O cartaz serigráfico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5245 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico. |
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O cartaz serigráficoCartazSerigrafiaComunicaçãoDesign gráficoPosterSilkscreenCommunicationGraphic designDomínio/Área Científica::HumanidadesDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.Esta investigação pretende demonstrar a importância que o processo serigráfico teve e continua a ter No Design de cartazes. O processo serigráfico não é um método desenvolvido recentemente. Este está intrinsecamente correlacionado com a História do próprio Homem enquanto ser vivo. O cartaz é um meio de comunicação visual privilegiado, na medida em que pretende “atingir” um grande número de pessoas e a sua leitura é fácil, intuitiva e bastante rápida. À semelhança do que acontecia noutras épocas, como “La Belle Époque”, em que o meio mais usado para a divulgação de um espectáculo ou evento, era o cartaz, também hoje em dia, este processo de comunicação assente em diversos aspectos do design gráfico, é muito utilizado como forma de promoção publicitária. A dissertação foi desenvolvida com base numa metodologia de investigação não intervencionista que incidiu sobre uma pesquisa relativa a temáticas pertinentes para o desenvolvimento deste projecto, relativas à temática do cartaz, dos sistemas de comunicação e ainda sobre serigrafia e o modo como esta se processa. Numa outra etapa, foi adoptada a metodologia Estudos de Casos, na qual se desenvolveu o estudo de alguns cartazes serigráficos com base nos estudos realizados anteriormente.Abstract: The objective of this research is to demonstrate the importance that the serigraphic process had, and still has, on the Design of posters. The serigraphic process hasn’t been developed recently. It is intrinsically related with the History of man itself, as a living being. The poster is an effective communication method, because it’s function is to attract a large audience with it’s easy, intuitive and very fast reading. Similar to previous epochs, like “La Belle Époque”, in which the most common method for the divulgation of a spectacle or event was the poster, this method of communication, based on various aspects of Graphic Design, is still popular for advertising. This thesis has been developed with a basis of non-interventionist research methodology, which focused on research related to pertinent topics for the development of this project, and related to the theme of the poster, the communication systems and also the process of serigraphy. Another stage of the project adopted the methodology of Case Studies, and developed the study of some serigraphic posters based on the previously made research.Martins, Daniel RaposoMartins, Vera BarradasRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBarbosa, Susana Alexandra de Ascensão2016-05-25T15:15:16Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5245TID:201167387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:11Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:02.148061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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