Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joana da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5664
Resumo: Resumo secção I – Prática Pedagógica - Este relatório de estágio foi realizado no âmbito da disciplina de Estágio de Ensino Especializado (EEE), do mestrado em Ensino da Música, frequentado na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), ramo de especialização – Percussão. O estágio decorreu nas instalações da Academia de Música de Óbidos, no ano letivo 2013/2014, com a orientação do professor de EEE, Richard Buckley. Durante o ano letivo foram lecionadas aulas a três alunos de diferentes idades que estavam inscritos nas turmas de iniciação I (1.º ano), de ensino básico (6.º ano/2.º grau) e de ensino secundário (10.º ano/6.º grau). A primeira secção deste trabalho, designada Prática Pedagógica compreende a descrição da Academia e dos alunos que dela fizeram parte. O presente relatório também expõem as práticas pedagógicas desenvolvidas com os três alunos, que serviram de amostra para o presente estudo, e que retratam o trabalho desenvolvido. Na última parte desta secção é feita uma análise crítica da atividade docente assim como uma pequena conclusão.
id RCAP_5b47b2438406f67a5c36546837fbe11e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágioCriançaEnsinoMúsicaPercussãoEdwin GordonChildrenTeachingMusicPercussionResumo secção I – Prática Pedagógica - Este relatório de estágio foi realizado no âmbito da disciplina de Estágio de Ensino Especializado (EEE), do mestrado em Ensino da Música, frequentado na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), ramo de especialização – Percussão. O estágio decorreu nas instalações da Academia de Música de Óbidos, no ano letivo 2013/2014, com a orientação do professor de EEE, Richard Buckley. Durante o ano letivo foram lecionadas aulas a três alunos de diferentes idades que estavam inscritos nas turmas de iniciação I (1.º ano), de ensino básico (6.º ano/2.º grau) e de ensino secundário (10.º ano/6.º grau). A primeira secção deste trabalho, designada Prática Pedagógica compreende a descrição da Academia e dos alunos que dela fizeram parte. O presente relatório também expõem as práticas pedagógicas desenvolvidas com os três alunos, que serviram de amostra para o presente estudo, e que retratam o trabalho desenvolvido. Na última parte desta secção é feita uma análise crítica da atividade docente assim como uma pequena conclusão.Resumo secção II – Investigação - A segunda secção do presente relatório de estágio, intitulada «Investigação», analisa e descrever a metodologia de Edwin Gordon enquadrada no ensino da música a crianças em idade precoce. No ponto «revisão da literatura», é feita uma abordagem à obra de Gordon e uma comparação entre as metodologias de Edwin Gordon e Shinichi Suzuki. Seguidamente é feita uma análise critica à metodologia de Edwin Gordon, assim como uma descrição geral de conceitos mais importantes e que, na nossa opinião, um professor de instrumento deve considerar quando leciona aulas de iniciação ao estudo do instrumento. Em jeito de conclusão, no subcapítulo «apresentação e análise de resultados», são descritas aulas lecionadas a crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, assim como a utilização da metodologia aconselhada pelo pedagogo Edwin Gordon em comparação com os ideais de Shinichi Suzuki. Por fim, apresenta-se uma análise sobre o trabalho apresentado e os resultados obtidos.Abstract I - This internship report was written within the specialized teaching stage discipline (EEE), from the Music teaching Master’s degree, in the Lisbon Music College (ESML), percussion specialization branch. The internship was held in the Óbidos Music Academy, during the school year 2013/2014, with the orientation of Richard Buckley orientation, professor in EEE. During the school year three students were thaught in the classes of Initiation (1st grade), basic education (6th year/2nd grade) and High school (10th year/6th grade).In the first section of the report, Pedagogical Practice is composed by the Academy and students description. The present report exposes the pedagogical practices developed with the three students. In the last part of this section is a critical analysis of the teaching activity as well as a small conclusion.Resumo secção II – Investigação - A segunda secção do presente relatório de estágio, intitulada «Investigação», analisa e descrever a metodologia de Edwin Gordon enquadrada no ensino da música a crianças em idade precoce. No ponto «revisão da literatura», é feita uma abordagem à obra de Gordon e uma comparação entre as metodologias de Edwin Gordon e Shinichi Suzuki. Seguidamente é feita uma análise critica à metodologia de Edwin Gordon, assim como uma descrição geral de conceitos mais importantes e que, na nossa opinião, um professor de instrumento deve considerar quando leciona aulas de iniciação ao estudo do instrumento. Em jeito de conclusão, no subcapítulo «apresentação e análise de resultados», são descritas aulas lecionadas a crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, assim como a utilização da metodologia aconselhada pelo pedagogo Edwin Gordon em comparação com os ideais de Shinichi Suzuki. Por fim, apresenta-se uma análise sobre o trabalho apresentado e os resultados obtidos.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaRCIPLCosta, Joana da Cruz2016-02-11T16:59:19Z2015-082015-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5664TID:201454394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:55.138136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágio
title Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágio
spellingShingle Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágio
Costa, Joana da Cruz
Criança
Ensino
Música
Percussão
Edwin Gordon
Children
Teaching
Music
Percussion
title_short Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágio
title_full Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágio
title_fullStr Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágio
title_full_unstemmed Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágio
title_sort Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágio
author Costa, Joana da Cruz
author_facet Costa, Joana da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Joana da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Ensino
Música
Percussão
Edwin Gordon
Children
Teaching
Music
Percussion
topic Criança
Ensino
Música
Percussão
Edwin Gordon
Children
Teaching
Music
Percussion
description Resumo secção I – Prática Pedagógica - Este relatório de estágio foi realizado no âmbito da disciplina de Estágio de Ensino Especializado (EEE), do mestrado em Ensino da Música, frequentado na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), ramo de especialização – Percussão. O estágio decorreu nas instalações da Academia de Música de Óbidos, no ano letivo 2013/2014, com a orientação do professor de EEE, Richard Buckley. Durante o ano letivo foram lecionadas aulas a três alunos de diferentes idades que estavam inscritos nas turmas de iniciação I (1.º ano), de ensino básico (6.º ano/2.º grau) e de ensino secundário (10.º ano/6.º grau). A primeira secção deste trabalho, designada Prática Pedagógica compreende a descrição da Academia e dos alunos que dela fizeram parte. O presente relatório também expõem as práticas pedagógicas desenvolvidas com os três alunos, que serviram de amostra para o presente estudo, e que retratam o trabalho desenvolvido. Na última parte desta secção é feita uma análise crítica da atividade docente assim como uma pequena conclusão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08
2015-08-01T00:00:00Z
2016-02-11T16:59:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5664
TID:201454394
url http://hdl.handle.net/10400.21/5664
identifier_str_mv TID:201454394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407164235776