O ensino da lingua portuguesa em escola pública: das representações de professores e de alunos do ensino médio às construções no cotidiano da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9104 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo identificar as representações de professores e de alunos do ensino médio de escola pública, em Belém do Pará, acerca do ensino da língua portuguesa e como se dá a construção das atividades no cotidiano da sala de aula. Apoiamo-nos, teoricamente, em estudos de pesquisadores, entre os quais Antunes, Marcuschi, e em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB – Lei nº 9394/61, nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e no Projeto Político-Pedagógico da escola onde se realizou a pesquisa. Utilizando uma metodologia descritiva com ênfase qualitativa, buscamos conhecer a opinião dos professores acerca do conteúdo definido para o ensino médio, a maneira como eles desenvolvem esse conteúdo em sala de aula e o comportamento do aluno em relação a essa prática. O levantamento dos dados se deu via entrevistas e aplicação de questionários. Os resultados da pesquisa apontaram que, embora muito já se tenha discutido acerca do ensino da Língua Portuguesa, ainda há o predomínio da gramática sobre outros aspectos da língua, predomínio do texto escrito, com o ensino da norma culta e uma relação direta entre conhecimento gramatical e escrever bem; Abstract This research aimed to identify the representations of teachers and high school students from public schools in Belém do Pará, on the teaching of the Portuguese language and on how is the activities construction made in everyday classroom. We support theoretically in studies of researchers, including Antunes, Marcuschi, and in documents such as the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB – Lei nº 9394/61, the Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs and the Projeto Político Pedagógico of the school where the research took place. Using a descriptive methodology with qualitative emphasis, we seek to know the opinion of the teachers on the content defined for Ensino Médio, how they develop this content in the classroom and student’s behavior in relation to this practice. Data collection took place via interviews and questionnaires. The survey results showed that, although much has already been discussed about the teaching of Portuguese language, there is still a predominance over other aspects of the grammar of the language, predominance of written text, with the teaching of scholarly norms and a direct relationship between grammatical knowledge and writing well. |
id |
RCAP_3d146f558a5d47767d4467227c79c009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9104 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da lingua portuguesa em escola pública: das representações de professores e de alunos do ensino médio às construções no cotidiano da sala de aulaRepresentação de professoresRepresentação de alunosEnsino de língua portuguesaPrática dos professoresEsta pesquisa teve por objetivo identificar as representações de professores e de alunos do ensino médio de escola pública, em Belém do Pará, acerca do ensino da língua portuguesa e como se dá a construção das atividades no cotidiano da sala de aula. Apoiamo-nos, teoricamente, em estudos de pesquisadores, entre os quais Antunes, Marcuschi, e em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB – Lei nº 9394/61, nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e no Projeto Político-Pedagógico da escola onde se realizou a pesquisa. Utilizando uma metodologia descritiva com ênfase qualitativa, buscamos conhecer a opinião dos professores acerca do conteúdo definido para o ensino médio, a maneira como eles desenvolvem esse conteúdo em sala de aula e o comportamento do aluno em relação a essa prática. O levantamento dos dados se deu via entrevistas e aplicação de questionários. Os resultados da pesquisa apontaram que, embora muito já se tenha discutido acerca do ensino da Língua Portuguesa, ainda há o predomínio da gramática sobre outros aspectos da língua, predomínio do texto escrito, com o ensino da norma culta e uma relação direta entre conhecimento gramatical e escrever bem; Abstract This research aimed to identify the representations of teachers and high school students from public schools in Belém do Pará, on the teaching of the Portuguese language and on how is the activities construction made in everyday classroom. We support theoretically in studies of researchers, including Antunes, Marcuschi, and in documents such as the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB – Lei nº 9394/61, the Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs and the Projeto Político Pedagógico of the school where the research took place. Using a descriptive methodology with qualitative emphasis, we seek to know the opinion of the teachers on the content defined for Ensino Médio, how they develop this content in the classroom and student’s behavior in relation to this practice. Data collection took place via interviews and questionnaires. The survey results showed that, although much has already been discussed about the teaching of Portuguese language, there is still a predominance over other aspects of the grammar of the language, predominance of written text, with the teaching of scholarly norms and a direct relationship between grammatical knowledge and writing well.Universidade de Évora2013-12-17T15:14:45Z2013-12-172013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9104http://hdl.handle.net/10174/9104TID:201233096pornd670Monteiro, Raimunda Vilma de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:15.546189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da lingua portuguesa em escola pública: das representações de professores e de alunos do ensino médio às construções no cotidiano da sala de aula |
title |
O ensino da lingua portuguesa em escola pública: das representações de professores e de alunos do ensino médio às construções no cotidiano da sala de aula |
spellingShingle |
O ensino da lingua portuguesa em escola pública: das representações de professores e de alunos do ensino médio às construções no cotidiano da sala de aula Monteiro, Raimunda Vilma de Sousa Representação de professores Representação de alunos Ensino de língua portuguesa Prática dos professores |
title_short |
O ensino da lingua portuguesa em escola pública: das representações de professores e de alunos do ensino médio às construções no cotidiano da sala de aula |
title_full |
O ensino da lingua portuguesa em escola pública: das representações de professores e de alunos do ensino médio às construções no cotidiano da sala de aula |
title_fullStr |
O ensino da lingua portuguesa em escola pública: das representações de professores e de alunos do ensino médio às construções no cotidiano da sala de aula |
title_full_unstemmed |
O ensino da lingua portuguesa em escola pública: das representações de professores e de alunos do ensino médio às construções no cotidiano da sala de aula |
title_sort |
O ensino da lingua portuguesa em escola pública: das representações de professores e de alunos do ensino médio às construções no cotidiano da sala de aula |
author |
Monteiro, Raimunda Vilma de Sousa |
author_facet |
Monteiro, Raimunda Vilma de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Raimunda Vilma de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação de professores Representação de alunos Ensino de língua portuguesa Prática dos professores |
topic |
Representação de professores Representação de alunos Ensino de língua portuguesa Prática dos professores |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo identificar as representações de professores e de alunos do ensino médio de escola pública, em Belém do Pará, acerca do ensino da língua portuguesa e como se dá a construção das atividades no cotidiano da sala de aula. Apoiamo-nos, teoricamente, em estudos de pesquisadores, entre os quais Antunes, Marcuschi, e em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB – Lei nº 9394/61, nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e no Projeto Político-Pedagógico da escola onde se realizou a pesquisa. Utilizando uma metodologia descritiva com ênfase qualitativa, buscamos conhecer a opinião dos professores acerca do conteúdo definido para o ensino médio, a maneira como eles desenvolvem esse conteúdo em sala de aula e o comportamento do aluno em relação a essa prática. O levantamento dos dados se deu via entrevistas e aplicação de questionários. Os resultados da pesquisa apontaram que, embora muito já se tenha discutido acerca do ensino da Língua Portuguesa, ainda há o predomínio da gramática sobre outros aspectos da língua, predomínio do texto escrito, com o ensino da norma culta e uma relação direta entre conhecimento gramatical e escrever bem; Abstract This research aimed to identify the representations of teachers and high school students from public schools in Belém do Pará, on the teaching of the Portuguese language and on how is the activities construction made in everyday classroom. We support theoretically in studies of researchers, including Antunes, Marcuschi, and in documents such as the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB – Lei nº 9394/61, the Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs and the Projeto Político Pedagógico of the school where the research took place. Using a descriptive methodology with qualitative emphasis, we seek to know the opinion of the teachers on the content defined for Ensino Médio, how they develop this content in the classroom and student’s behavior in relation to this practice. Data collection took place via interviews and questionnaires. The survey results showed that, although much has already been discussed about the teaching of Portuguese language, there is still a predominance over other aspects of the grammar of the language, predominance of written text, with the teaching of scholarly norms and a direct relationship between grammatical knowledge and writing well. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-17T15:14:45Z 2013-12-17 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9104 http://hdl.handle.net/10174/9104 TID:201233096 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9104 |
identifier_str_mv |
TID:201233096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd 670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136516507697152 |