Diferentes olhares sobre um ponto comum: Ser-se professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caixeirinho, Telma Isabel Leal
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2073
Resumo: O presente trabalho incide sobre os percursos pessoais e profissionais de professores e das percepções que estes têm acerca da sua profissão, das suas atitudes (pessoais e profissionais), da relação que estabelecem com os seus alunos (dentro e fora da sala de aula), e na influência que o meio social pode exercer em todos estes aspectos. Como se trata de um estudo exploratório, realizaram-se entrevistas a seis professoras (cuja carreira se situa entre os dez e os vinte e cinco anos) da disciplina de Língua Portuguesa, em escolas do Alentejo. Recorreu-se, também, à observação de aulas no intuito de poder captar os modos de interacção entre professor-aluno assim como encontrar pontos comuns, ou não, entre as seis histórias. O resultado da análise resultou nalguns pontos de convergência nomeadamente o percurso que fizeram, o momento que atravessam profissionalmente (onde impera a desmotivação como consequência das inúmeras mudanças que o sistema educativo atravessa e, também, da mutação do papel do aluno e famílias), e o modo como vêem a sua função e qual deveria ser a função de um aluno. Os olhares divergem quando a análise entra no campo pessoal, destaque para o facto de terem ou não família constituída, e nos laços que criam (ou não) com os seus alunos, sobretudo, dentro e fora da sala de aula.
id RCAP_94afcbe54fde998b62f06c7c8b4ebcc1
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2073
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferentes olhares sobre um ponto comum: Ser-se professorProfessoresRelação professor-alunoIdentidade profissionalPercepçõesTeacherteacher-studentprofessional identityPerceptionsO presente trabalho incide sobre os percursos pessoais e profissionais de professores e das percepções que estes têm acerca da sua profissão, das suas atitudes (pessoais e profissionais), da relação que estabelecem com os seus alunos (dentro e fora da sala de aula), e na influência que o meio social pode exercer em todos estes aspectos. Como se trata de um estudo exploratório, realizaram-se entrevistas a seis professoras (cuja carreira se situa entre os dez e os vinte e cinco anos) da disciplina de Língua Portuguesa, em escolas do Alentejo. Recorreu-se, também, à observação de aulas no intuito de poder captar os modos de interacção entre professor-aluno assim como encontrar pontos comuns, ou não, entre as seis histórias. O resultado da análise resultou nalguns pontos de convergência nomeadamente o percurso que fizeram, o momento que atravessam profissionalmente (onde impera a desmotivação como consequência das inúmeras mudanças que o sistema educativo atravessa e, também, da mutação do papel do aluno e famílias), e o modo como vêem a sua função e qual deveria ser a função de um aluno. Os olhares divergem quando a análise entra no campo pessoal, destaque para o facto de terem ou não família constituída, e nos laços que criam (ou não) com os seus alunos, sobretudo, dentro e fora da sala de aula.This paper focuses on the personal and professional courses for teachers and the perceptions they have about their profession, their own actions (personal and professional), the relationship they establish with their students (within and outside the classroom), and the influence that the social environment can have on all these aspects. As this is an exploratory study, interviews were conducted six teachers (whose career is between ten and twenty-five years) the discipline of English in schools in the Alentejo, is also resorted to observing lessons in order can capture the modes of interaction between teacher and student and also to find common ground or not, among the six stories. The result of the analysis resulted in some points of convergence, namely, the path they took the time to go through professionally (in the prevailing lack of motivation, a result of numerous changes that the education system through, and also the changing role of students and families), and how they see their role and what should be the role of a student. Looks differ when the analysis enters the field staff, especially the fact of whether or not family based, and the bonds that create (or not) with their students, especially within and outside the classroom.2010-09-07T12:06:10Z2010-09-07T00:00:00Z2010-09-072009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2073porCaixeirinho, Telma Isabel Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:25:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:28.859391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes olhares sobre um ponto comum: Ser-se professor
title Diferentes olhares sobre um ponto comum: Ser-se professor
spellingShingle Diferentes olhares sobre um ponto comum: Ser-se professor
Caixeirinho, Telma Isabel Leal
Professores
Relação professor-aluno
Identidade profissional
Percepções
Teacher
teacher-student
professional identity
Perceptions
title_short Diferentes olhares sobre um ponto comum: Ser-se professor
title_full Diferentes olhares sobre um ponto comum: Ser-se professor
title_fullStr Diferentes olhares sobre um ponto comum: Ser-se professor
title_full_unstemmed Diferentes olhares sobre um ponto comum: Ser-se professor
title_sort Diferentes olhares sobre um ponto comum: Ser-se professor
author Caixeirinho, Telma Isabel Leal
author_facet Caixeirinho, Telma Isabel Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caixeirinho, Telma Isabel Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Relação professor-aluno
Identidade profissional
Percepções
Teacher
teacher-student
professional identity
Perceptions
topic Professores
Relação professor-aluno
Identidade profissional
Percepções
Teacher
teacher-student
professional identity
Perceptions
description O presente trabalho incide sobre os percursos pessoais e profissionais de professores e das percepções que estes têm acerca da sua profissão, das suas atitudes (pessoais e profissionais), da relação que estabelecem com os seus alunos (dentro e fora da sala de aula), e na influência que o meio social pode exercer em todos estes aspectos. Como se trata de um estudo exploratório, realizaram-se entrevistas a seis professoras (cuja carreira se situa entre os dez e os vinte e cinco anos) da disciplina de Língua Portuguesa, em escolas do Alentejo. Recorreu-se, também, à observação de aulas no intuito de poder captar os modos de interacção entre professor-aluno assim como encontrar pontos comuns, ou não, entre as seis histórias. O resultado da análise resultou nalguns pontos de convergência nomeadamente o percurso que fizeram, o momento que atravessam profissionalmente (onde impera a desmotivação como consequência das inúmeras mudanças que o sistema educativo atravessa e, também, da mutação do papel do aluno e famílias), e o modo como vêem a sua função e qual deveria ser a função de um aluno. Os olhares divergem quando a análise entra no campo pessoal, destaque para o facto de terem ou não família constituída, e nos laços que criam (ou não) com os seus alunos, sobretudo, dentro e fora da sala de aula.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-09-07T12:06:10Z
2010-09-07T00:00:00Z
2010-09-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2073
url http://hdl.handle.net/10071/2073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134669119160320