Impacto da ação promocional realizada pelas lojas Pingo Doce em 1 de Maio junto dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cátia Patrícia Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7974
Resumo: Nesta dissertação analisa-se uma das ações promocionais mais inovadoras realizadas no sector da distribuição alimentar em Portugal: a promoção executada pelo Grupo Jerónimo Martins nas suas lojas Pingo Doce, no dia 1 de Maio de 2012, a qual consistiu em oferecer aos consumidores um desconto imediato de 50% sobre a totalidade do valor das suas compras. Com o objetivo de avaliar o impacto daquela ação promocional foi realizado um estudo de opinião junto de uma amostra de consumidores, incluindo clientes habituais e não habituais das lojas Pingo Doce. Os resultados revelaram que foram os clientes habituais das lojas Pingo Doce aqueles que mais fizeram compras no dia 1 de Maio de 2012. Os consumidores aproveitaram a Promoção quer para adquirir produtos que não adquiririam fora de um contexto de redução de preços, quer para adquirir produtos de marca. Para a maioria dos consumidores a poupança conseguida ascendeu a valores entre 100 euros e 300 euros. Os consumidores expressaram uma opinião muito favorável sobre a Promoção, partilhada quer pelos clientes habituais quer pelos clientes não habituais das lojas. A realização da Promoção reforçou a opinião positiva que os consumidores já tinham sobre as lojas Pingo Doce. A regularidade de visita à lojas – pelo menos uma vez por semana, para a maioria dos consumidores – manteve-se elevada após a realização da Promoção.
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