Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Sales Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maria José Sanches Marin, Aline Pereira Souza, Gabriela Martins Grandin, Karina Roberta Vieira de Almeida, Carolina Saab Rocha de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e700
Resumo: A ABP vem sendo utilizada como método de aprendizagem no mundo todo, porém, no ensino da graduação em enfermagem ainda é pouco utilizada. Considera-se relevante a realização de estudos a partir das experiências de estudantes e egressos de um curso que se utiliza da mesma. Objetivo: Compreender a percepção de estudantes e egressos sobre a utilização da ABP no curso de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo pautado na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da Hermenêutica-Dialética. Foi realizado a partir de quatro grupos focais com 17 estudantes e 16 egressos de uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, que se utiliza da ABP na formação dos enfermeiros de forma remota. O convite para participar do estudo foi feito via e-mail, Whatsapp e Facebook, ocasião em que foram explicados os objetivos do estudo, verificando-se o interesse em participar. Resultados: A análise dos dados levou à elaboração de cinco categorias temáticas, sendo elas: sofrimento para se apropriar da lógica da aprendizagem ativa; aquisição de autonomia para busca contínua do conhecimento; estímulo ao raciocínio clínico; melhora das relações interpessoais e comunicação; e, por fim, articulação teórico-prática. Conclusões: Ao utilizar a APB, há uma aproximação com as orientações dadas pelas diretrizes curriculares para a formação do enfermeiro, promovendo a aquisição de autonomia para a busca contínua do conhecimento, a capacidade de comunicação e de relações interpessoais e o desenvolvimento do raciocínio clínico e do pensamento crítico, levando a uma prática contextualizada e ampliada. Ressalta-se, ainda, a potencialidade do estudo para a pesquisa qualitativa por utilizar-se de grupos focais online, superando, assim, os desafios da pesquisa qualitativa em ambientes virtuais.  
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spelling Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressosProblem-based learning in undergraduate nursing: Perceptions of students and graduatesAprendizagem Baseada em ProblemasEnsinoMétodoGraduação em EnfermagemProblem-Based LearningTeachingMethodGraduation in NursingA ABP vem sendo utilizada como método de aprendizagem no mundo todo, porém, no ensino da graduação em enfermagem ainda é pouco utilizada. Considera-se relevante a realização de estudos a partir das experiências de estudantes e egressos de um curso que se utiliza da mesma. Objetivo: Compreender a percepção de estudantes e egressos sobre a utilização da ABP no curso de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo pautado na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da Hermenêutica-Dialética. Foi realizado a partir de quatro grupos focais com 17 estudantes e 16 egressos de uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, que se utiliza da ABP na formação dos enfermeiros de forma remota. O convite para participar do estudo foi feito via e-mail, Whatsapp e Facebook, ocasião em que foram explicados os objetivos do estudo, verificando-se o interesse em participar. Resultados: A análise dos dados levou à elaboração de cinco categorias temáticas, sendo elas: sofrimento para se apropriar da lógica da aprendizagem ativa; aquisição de autonomia para busca contínua do conhecimento; estímulo ao raciocínio clínico; melhora das relações interpessoais e comunicação; e, por fim, articulação teórico-prática. Conclusões: Ao utilizar a APB, há uma aproximação com as orientações dadas pelas diretrizes curriculares para a formação do enfermeiro, promovendo a aquisição de autonomia para a busca contínua do conhecimento, a capacidade de comunicação e de relações interpessoais e o desenvolvimento do raciocínio clínico e do pensamento crítico, levando a uma prática contextualizada e ampliada. Ressalta-se, ainda, a potencialidade do estudo para a pesquisa qualitativa por utilizar-se de grupos focais online, superando, assim, os desafios da pesquisa qualitativa em ambientes virtuais.  ABP has been used as a learning method all over the world, however, in undergraduate nursing education it is still little used. It is considered relevant to carry out studies based on students and graduates’ experiences of a degree course that use this method. Main Goal: To understand the perception of students and graduates about the use of PBL in the undergraduate nursing course. Method: This is a qualitative study guided by the comprehensive and interpretive modality, based on dialectical hermeneutics assumptions. The research was conducted from four focus groups with 17 students and 16 graduates from a higher education institution in the interior of the state of São Paulo that uses PBL remotely in nurses’ training. The invitation to participate in the study was made via email, WhatsApp and Facebook, when the analysis’ goals were explained and the interest in participating was verified. Results: Data analysis led to the elaboration of five thematic categories, namely: suffering to appropriate the logic of active learning; acquisition of autonomy for the continuous search for knowledge; stimulation of clinical reasoning; improved interpersonal relationships and communication; and finally, theoretical-practical articulation. Conclusions: When using the PBL, there is an approximation with the curricular guidelines for the nurses’ training, promoting the acquisition of autonomy for the continuous search for knowledge, the ability to communicate and interpersonal relationships, the development of clinical reasoning and critical thinking, leading to a contextualized and expanded practice. Furthermore, we emphasize the potential of the study for qualitative research, using online focus groups, thus overcoming the challenges of qualitative research in virtual environments.Ludomedia2022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e700https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e700New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e700New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e700New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e7002184-777010.36367/ntqr.13.2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/700https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/700/699Paula Sales RodriguesMaria José Sanches MarinAline Pereira SouzaGabriela Martins GrandinKarina Roberta Vieira de AlmeidaCarolina Saab Rocha de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:50Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:30.574857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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