O cartaz serigráfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Susana Alexandra de Ascensão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5245
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
id RCAP_3c83c7b95d8728e7ffec32a89945286a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O cartaz serigráficoCartazSerigrafiaComunicaçãoDesign gráficoPosterSilkscreenCommunicationGraphic designDomínio/Área Científica::HumanidadesDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.Esta investigação pretende demonstrar a importância que o processo serigráfico teve e continua a ter No Design de cartazes. O processo serigráfico não é um método desenvolvido recentemente. Este está intrinsecamente correlacionado com a História do próprio Homem enquanto ser vivo. O cartaz é um meio de comunicação visual privilegiado, na medida em que pretende “atingir” um grande número de pessoas e a sua leitura é fácil, intuitiva e bastante rápida. À semelhança do que acontecia noutras épocas, como “La Belle Époque”, em que o meio mais usado para a divulgação de um espectáculo ou evento, era o cartaz, também hoje em dia, este processo de comunicação assente em diversos aspectos do design gráfico, é muito utilizado como forma de promoção publicitária. A dissertação foi desenvolvida com base numa metodologia de investigação não intervencionista que incidiu sobre uma pesquisa relativa a temáticas pertinentes para o desenvolvimento deste projecto, relativas à temática do cartaz, dos sistemas de comunicação e ainda sobre serigrafia e o modo como esta se processa. Numa outra etapa, foi adoptada a metodologia Estudos de Casos, na qual se desenvolveu o estudo de alguns cartazes serigráficos com base nos estudos realizados anteriormente.Abstract: The objective of this research is to demonstrate the importance that the serigraphic process had, and still has, on the Design of posters. The serigraphic process hasn’t been developed recently. It is intrinsically related with the History of man itself, as a living being. The poster is an effective communication method, because it’s function is to attract a large audience with it’s easy, intuitive and very fast reading. Similar to previous epochs, like “La Belle Époque”, in which the most common method for the divulgation of a spectacle or event was the poster, this method of communication, based on various aspects of Graphic Design, is still popular for advertising. This thesis has been developed with a basis of non-interventionist research methodology, which focused on research related to pertinent topics for the development of this project, and related to the theme of the poster, the communication systems and also the process of serigraphy. Another stage of the project adopted the methodology of Case Studies, and developed the study of some serigraphic posters based on the previously made research.Martins, Daniel RaposoMartins, Vera BarradasRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBarbosa, Susana Alexandra de Ascensão2016-05-25T15:15:16Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5245TID:201167387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:11Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:02.148061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O cartaz serigráfico
title O cartaz serigráfico
spellingShingle O cartaz serigráfico
Barbosa, Susana Alexandra de Ascensão
Cartaz
Serigrafia
Comunicação
Design gráfico
Poster
Silkscreen
Communication
Graphic design
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short O cartaz serigráfico
title_full O cartaz serigráfico
title_fullStr O cartaz serigráfico
title_full_unstemmed O cartaz serigráfico
title_sort O cartaz serigráfico
author Barbosa, Susana Alexandra de Ascensão
author_facet Barbosa, Susana Alexandra de Ascensão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Daniel Raposo
Martins, Vera Barradas
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Susana Alexandra de Ascensão
dc.subject.por.fl_str_mv Cartaz
Serigrafia
Comunicação
Design gráfico
Poster
Silkscreen
Communication
Graphic design
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Cartaz
Serigrafia
Comunicação
Design gráfico
Poster
Silkscreen
Communication
Graphic design
Domínio/Área Científica::Humanidades
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25T15:15:16Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5245
TID:201167387
url http://hdl.handle.net/10400.11/5245
identifier_str_mv TID:201167387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130819944513536