Percepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritsch, Daiane Fátima de Godois
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85369
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_3cb23d9d0a3861cc204f9830e7cad709
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissionalTEACHERS' PERCEPTION ABOUT CONTINUOUS TRAINING AND ITS IMPACT ON THE PROFESSIONAL DEVELOPMENTPercepções dos professoresDesenvolvimento profissionalImpacto da formação contínua.Teacher PerceptionsProfessional developmentImpact of continuing trainingDissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoAtualmente, com as diversas funções atribuídas a profissão docente e a evolução na imagem do professor, passou a exigir-se cada vez mais uma formação permanente que garanta a atualização de conhecimentos e a mobilização de competências e saberes para o desenvolvimento profissional docente. A formação contínua tem constituído mais um suporte para que o professor desempenhe as suas funções com a eficiência e eficácia necessárias à melhoria da qualidade na educação. Devido também à extensão e diversidade de contextos educativos existentes no Brasil, a formação profissional dos professores não é realizada da mesma maneira em todas as suas regiões, assim os professores do interior do país podem não ter as mesmas percepções do que os professores de grandes centros. Neste âmbito, a investigação teve como objetivo conhecer as percepções dos professores de um município do interior do Brasil acerca da formação contínua e do seu impacto no desenvolvimento profissional. Pretendeu-se ainda caracterizar as atividades e ações de formação contínua que os professores mais frequentam, identificar o impacto dessas atividades e ações no desenvolvimento profissional docente e verificar quais as necessidades de formação contínua dos professores.Com vista a alcançar os objetivos propostos, foi aplicado um questionário para professores e coordenadores de escolas da rede municipal. Os resultados revelam que os professores valorizam a sua profissão, participam e reconhecem a importância da formação contínua em seu desenvolvimento profissional, embora considerem que ainda existam necessidades relevantes por cumprir. Daí a importância da participação dos professores na escolha de temas voltados para os interesses de cada contexto escolar e a otimização do tempo reservado para este fim através de ações na própria unidade escolar com a criticidade e reflexão necessárias.Nowadays, various functions are attributed to the teaching profession and the evolution of teacher’s image. There has been an increasing demand for permanent training that guarantees the updating of knowledge and the mobilization of skills required for the professional teacher development. Continuing education has been an added support for the teachers in order to perform their functions with the necessary efficiency and effectiveness required to develop the quality of education. Considering also the extension and diversity of educational contexts in Brazil, the professional training of teachers is not carried out in the same way in all its regions. Teachers from the interior part of the country (rural areas) may not have the same perceptions as teachers have in large urban centers.In this context, the purpose of this study was to know the perceptions of the teachers belonging to small city, located in interior part of Brazil, about the continuing education and its impact on the professional development. This study also aimed to characterize the activities and actions of continuing education that teachers attend, to identify their impact on the professional development of teachers and to verify the needs of continuing education for teachers.To achieve these goals, a questionnaire survey was conducted on the teachers and school coordinators of that small city. The results show that teachers value their profession, participate and recognize the importance of continuing education for their professional development. Although, they also recognize the needs for actions in other areas that are not yet offered. Hence, the importance of the participation of teachers in the choice of topics focused on the interests of each school context and of the optimization of the time for this purpose, through actions in the school with the criticality and reflection needed.2018-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85369http://hdl.handle.net/10316/85369TID:202194485pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFritsch, Daiane Fátima de Godoisreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:41.937874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissional
TEACHERS' PERCEPTION ABOUT CONTINUOUS TRAINING AND ITS IMPACT ON THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT
title Percepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissional
spellingShingle Percepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissional
Fritsch, Daiane Fátima de Godois
Percepções dos professores
Desenvolvimento profissional
Impacto da formação contínua.
Teacher Perceptions
Professional development
Impact of continuing training
title_short Percepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissional
title_full Percepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissional
title_fullStr Percepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Percepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissional
title_sort Percepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissional
author Fritsch, Daiane Fátima de Godois
author_facet Fritsch, Daiane Fátima de Godois
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritsch, Daiane Fátima de Godois
dc.subject.por.fl_str_mv Percepções dos professores
Desenvolvimento profissional
Impacto da formação contínua.
Teacher Perceptions
Professional development
Impact of continuing training
topic Percepções dos professores
Desenvolvimento profissional
Impacto da formação contínua.
Teacher Perceptions
Professional development
Impact of continuing training
description Dissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85369
http://hdl.handle.net/10316/85369
TID:202194485
url http://hdl.handle.net/10316/85369
identifier_str_mv TID:202194485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959181828096