As práticas pedagógicas docentes direcionadas a um Currículo emancipatório na Educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9506 |
Resumo: | Este estudo trata do desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes direcionadas a um currículo emancipatório na Educação de Jovens e Adultos dos alunos do 2º EJA-1, da Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Raimundo Ribeiro de Souza do município de Tucuruí-Pará, analisando a dinâmica da gestão escolar para sua implantação no currículo escolar, numa perspectiva de educar para cidadania, com ênfase na matriz curricular. O objetivo é avaliar a importância da construção de um currículo emancipatório na EJA e avaliando sua contribuição nas práticas pedagógicas docentes no processo de ensino, com foco na educação do cidadão crítico, solidário e autônomo. A pesquisa é fundamentada na teoria de Paulo Freire (2011), Moacir Gadotti (2008), Henry Giroux (1986), complementado pelas contribuições de Celso Antunes (1999) e Hargreaves (1998) no campo das características e formação vincular. Com os estudos dos autores como Heloisa Luck (2008) e Marconi (2011), esta pesquisa construiu um legado epistêmico para sustentar a concepção teórica da pesquisa. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi o questionário aplicado a uma amostra de 25 participantes da turma no ano letivo de 2015. Os resultados desta pesquisa verificam que os participantes desenvolvem através de um projeto curricular diversificado mecanismos intelectuais individuais que estão sempre evoluindo e em permanente funcionamento, desencadeando diferentes respostas que visam a valorizar os estudantes do EJA que não tiveram acesso ou possibilidade de estudos na faixa etária regular. Essa estratégia metodológica desperta atitudes destes alunos, como: autoestima, criticidade, amor próprio, autoconfiança, capacidade de relacionar várias áreas do conhecimento. A partir da dinâmica da relação professor-aluno com aval de uma gestão flexível e um currículo integrado, foram fortalecidos os vínculos que podem se configurar como artifícios positivos, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. A partir desses resultados, a pesquisa constatou que o currículo emancipatório da EJA é relevante, uma vez integrada a uma gestão flexível, um planejamento contemplando a diversidade cultural dos protagonistas da EJA e, a participação sistemática dos docentes que atuam, na construção cognitiva, social, econômica e política desses, refletindo de forma positiva na diminuição da evasão escolar e no interesse por parte dos professores de novas práticas pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento da EEEM Deputado Raimundo Ribeiro de Souza. |
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As práticas pedagógicas docentes direcionadas a um Currículo emancipatório na Educação de jovens e adultosAprendizagemCurrículo emancipatórioGestão flexível do currículoEducação de jovens e adultosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo trata do desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes direcionadas a um currículo emancipatório na Educação de Jovens e Adultos dos alunos do 2º EJA-1, da Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Raimundo Ribeiro de Souza do município de Tucuruí-Pará, analisando a dinâmica da gestão escolar para sua implantação no currículo escolar, numa perspectiva de educar para cidadania, com ênfase na matriz curricular. O objetivo é avaliar a importância da construção de um currículo emancipatório na EJA e avaliando sua contribuição nas práticas pedagógicas docentes no processo de ensino, com foco na educação do cidadão crítico, solidário e autônomo. A pesquisa é fundamentada na teoria de Paulo Freire (2011), Moacir Gadotti (2008), Henry Giroux (1986), complementado pelas contribuições de Celso Antunes (1999) e Hargreaves (1998) no campo das características e formação vincular. Com os estudos dos autores como Heloisa Luck (2008) e Marconi (2011), esta pesquisa construiu um legado epistêmico para sustentar a concepção teórica da pesquisa. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi o questionário aplicado a uma amostra de 25 participantes da turma no ano letivo de 2015. Os resultados desta pesquisa verificam que os participantes desenvolvem através de um projeto curricular diversificado mecanismos intelectuais individuais que estão sempre evoluindo e em permanente funcionamento, desencadeando diferentes respostas que visam a valorizar os estudantes do EJA que não tiveram acesso ou possibilidade de estudos na faixa etária regular. Essa estratégia metodológica desperta atitudes destes alunos, como: autoestima, criticidade, amor próprio, autoconfiança, capacidade de relacionar várias áreas do conhecimento. A partir da dinâmica da relação professor-aluno com aval de uma gestão flexível e um currículo integrado, foram fortalecidos os vínculos que podem se configurar como artifícios positivos, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. A partir desses resultados, a pesquisa constatou que o currículo emancipatório da EJA é relevante, uma vez integrada a uma gestão flexível, um planejamento contemplando a diversidade cultural dos protagonistas da EJA e, a participação sistemática dos docentes que atuam, na construção cognitiva, social, econômica e política desses, refletindo de forma positiva na diminuição da evasão escolar e no interesse por parte dos professores de novas práticas pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento da EEEM Deputado Raimundo Ribeiro de Souza.This study deals with the development of pedagogical teaching practices directed at an emancipatory curriculum in Youth and Adult Education students of the 2nd EJA-1, the High School State School Mr Raimundo Ribeiro de Souza in the city of Tucuruí Pará in Teaching Physical Education through flexible management with methodology applied for seizure of the subject content with a view to educating for citizenship, with an emphasis on curriculum. The objective is to evaluate the teachers pedagogical practices can contribute to the construction of an emancipatory curriculum in adult education Teaching, focusing on the education of critical, supportive and autonomous citizen. The research is based on the theory of Paulo Freire (2011), Moacir Gadotti (2008), Henry Giroux (1986), supplemented by contributions from Celso Antunes (1999) and Hargreaves (1998) to link the characteristics field and training. With the studies of authors such as Heloisa Luck (2008) and Marconi (2011), this research built an epistemic legacy to support the theoretical design of the research. Methodologically, it is a descriptive research with’ and qualitative approach. The instrument used was a semi-structured questionnaire administered to a sample of 25 participants in the class in the school year 2015. The results of this research find that participants develop through a diverse curriculum design individual intellectual mechanisms that are always evolving and in continuous operation, triggering different responses that aim to enhance the students of EJA who did not have access or opportunity to study the regular age. This methodological strategy arouses attitudes of these students, such as self-esteem, criticality, self esteem, self confidence, ability to relate various areas of knowledge. From the dynamics of teacher-student relationship with endorsement of a flexible management and an integrated curriculum, the links that can be configured as positive devices, improving the teaching-learning process they have been strengthened. From these results, the survey found that the emancipatory curriculum EJA is relevant, once integrated flexible management, planning contemplating the cultural diversity of the EJA protagonists and the systematic involvement of teachers who work in cognitive construction, social, economic and policy of reflecting positively in reducing truancy and interest of teachers in new teaching practices in various areas of knowledge of EEEM Mr Raimundo Ribeiro de Souza.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMúrias, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarros, Mariana Silva2017-02-03T15:11:38Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9506TID:201612291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:06.874705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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