Impacto da ação promocional realizada pelas lojas Pingo Doce em 1 de Maio junto dos consumidores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7974 |
Resumo: | Nesta dissertação analisa-se uma das ações promocionais mais inovadoras realizadas no sector da distribuição alimentar em Portugal: a promoção executada pelo Grupo Jerónimo Martins nas suas lojas Pingo Doce, no dia 1 de Maio de 2012, a qual consistiu em oferecer aos consumidores um desconto imediato de 50% sobre a totalidade do valor das suas compras. Com o objetivo de avaliar o impacto daquela ação promocional foi realizado um estudo de opinião junto de uma amostra de consumidores, incluindo clientes habituais e não habituais das lojas Pingo Doce. Os resultados revelaram que foram os clientes habituais das lojas Pingo Doce aqueles que mais fizeram compras no dia 1 de Maio de 2012. Os consumidores aproveitaram a Promoção quer para adquirir produtos que não adquiririam fora de um contexto de redução de preços, quer para adquirir produtos de marca. Para a maioria dos consumidores a poupança conseguida ascendeu a valores entre 100 euros e 300 euros. Os consumidores expressaram uma opinião muito favorável sobre a Promoção, partilhada quer pelos clientes habituais quer pelos clientes não habituais das lojas. A realização da Promoção reforçou a opinião positiva que os consumidores já tinham sobre as lojas Pingo Doce. A regularidade de visita à lojas – pelo menos uma vez por semana, para a maioria dos consumidores – manteve-se elevada após a realização da Promoção. |
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Impacto da ação promocional realizada pelas lojas Pingo Doce em 1 de Maio junto dos consumidoresRetalho alimentarRetailing mixConsumidoresPromoções de vendasFood retailRetailing mixConsumersSales promotionsNesta dissertação analisa-se uma das ações promocionais mais inovadoras realizadas no sector da distribuição alimentar em Portugal: a promoção executada pelo Grupo Jerónimo Martins nas suas lojas Pingo Doce, no dia 1 de Maio de 2012, a qual consistiu em oferecer aos consumidores um desconto imediato de 50% sobre a totalidade do valor das suas compras. Com o objetivo de avaliar o impacto daquela ação promocional foi realizado um estudo de opinião junto de uma amostra de consumidores, incluindo clientes habituais e não habituais das lojas Pingo Doce. Os resultados revelaram que foram os clientes habituais das lojas Pingo Doce aqueles que mais fizeram compras no dia 1 de Maio de 2012. Os consumidores aproveitaram a Promoção quer para adquirir produtos que não adquiririam fora de um contexto de redução de preços, quer para adquirir produtos de marca. Para a maioria dos consumidores a poupança conseguida ascendeu a valores entre 100 euros e 300 euros. Os consumidores expressaram uma opinião muito favorável sobre a Promoção, partilhada quer pelos clientes habituais quer pelos clientes não habituais das lojas. A realização da Promoção reforçou a opinião positiva que os consumidores já tinham sobre as lojas Pingo Doce. A regularidade de visita à lojas – pelo menos uma vez por semana, para a maioria dos consumidores – manteve-se elevada após a realização da Promoção.This thesis analyzes one of the most innovative promotions that was held in the food retail sector of Portugal: the promotion, executed by the Jerónimo Martins Group in their Pingo Doce stores on May 1st 2012, gave the consumers the possibility of getting an immediate 50% discount off the total of their purchase. With the purpose of evaluating the impact of the promotion, an opinion study was made among a sample of consumers, which included regular and not regular clients of the Pingo Doce stores. The results revealed that the regular clients of the Pingo Doce stores were the ones who most shopped on May 1st, 2012. The consumers took advantage of the Promotion to buy products that they wouldn’t have bought without the price reductions and to buy branded products. For most of the consumers the savings achieved were around 100 to 300 euros. Consumers expressed a very positive opinion about the Promotion, and this opinion was expressed by the regular clients of the stores and also by the not regular clients. The Promotion reinforced the positive opinion that the consumers had about the Pingo Doce stores. The regularity of the visits of the consumers to the stores – at least once per week, for most of them – stayed high after the promotion ended.2014-11-24T19:56:52Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7974TID:201030799porSá, Cátia Patrícia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:25Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:25.230833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nesta dissertação analisa-se uma das ações promocionais mais inovadoras realizadas no sector da distribuição alimentar em Portugal: a promoção executada pelo Grupo Jerónimo Martins nas suas lojas Pingo Doce, no dia 1 de Maio de 2012, a qual consistiu em oferecer aos consumidores um desconto imediato de 50% sobre a totalidade do valor das suas compras. Com o objetivo de avaliar o impacto daquela ação promocional foi realizado um estudo de opinião junto de uma amostra de consumidores, incluindo clientes habituais e não habituais das lojas Pingo Doce. Os resultados revelaram que foram os clientes habituais das lojas Pingo Doce aqueles que mais fizeram compras no dia 1 de Maio de 2012. Os consumidores aproveitaram a Promoção quer para adquirir produtos que não adquiririam fora de um contexto de redução de preços, quer para adquirir produtos de marca. Para a maioria dos consumidores a poupança conseguida ascendeu a valores entre 100 euros e 300 euros. Os consumidores expressaram uma opinião muito favorável sobre a Promoção, partilhada quer pelos clientes habituais quer pelos clientes não habituais das lojas. A realização da Promoção reforçou a opinião positiva que os consumidores já tinham sobre as lojas Pingo Doce. A regularidade de visita à lojas – pelo menos uma vez por semana, para a maioria dos consumidores – manteve-se elevada após a realização da Promoção. |
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