas da Educação para a Cidadania Global, visto que era a intenção principal dar a conhecer à turma problemáticas atuais em Portugal sobre Cidadania e Direitos Humanos, como igualdade de género, a exploração laboral e o acesso à saúde, temáticas essas que se verificam em Portugal atualmente, de forma a debater ideias e desenvolver o sentido crítico dos participantes. Para realizar o estudo, foi utilizada a recolha de dados, recorrendo ao inquérito por questionário e à entrega de cartões com questões colocadas pela investigadora, no qual os alunos escreveram as suas ideias prévias ou as suas opiniões sobre as diferentes problemáticas. A recolha de dados foi feita com uma turma de vinte alunos do sexto ano de escolaridade, que somente foi possível devido à colaboração e boa vontade da professora cooperante de História e Geografia de Portugal. O estudo realizado e as atividades propostas fazem parte de uma metodologia qualitativa que pretende compreender as opiniões dos alunos sobre as diferentes temáticas associadas aos Direitos Humanos patentes atualmente em Portugal. O relatório de estágio termina com uma reflexão global sobre o percurso académico realizado até então, com os pontos de vista, opiniões e perspetivas da investigadora ao longo dos três anos de licenciatura e dois anos de mestrado.This final internship report portrays the pedagogical path developed during the 2020/2021 academic year, within the scope of the Supervised Teaching Practice course unit, incorporated in the master’s degree in Teaching of the 1st cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Basic Education. For the preparation of this internship report, we begin by granting the framework of the two educational interventions carried out throughout the school year: one in the first cycle of basic education and another in the second cycle of basic education, highlighting, in addition to the characterization of each context, relevant aspects such as the activities carried out in the different areas of intervention and some didactic resources used to prepare the learning proposals. In addition to the framing of the two interventions, the pedagogical proposal on the local to the global will also be addressed, performing exercises that involve citizenship in the Geography class with a 6th grade class of the 2nd Basic Education Cycle. In this proposal, several themes of Education for Global Citizenship stand out, as the main intention was to make the class aware of current issues in Portugal on Citizenship and Human Rights, such as gender equality, labor exploitation, and access to health, themes those that occur in Portugal today, to debate ideas and develop the critical sense of the participants. To carry out the study, data collection was used, using a questionnaire survey and the delivery of cards with questions posed by the researcher, on which the students wrote their previous ideas or their opinions on the different issues. Data collection was carried out with a class of twenty-sixth-grade students, which was only possible due to the collaboration and goodwill of the cooperating teacher of History and Geography of Portugal. The study carried out and the proposed activities are part of a qualitative methodology that aims to understand the opinions of students on the different themes associated with Human Rights currently present in Portugal. The internship report ends with a global reflection on the academic path carried out so far, with the views, opinions, and perspectives of the researcher over the three years of the bachelor's degree and two years of the master’s.2022-01-12T16:56:07Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2617TID:202857816porSequeiros, Ana Lúcia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:11Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:39.389686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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