Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7020 |
Resumo: | Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas objetiva compreender a representação feminina nos cartazes da Alemanha no período que abrange a ascensão e o declínio do partido nazista, de 1920 a 1945. A partir da problematização de conceitos como ideologia e cultura visual, utiliza-se o cartaz como exemplo de peça gráfica projetada para servir a agendas políticas, como dispositivo para difundir ideologias. De acordo com o viés modernista de Abraham Moles (1974), o cartaz caracteriza uma comunicação que possui duas partes inerentes, quais sejam, a mensagem semântica e a mensagem estética. É importante, finalmente, discutir cultura visual para contextualizar o período de produção e circulação dos cartazes selecionados. Para Hernández (2007), a expressão cultura visual diz respeito a interpretações críticas sobre as práticas culturais e sociais do olhar e também é caracterizada como um estudo de construções culturais e de experiências visuais ligadas ao cotidiano, às artes e à mídia e suas representações. A abordagem metodológica se dá com base na hermenêutica de profundidade de J.B. Thompson (1995) a qual contribui para a sistematização do trabalho a partir da contextualização da época, além da análise do material gráfico e da interpretação do conhecimento reunido na pesquisa. |
id |
UFPL_ca7e2cba5f610d7d067e5b7e7f66aa17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7020 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-02-11T15:19:26Z2021-02-11T15:19:26Z2019KRUPP, J. L. ; BARROS, R.C. . Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. In: Amanda Basilio Santos; Elisabete da Costa Leal; Juliana Porto Machado; Ronaldo Bernardino Colvero. (Org.). Fontes, Métodos e Abordagens nas Ciências Humanas [livro eletrônico]: paradigmas e perspectivas contemporâneas. 1.ed. Pelotas: BasiBooks, 2019, v. 1, p. 1229-1238.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7020Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas objetiva compreender a representação feminina nos cartazes da Alemanha no período que abrange a ascensão e o declínio do partido nazista, de 1920 a 1945. A partir da problematização de conceitos como ideologia e cultura visual, utiliza-se o cartaz como exemplo de peça gráfica projetada para servir a agendas políticas, como dispositivo para difundir ideologias. De acordo com o viés modernista de Abraham Moles (1974), o cartaz caracteriza uma comunicação que possui duas partes inerentes, quais sejam, a mensagem semântica e a mensagem estética. É importante, finalmente, discutir cultura visual para contextualizar o período de produção e circulação dos cartazes selecionados. Para Hernández (2007), a expressão cultura visual diz respeito a interpretações críticas sobre as práticas culturais e sociais do olhar e também é caracterizada como um estudo de construções culturais e de experiências visuais ligadas ao cotidiano, às artes e à mídia e suas representações. A abordagem metodológica se dá com base na hermenêutica de profundidade de J.B. Thompson (1995) a qual contribui para a sistematização do trabalho a partir da contextualização da época, além da análise do material gráfico e da interpretação do conhecimento reunido na pesquisa.porBasiBooksDesign gráficoCartazFeminismoPropagandaCultura visualGraphic designPosterFeminismVisual cultureDesign de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista.Poster design: the graphic representation of the feminine in nazi Germany.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartKrupp, Joana LuisaBarros, Roberta Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDesign_de_cartaz.pdf.txtDesign_de_cartaz.pdf.txtExtracted texttext/plain33158http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/6/Design_de_cartaz.pdf.txtf0e798fb474ad1beb228caca877febe5MD56open accessTHUMBNAILDesign_de_cartaz.pdf.jpgDesign_de_cartaz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1774http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/7/Design_de_cartaz.pdf.jpgfebd51258750b2c6147b0eca8ffb8f5dMD57open accessORIGINALDesign_de_cartaz.pdfDesign_de_cartaz.pdfapplication/pdf346539http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/1/Design_de_cartaz.pdff9e32045370cba3c78264b8ec65fc9ccMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/70202023-07-13 07:09:30.929open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7020VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:09:30Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Poster design: the graphic representation of the feminine in nazi Germany. |
title |
Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. |
spellingShingle |
Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. Krupp, Joana Luisa Design gráfico Cartaz Feminismo Propaganda Cultura visual Graphic design Poster Feminism Visual culture |
title_short |
Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. |
title_full |
Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. |
title_fullStr |
Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. |
title_full_unstemmed |
Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. |
title_sort |
Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. |
author |
Krupp, Joana Luisa |
author_facet |
Krupp, Joana Luisa Barros, Roberta Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Roberta Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krupp, Joana Luisa Barros, Roberta Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Cartaz Feminismo Propaganda Cultura visual Graphic design Poster Feminism Visual culture |
topic |
Design gráfico Cartaz Feminismo Propaganda Cultura visual Graphic design Poster Feminism Visual culture |
description |
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas objetiva compreender a representação feminina nos cartazes da Alemanha no período que abrange a ascensão e o declínio do partido nazista, de 1920 a 1945. A partir da problematização de conceitos como ideologia e cultura visual, utiliza-se o cartaz como exemplo de peça gráfica projetada para servir a agendas políticas, como dispositivo para difundir ideologias. De acordo com o viés modernista de Abraham Moles (1974), o cartaz caracteriza uma comunicação que possui duas partes inerentes, quais sejam, a mensagem semântica e a mensagem estética. É importante, finalmente, discutir cultura visual para contextualizar o período de produção e circulação dos cartazes selecionados. Para Hernández (2007), a expressão cultura visual diz respeito a interpretações críticas sobre as práticas culturais e sociais do olhar e também é caracterizada como um estudo de construções culturais e de experiências visuais ligadas ao cotidiano, às artes e à mídia e suas representações. A abordagem metodológica se dá com base na hermenêutica de profundidade de J.B. Thompson (1995) a qual contribui para a sistematização do trabalho a partir da contextualização da época, além da análise do material gráfico e da interpretação do conhecimento reunido na pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-11T15:19:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-11T15:19:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KRUPP, J. L. ; BARROS, R.C. . Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. In: Amanda Basilio Santos; Elisabete da Costa Leal; Juliana Porto Machado; Ronaldo Bernardino Colvero. (Org.). Fontes, Métodos e Abordagens nas Ciências Humanas [livro eletrônico]: paradigmas e perspectivas contemporâneas. 1.ed. Pelotas: BasiBooks, 2019, v. 1, p. 1229-1238. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7020 |
identifier_str_mv |
KRUPP, J. L. ; BARROS, R.C. . Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. In: Amanda Basilio Santos; Elisabete da Costa Leal; Juliana Porto Machado; Ronaldo Bernardino Colvero. (Org.). Fontes, Métodos e Abordagens nas Ciências Humanas [livro eletrônico]: paradigmas e perspectivas contemporâneas. 1.ed. Pelotas: BasiBooks, 2019, v. 1, p. 1229-1238. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BasiBooks |
publisher.none.fl_str_mv |
BasiBooks |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/6/Design_de_cartaz.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/7/Design_de_cartaz.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/1/Design_de_cartaz.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7020/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0e798fb474ad1beb228caca877febe5 febd51258750b2c6147b0eca8ffb8f5d f9e32045370cba3c78264b8ec65fc9cc 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801847000732270592 |