Continuidade em seis obras de Eduardo Souto de Moura: residência artística em Sines
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/13683 |
Resumo: | Tomando como referência a obra de Eduardo Souto de Moura (ESM) propõe-se o estudo de dois temas da arquitectura, o processo arquitectónico e a tipologia. Cruzando com os seis casos de estudo, pretende-se relacionar as temáticas do processo arquitectónico com as tipologias adoptadas e a noção de continuidade na obra de Eduardo Souto de Moura. O interesse por Souto de Moura surge da sua autoanálise da prática projectual, divulgado nas variadíssimas publicações e exposições realizadas. Destas destaca-se a sua mais recente exposição “Eduardo Souto de Moura: Continuidade”, na Garagem Sul do CCB, entre 21 de Junho a 18 de Setembro de 2016, que veio reforçar a escolha do título do trabalho. O processo arquitectónico caracteriza-se pela sua complexidade que se revela na possibilidade de serem percorridos múltiplos caminhos projectuais para se construir o projecto fnal. Os diferentes caminhos e metodologias na componente criativa são reflexo do arquitecto(a) que as desenvolve. No mesmo sentido cada caminho não pode ser tido como universal nem aplicado a diferentes contextos. Um dos temas que se pretende estudar no trabalho é abordagem de ESM às suas obras e como as organiza em famílias. Esta lógica de organização remete-nos para o universo de Aldo Rossi, que como Giorgio Grassi e Vittorio Gregotti são autores que abordam o conceito de tipologia na construção da ideia de arquitectura. Rossi defende a existência de um tipo em cada obra de arquitectura, independente da forma, que permite relacionar obras de diferentes contextos. Isto conduz à noção de continuidade na história da arquitectura, desde a antiguidade clássica à actualidade. O trabalho aborda o entendimento sobre o processo de ESM e pretende relacionar os seus anos de experimentação com os tópicos da arquitectura. Pretende-se analisar como se pode relacionar o percurso individual de ESM com partes da história da arquitectura. A tipologia é utilizada por ESM como ferramenta operativa que suporta um processo empírico que constrói a noção de continuidade no projecto de arquitectura. |
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Continuidade em seis obras de Eduardo Souto de Moura: residência artística em SinesPlaneamento urbanoReabilitação urbanaResidênciaSines -- PortugalArchitectural processMethodologyTypologyContinuityEduardo Souto de MouraTomando como referência a obra de Eduardo Souto de Moura (ESM) propõe-se o estudo de dois temas da arquitectura, o processo arquitectónico e a tipologia. Cruzando com os seis casos de estudo, pretende-se relacionar as temáticas do processo arquitectónico com as tipologias adoptadas e a noção de continuidade na obra de Eduardo Souto de Moura. O interesse por Souto de Moura surge da sua autoanálise da prática projectual, divulgado nas variadíssimas publicações e exposições realizadas. Destas destaca-se a sua mais recente exposição “Eduardo Souto de Moura: Continuidade”, na Garagem Sul do CCB, entre 21 de Junho a 18 de Setembro de 2016, que veio reforçar a escolha do título do trabalho. O processo arquitectónico caracteriza-se pela sua complexidade que se revela na possibilidade de serem percorridos múltiplos caminhos projectuais para se construir o projecto fnal. Os diferentes caminhos e metodologias na componente criativa são reflexo do arquitecto(a) que as desenvolve. No mesmo sentido cada caminho não pode ser tido como universal nem aplicado a diferentes contextos. Um dos temas que se pretende estudar no trabalho é abordagem de ESM às suas obras e como as organiza em famílias. Esta lógica de organização remete-nos para o universo de Aldo Rossi, que como Giorgio Grassi e Vittorio Gregotti são autores que abordam o conceito de tipologia na construção da ideia de arquitectura. Rossi defende a existência de um tipo em cada obra de arquitectura, independente da forma, que permite relacionar obras de diferentes contextos. Isto conduz à noção de continuidade na história da arquitectura, desde a antiguidade clássica à actualidade. O trabalho aborda o entendimento sobre o processo de ESM e pretende relacionar os seus anos de experimentação com os tópicos da arquitectura. Pretende-se analisar como se pode relacionar o percurso individual de ESM com partes da história da arquitectura. A tipologia é utilizada por ESM como ferramenta operativa que suporta um processo empírico que constrói a noção de continuidade no projecto de arquitectura.Taking as reference the work of Eduardo Souto de Moura (ESM), it is proposed to study two themes of architecture, the architectural process and typology. It is intended to relate six case studies with the themes of the architectural process, the adopted typologies and the notion of continuity in the work of Eduardo Souto de Moura. The interest in Souto de Moura comes from his self-analysis of project-practice, promoted in an extensive range of publications and exhibitions. His latest exhibition is highlighted: “Eduardo Souto de Moura: Continuity” in South Garage CCB, from 21 June to 18 September 2016, which reinforced the choice of the title. The architectural process is characterized by its complexity, which is revealed by the possibility of multiple paths being chosen to build the fnal project. Different paths and methodologies in the creative component are reflective of the architect that develops them. Similarly, each path cannot be considered universal or applied to different contexts. One of the subjects to be studied is ESM approach to his works and how he organizes them into families. This organizational logic leads us to the universe of Aldo Rossi that, as Giorgio Grassi and Vittorio Gregotti, is an author that address the concept of typology in the construction of the architectural idea. Rossi defends the existence of a type in every work of architecture, regardless the form. This enables to relate works in different contexts. These principles lead to the notion of continuity in the architecture history: from classical antiquity to the present. The work deals with the understanding of the process of ESM and intends to relate ESM years of experimentation with the topics of architecture. It intends to analyse how one can relate ESM’s individual route with parts of the history of architecture. The topology is used by ESM as an operational tool that supports an empirical process that builds the notion of continuity in architectural design.2017-06-02T11:21:27Z2016-11-22T00:00:00Z2016-11-222016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/13683TID:201551527porFerreira, Rita da Conceição Maçaricoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:01Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:06.342351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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