Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança através do ensino da percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, João Carlos Rosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8740
Resumo: Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_3cd0686f845d927ffa6aad7616b3adfe
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança através do ensino da percussãoPedagogiaAtividade professorEnsino de percussãoPedagogyTeaching activityTeaching percussionMestrado em Ensino da MúsicaResumo I-Prática Pedagógica - O estágio pedagógico, objetivo inerente a esta secção, realizou-se no Conservatório de Música D. Dinis-Odivelas. Numa primeira instância carácteriza-se este mesmo aquando da sua carácterização sociogeográfica e dos fatores geográficos e socioculturais. A instituição em si foi abordada de forma aprofundada, especificando também o projeto educativo, a sua elaboração, descrição objetiva da estrutura organizacional, cursos ministrados e descrição detalhada dos principais objetivos traçados para a mesma instituição de ensino. Posteriormente apresentou-se uma carácterização descritiva dos alunos observados no estágio do ensino especializado, explicitando as situações curriculares, sociológica e também os seus objetivos aquando da escolha do estudo de percussão. Nas práticas educativas desenvolvidas neste mesmo estágio de ensino especializado foram abordados alguns dos aspetos fulcrais deste mesmo, salientando os aspetos fundamentais inerentes ao ensino da percussão, principais preocupações e pontos de importante realce específicos das aulas de percussão, aspetos técnicos e interpretativos trabalhados nas aulas do estágio de ensino especializado, técnicas específicas de percussão utilizadas neste mesmo, métodos de percussão utilizados com os alunos e também atividades extra-aula. Um dos pontos mais importantes refere-se à análise crítica da atividade professor, pois como professors devemos incrementar um pensamento de constante aprendizagem e de melhoramento dos pontos essenciais relativos à docência específica tanto de percussão, como de qualquer área inerente. Concluindo, seguidamente a uma introspeção por parte do mestrando, a importância da realização deste mesmo estágio, permitindo a revisão e a consciencialização de conceitos didáticos específicos das aulas de percussão, assim como outros pormenores de motricidade fina. A autoavaliação do professor constitui um dos principais pilares na futura atividade professor, onde a procura constante da melhoria da sua docência e dos ensinamentos por parte do mesmo, irá refletir-se não só em si, mas também na motivação e na aprendizagem dos alunos.Resumo II- Investigação - A presente investigação tem como objetivo principal a aquisição de estratégias didático/pedagógica de desenvolvimento dos níveis de autoestima e autoconfiança no processo de aprendizagem dos alunos de percussão. Esta mesma surge aquando da escassez de dados e de investigações específicas nesta área da percussão. Especifica-se uma abordagem à fase de adolescência dos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa criou-se um modelo de investigação construído com base em entrevistas a especialistas da área de psicologia, alunos que participaram na docência do estágio de ensino especializado e também professores especializados na área de percussão. Nesta investigação foram também especificados e explorados inúmeros pontos subjacentes à mesma. Procurou-se assim a compreensão do funcionamento do nosso cérebro aquando da sua atividade musical especificando aspetos relativos à área da neurociência, levando a ligação entre música e emoção e também a assimilação de conceitos científicos de autoestima e autoconfiança. O trabalho desenvolvido pretende de sobremaneira colmatar um dos pormenores mais fundamentais tanto no ensino de música, mas aqui especificamente detalhado no ensino especializado de percussão, o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança dos alunos. Com todos estes elementos subjacentes a esta investigação, não se pretende conseguir uma fórmula mágica, onde seja automaticamente inerente a autoestima e a autoconfiança do aluno, mas sim soluções e estratégias didático/pedagógica que irão culminar num melhor desempenho e num melhor rendimento dos alunos, onde toda a sua confiança está intrinsecamente interligada à prática de percussão. Todas estas estratégias poderão ajudar os professors de percussão a uma melhor compreensão dos seus alunos, tanto a nível psicológico mas também a nível motivacional.Abstract I- Teaching - The pedagogic intership, a fundamental part of this unit, took place at the D. Dinis- Odivelas Musical Conservatory. Firstly, it is characterized by its social, cultural and geographical aspects. The learning institution was deeply analized concerning its educational project, how it is set up, detailed description of its organizational structure, its degrees and a detailed description of the main goals proposed by this institution. After which a description characterizing the students enroled in the specialized internship was made regarding the curriculum and sociological aspects as well as their goals upon choosing studying percursion. Within the teaching practices developed during the specialized internship some fundamental aspects were treated, pointing out the specifications concerning the teaching of percussion, main concerns and emphasized points of percussion classes namely technical and interpretative aspects studied during the internship practical classes, specific percussion techniques, different percussion methods used with students and also extra curricular activities. One of the most important issues concerns the critical analysis of teaching since as teachers one should increment a constant learning and improving aproach concerning the specific teaching of percursion as well as any other field. Coming to a conclusion, upon self-examination, of the importance of this internship allowing the reviewing and raising awareness of specific educational concepts regarding percussion classes. Self-assessment is crucial for the future teaching activity in which the constant search for improvement of one’s teaching methods and learning abilities will reflect not only upon oneself but also on the motivation and learning skills of the students.Abstract II- Research - The current research has as main objective, the acquiring of practical and theoretical strategies for raising the self-esteem and confidence levels during the learning process of percussion students. This arises due to the lack of data and specific research in this area of percussion. For the research development a model was created based upon interviewing psychologists, students of the specialized teaching internship and teachers specialized in percussion. In this study several underlying aspects were also specified and explored. We tried to understand the functioning of the brain in connection with music, the connection between music and emotion and also the incorporation of scientific concepts of self-esteem and self- confidence. Herein we intend to greatly rectify the deficiency in one of the most fundamental aspects of music teaching, specifically for percussion teaching, namely the development of self-esteem and self-confidence in the students. These underlying elements of this research do not intend to present a magical formula for developing self-esteem and self-confidence in the students but rather introduce options and practical and theoretical strategies that will result in a better performance and achievement by the students whose confidence is inherently connected to the percussion practice. All these strategies will be able to help percussion teachers better understand their students at both a psychological and motivational level.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaBuckley, Charles RichardJuvandes, FátimaRCIPLRamalho, João Carlos Rosa2018-08-01T08:47:56Z2017-082017-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8740TID:201955946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:26.179758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança através do ensino da percussão
title Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança através do ensino da percussão
spellingShingle Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança através do ensino da percussão
Ramalho, João Carlos Rosa
Pedagogia
Atividade professor
Ensino de percussão
Pedagogy
Teaching activity
Teaching percussion
title_short Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança através do ensino da percussão
title_full Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança através do ensino da percussão
title_fullStr Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança através do ensino da percussão
title_full_unstemmed Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança através do ensino da percussão
title_sort Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança através do ensino da percussão
author Ramalho, João Carlos Rosa
author_facet Ramalho, João Carlos Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buckley, Charles Richard
Juvandes, Fátima
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, João Carlos Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Atividade professor
Ensino de percussão
Pedagogy
Teaching activity
Teaching percussion
topic Pedagogia
Atividade professor
Ensino de percussão
Pedagogy
Teaching activity
Teaching percussion
description Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08
2017-08-01T00:00:00Z
2018-08-01T08:47:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8740
TID:201955946
url http://hdl.handle.net/10400.21/8740
identifier_str_mv TID:201955946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133436461449216