Aprender Pré-História e História Antiga no 5º ano de escolaridade : experiências de literacia visual no manual escolar de História e Geografia de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Tânia Marisa Vieira Barbosa Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3095
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. O estudo empírico foi desenvolvido, numa turma de 5º ano de escolaridade de um estabelecimento do ensino público no distrito de Viana do Castelo, ao longo de onze semanas. A investigação intitula-se “Aprender Pré-História e História Antiga no 5º Ano de Escolaridade: experiências de literacia visual no manual escolar de História e Geografia de Portual” e integrou a área da História e Geografia de Portugal. Privilegiou-se uma metodologia de natureza qualitativa e recolheram-se dados através da observação direta da turma, da realização de um inquérito inicial, das diferentes atividades propostas e de um inquérito final. Num primeiro momento, os alunos realizaram um inquérito inicial de modo a percecionar as suas opiniões em relação à disciplina e ao manual e os conhecimentos em relação ao património local e cultural. Numa fase seguinte, realizaram um conjunto de atividades, que permitiram trabalhar diferentes formas de abordar o manual e de apelar à literacia visual como forma de aquisição de conhecimentos. No fim, os alunos realizaram um inquérito final, que teve como objetivo conhecer a evolução dos alunos relativamente ao gosto pela disciplina, enquanto se trabalhavam conteúdos e se apelava ao uso do manual e das suas fontes iconográficas como forma de estudo. No que diz respeito à análise de dados, esta assentou na análise de quatro categorias, nomeadamente, mobilização de conteúdos cumulativos no âmbito da História e Geografia de Portugal, utilização de vocabulário novo relacionado com HGP, integração de finalidades didáticas e envolvimento dos alunos nas atividades, que permitiram analisar a evolução dos alunos relativamente aos conhecimentos cumulativos no âmbito da HGP e, simultaneamente, no processo de ensino-aprendizagem. Por sua vez, a recolha de dados permitiu concluir que os alunos se mostraram sempre muito motivados quer para os conteúdos trabalhados quer para as atividades levadas a cabo, aumentando os seus conhecimentos no âmbito da HGP, mobilizando vocabulário nesta área e desenvolvendo aprendizagens. A intervenção realizada provou que é possível trabalhar a HGP de uma forma dinâmica, apelando à iconografia, à cultura visual e à sua análise como forma de aquisição de conhecimentos, e de forma articulada com o currículo de português, possibilitando a exploração motivadora dos conteúdos relacionados com a pré-história, a arqueologia e a história antiga.
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Privilegiou-se uma metodologia de natureza qualitativa e recolheram-se dados através da observação direta da turma, da realização de um inquérito inicial, das diferentes atividades propostas e de um inquérito final. Num primeiro momento, os alunos realizaram um inquérito inicial de modo a percecionar as suas opiniões em relação à disciplina e ao manual e os conhecimentos em relação ao património local e cultural. Numa fase seguinte, realizaram um conjunto de atividades, que permitiram trabalhar diferentes formas de abordar o manual e de apelar à literacia visual como forma de aquisição de conhecimentos. No fim, os alunos realizaram um inquérito final, que teve como objetivo conhecer a evolução dos alunos relativamente ao gosto pela disciplina, enquanto se trabalhavam conteúdos e se apelava ao uso do manual e das suas fontes iconográficas como forma de estudo. 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A intervenção realizada provou que é possível trabalhar a HGP de uma forma dinâmica, apelando à iconografia, à cultura visual e à sua análise como forma de aquisição de conhecimentos, e de forma articulada com o currículo de português, possibilitando a exploração motivadora dos conteúdos relacionados com a pré-história, a arqueologia e a história antiga.This report was developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the master’s degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The empirical study was carried out in a 5th grade class at a public education establishment in the district of Viana do Castelo, over eleven weeks. The research is entitled “Learning Pre-History and Ancient History in the 5th Year of Schooling: visual literacy experiences in the HGP school manual” and was part of the area of History and Geography of Portugal. A qualitative methodology was favoured, and data were collected through direct observation of the class, carrying out an initial survey, the different proposed activities, and a final survey. At first, the students carried out an initial survey to perceive their opinions in relation to the subject and the manual and their knowledge in relation to the local and cultural heritage. In a next phase, they carried out a set of activities, which made it possible to work on different ways of approaching the manual and appealing to visual literacy as a way of acquiring knowledge. At the end, the students carried out a final survey, which aimed to know the evolution of the students in relation to the taste for the subject, while working on contents and appealing to the use of the manual and its iconographic sources as a form of study. With regard to data analysis, this was based on the analysis of four categories, namely, mobilization of cumulative contents within the scope of the History and Geography of Portugal, use of new vocabulary related to HGP, integration of didactic purposes and student involvement in activities, which made it possible to analyse the evolution of students in terms of cumulative knowledge within the scope of the HGP and, simultaneously, in the teaching-learning process. In turn, The intervention carried out proved that it is possible to work the HGP in a dynamic way, appealing to iconography, visual culture, and its analysis as a way of acquiring knowledge, and in an articulated way with the Portuguese curriculum, enabling the motivating exploration of related contents with prehistory, archaeology and ancient history.2023-01-06T11:52:51Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3095TID:203150570porPassos, Tânia Marisa Vieira Barbosa Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:39Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:44.214647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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