O ensino da lingua portuguesa em escola pública: das representações de professores e de alunos do ensino médio às construções no cotidiano da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Raimunda Vilma de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9104
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar as representações de professores e de alunos do ensino médio de escola pública, em Belém do Pará, acerca do ensino da língua portuguesa e como se dá a construção das atividades no cotidiano da sala de aula. Apoiamo-nos, teoricamente, em estudos de pesquisadores, entre os quais Antunes, Marcuschi, e em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB – Lei nº 9394/61, nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e no Projeto Político-Pedagógico da escola onde se realizou a pesquisa. Utilizando uma metodologia descritiva com ênfase qualitativa, buscamos conhecer a opinião dos professores acerca do conteúdo definido para o ensino médio, a maneira como eles desenvolvem esse conteúdo em sala de aula e o comportamento do aluno em relação a essa prática. O levantamento dos dados se deu via entrevistas e aplicação de questionários. Os resultados da pesquisa apontaram que, embora muito já se tenha discutido acerca do ensino da Língua Portuguesa, ainda há o predomínio da gramática sobre outros aspectos da língua, predomínio do texto escrito, com o ensino da norma culta e uma relação direta entre conhecimento gramatical e escrever bem; Abstract This research aimed to identify the representations of teachers and high school students from public schools in Belém do Pará, on the teaching of the Portuguese language and on how is the activities construction made in everyday classroom. We support theoretically in studies of researchers, including Antunes, Marcuschi, and in documents such as the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB – Lei nº 9394/61, the Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs and the Projeto Político Pedagógico of the school where the research took place. Using a descriptive methodology with qualitative emphasis, we seek to know the opinion of the teachers on the content defined for Ensino Médio, how they develop this content in the classroom and student’s behavior in relation to this practice. Data collection took place via interviews and questionnaires. The survey results showed that, although much has already been discussed about the teaching of Portuguese language, there is still a predominance over other aspects of the grammar of the language, predominance of written text, with the teaching of scholarly norms and a direct relationship between grammatical knowledge and writing well.
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