Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carlos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cristóvão, Natalina, Esteireiro, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10902
Resumo: Na Região Autónoma da Madeira (Portugal), o Governo Regional, através do seuServiço de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), desenvolve desde 1986 oprojeto “modalidades artísticas”, um projeto de educação artística que envolveatualmente todas as crianças e jovens nas escolas da região, em contexto curriculare extracurricular. O principal propósito deste artigo é apresentar as principais etapasdeste projeto: desde as primeiras experiências de atividades de complementocurricular (1985-1995); passando pela sistematização decorrente da criação da Escolaa Tempo Inteiro (1995-2001); até à definição em decreto regulamentar da coordenaçãodas “modalidades artísticas” (2001-2007); e, finalmente, a criação do modelo vigente(2007-2016). O atual modelo é um relevante instrumento de política educativa na áreada educação artística, prevendo elementos como: a figura da liderança; a tipologiade eventos a desenvolver; crédito horário para as escolas dedicarem ao projeto;formação contínua nas diversas modalidades; instrumentos de planificação, controloe avaliação.
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