Implementação de processos de melhoria contínua na Caixasuper.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goncalves, João Ricardo Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/38911
Resumo: Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_3c8ff4a030c5c9a4899e658e6a9dc9fd
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/38911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de processos de melhoria contínua na Caixasuper.Implementation of continuous improvement processes in Caixasuper.ComércioVenda a retalhoProximidadeMelhoria ContínuaRentabilidadeEficiênciaTradeRetailProximityContinuous ImprovementProfitabilityEfficiencyRelatório de estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Num mundo em constante mudança, uma ideologia de pensamento válida hoje, amanhã deixa-o de ser, o comércio tem de se adaptar às novas tendências e evoluir com elas. Tudo isto em conjunto com a crise económica atual, faz com que o comércio de venda a retalho entre numa tendência de proximidade para com os clientes. Recentemente, surgiram as lojas de proximidade, nomeadamente, em sistema de franquias. A competitividade neste mercado é algo notório para o consumidor comum, pois este dispõe de variadas opções e oportunidades para a realização das suas compras. E neste mercado competitivo, todas as melhorias possíveis, podem tornar-se em vantagens competitivas para as empresas que as aplicam. Esta Dissertação deriva do fato de a empresa (Caixasuper) pretender perceber e melhorar a sua gestão de forma a aumentar a sua rentabilidade e eficiência. Deste modo, foram cinco as componentes analisadas nas quais foram identificados diversos problemas e são propostas soluções para a sua resolução. Sendo esta uma Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial, foram utilizadas ferramentas leccionadas durante o curso, como o cálculo de previsões (que permite ter uma noção do que o futuro próximo pode reservar) e a ferramenta de simulação (que facilitou na redução do quadro de trabalhadores da empresa, permitindo assim, diminuir despesas salarias e melhorar a sua eficiência). Para concluir, o objetivo de melhoria contínua foi atingido já que se conseguiu: diminuir o quadro de trabalhadores da empresa, ter uma estratégia de marketing mais focalizada no cliente, conseguir planear e realizar encomendas com maior confiança e diminuir as quebras e prejuízos. E assim, pode-se melhorar, em todos os níveis, o serviço prestado aos clientes, aumentando quer a rentabilidade quer a eficiência.In a changing world, an ideology is valid today, tomorrow let it be, the trade has to adapt to new trends and evolve with them. All this together with the current economic crisis, makes the retail trade in trend between proximity to customers. Stores nearby, particularly in franchising recently emerged. The competitiveness in this market is something notorious for the average consumer, as it offers various options and opportunities for the realization of their purchases. And in this competitive market, every possible of improvement can become competitive advantages for companies that apply them. This Thesis derives from the fact that the company (Caixasuper) wants to understand and improve their management in order to increase their profitability and efficiency. Thus, there were five components analyzed in which were identified several problems and were proposed solutions for their resolution. Since this is a Thesis for the degree of Master of Industrial Engineering and Management, taught tools were used during the course, as the calculation of forecasts (which gives an idea of what the near future holds) and the simulation tool (which facilitated the reduction of the number of employees in the company, thus allowing reduce expenses and improve efficiency). To conclude, the goal of continuous improvement has been achieved by: decreasing the box the company's employees, have a marketing strategy focused for the client, achieve plan and carry out orders with greater confidence and reduce breakage and damage. And so, can improve on all levels, the service provided to customers, by increasing either the profitability or efficiency.2014-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/38911http://hdl.handle.net/10316/38911TID:201663902porGoncalves, João Ricardo Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:30:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/38911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:59:07.603782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de processos de melhoria contínua na Caixasuper.
Implementation of continuous improvement processes in Caixasuper.
title Implementação de processos de melhoria contínua na Caixasuper.
spellingShingle Implementação de processos de melhoria contínua na Caixasuper.
Goncalves, João Ricardo Gomes
Comércio
Venda a retalho
Proximidade
Melhoria Contínua
Rentabilidade
Eficiência
Trade
Retail
Proximity
Continuous Improvement
Profitability
Efficiency
title_short Implementação de processos de melhoria contínua na Caixasuper.
title_full Implementação de processos de melhoria contínua na Caixasuper.
title_fullStr Implementação de processos de melhoria contínua na Caixasuper.
title_full_unstemmed Implementação de processos de melhoria contínua na Caixasuper.
title_sort Implementação de processos de melhoria contínua na Caixasuper.
author Goncalves, João Ricardo Gomes
author_facet Goncalves, João Ricardo Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goncalves, João Ricardo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio
Venda a retalho
Proximidade
Melhoria Contínua
Rentabilidade
Eficiência
Trade
Retail
Proximity
Continuous Improvement
Profitability
Efficiency
topic Comércio
Venda a retalho
Proximidade
Melhoria Contínua
Rentabilidade
Eficiência
Trade
Retail
Proximity
Continuous Improvement
Profitability
Efficiency
description Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/38911
http://hdl.handle.net/10316/38911
TID:201663902
url http://hdl.handle.net/10316/38911
identifier_str_mv TID:201663902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133882955595776