Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10902 |
Resumo: | Na Região Autónoma da Madeira (Portugal), o Governo Regional, através do seuServiço de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), desenvolve desde 1986 oprojeto “modalidades artísticas”, um projeto de educação artística que envolveatualmente todas as crianças e jovens nas escolas da região, em contexto curriculare extracurricular. O principal propósito deste artigo é apresentar as principais etapasdeste projeto: desde as primeiras experiências de atividades de complementocurricular (1985-1995); passando pela sistematização decorrente da criação da Escolaa Tempo Inteiro (1995-2001); até à definição em decreto regulamentar da coordenaçãodas “modalidades artísticas” (2001-2007); e, finalmente, a criação do modelo vigente(2007-2016). O atual modelo é um relevante instrumento de política educativa na áreada educação artística, prevendo elementos como: a figura da liderança; a tipologiade eventos a desenvolver; crédito horário para as escolas dedicarem ao projeto;formação contínua nas diversas modalidades; instrumentos de planificação, controloe avaliação. |
id |
RCAP_3c99cf7ecea86899e2b38504cf5d4b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10902 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)Política educativaAtividades de complemento curricular e extracurricularesModalidades artísticasNa Região Autónoma da Madeira (Portugal), o Governo Regional, através do seuServiço de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), desenvolve desde 1986 oprojeto “modalidades artísticas”, um projeto de educação artística que envolveatualmente todas as crianças e jovens nas escolas da região, em contexto curriculare extracurricular. O principal propósito deste artigo é apresentar as principais etapasdeste projeto: desde as primeiras experiências de atividades de complementocurricular (1985-1995); passando pela sistematização decorrente da criação da Escolaa Tempo Inteiro (1995-2001); até à definição em decreto regulamentar da coordenaçãodas “modalidades artísticas” (2001-2007); e, finalmente, a criação do modelo vigente(2007-2016). O atual modelo é um relevante instrumento de política educativa na áreada educação artística, prevendo elementos como: a figura da liderança; a tipologiade eventos a desenvolver; crédito horário para as escolas dedicarem ao projeto;formação contínua nas diversas modalidades; instrumentos de planificação, controloe avaliação.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, CarlosCristóvão, NatalinaEsteireiro, Paulo2018-01-31T11:52:32Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10902porGonçalves, Carlos; Cristóvão, Natalina; Esteireiro, Paulo (2016). "Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)" in Revista da ABEM, vol. 24, n.º 37, pp. 35-52.2358-033Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:13.074479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016) |
title |
Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016) |
spellingShingle |
Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016) Gonçalves, Carlos Política educativa Atividades de complemento curricular e extracurriculares Modalidades artísticas |
title_short |
Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016) |
title_full |
Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016) |
title_fullStr |
Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016) |
title_full_unstemmed |
Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016) |
title_sort |
Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016) |
author |
Gonçalves, Carlos |
author_facet |
Gonçalves, Carlos Cristóvão, Natalina Esteireiro, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Cristóvão, Natalina Esteireiro, Paulo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Carlos Cristóvão, Natalina Esteireiro, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educativa Atividades de complemento curricular e extracurriculares Modalidades artísticas |
topic |
Política educativa Atividades de complemento curricular e extracurriculares Modalidades artísticas |
description |
Na Região Autónoma da Madeira (Portugal), o Governo Regional, através do seuServiço de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), desenvolve desde 1986 oprojeto “modalidades artísticas”, um projeto de educação artística que envolveatualmente todas as crianças e jovens nas escolas da região, em contexto curriculare extracurricular. O principal propósito deste artigo é apresentar as principais etapasdeste projeto: desde as primeiras experiências de atividades de complementocurricular (1985-1995); passando pela sistematização decorrente da criação da Escolaa Tempo Inteiro (1995-2001); até à definição em decreto regulamentar da coordenaçãodas “modalidades artísticas” (2001-2007); e, finalmente, a criação do modelo vigente(2007-2016). O atual modelo é um relevante instrumento de política educativa na áreada educação artística, prevendo elementos como: a figura da liderança; a tipologiade eventos a desenvolver; crédito horário para as escolas dedicarem ao projeto;formação contínua nas diversas modalidades; instrumentos de planificação, controloe avaliação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2018-01-31T11:52:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10902 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Carlos; Cristóvão, Natalina; Esteireiro, Paulo (2016). "Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)" in Revista da ABEM, vol. 24, n.º 37, pp. 35-52. 2358-033X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131407576989696 |