A variedade é o tempero da vida: A influência de formas simples na procura de variedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sodré, Maria João
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5152
Resumo: O nosso estudo visa testar o impacto da activação temporária e não-intencional de representações mentais pelo contexto (i.e., primação) no comportamento avaliativo e de escolha do consumidor. Especificamente, pretendemos testar se a exposição subtil a conjuntos homogéneos ou heterogéneos de formas visuais simples (e.g., ♣ ♠ ♥ ♦), influenciam a “procura de variedade” na escolha de um produto. Esperávamos replicar o efeito verificado por Maimaran e Wheeler (2008) masde um de um modo mais natural onde os estímulos relevantes estão meramente presentes no contexto em vez dos participantes serem instruídos a processá-los activamente. No entanto, não verificámos influência das matrizes na indução de “procura de variedade”, visto que os participantes, quer primados com matrizes de formas variadas, querhomogéneas, optaram sempre por variedade na sua escolha subsequente. Adicionalmente, aquando da exposição a conjuntos que integravam Copas, testámos se a valência afectiva do estímulo determina os julgamentos de um produto novo. Verificámos que de facto, as matrizes compostas por Copas, quando processadas passivamente, influenciam a avaliação mais positiva de um novo produto. Verificou-se também uma tendência para este efeito ser mais saliente nas matrizes homogéneas. Estes estudos tomados conjuntamente, são importantes para a compreensão de aspectos inconscientes no comportamento do consumidor, quer a nível da aparente relevância do primo em si, quer pela influência de outros factores não controlados do contexto, presentes numa situação real de consumo. Concluímos que as matrizes de formas geométricas simples, só conseguem influenciar a escolha subsequente do consumidor, sob condições específicas.
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