Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Carla Ivone da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45935
Resumo: Relatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
id RCAP_3d15e5ba54e6c332fa471e0f370ede12
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissionalLeituraGuiões de leituraLeitura literáriaAvaliação da leituraReadingReading guidesLiterary readingReading assessmentHumanidades::Línguas e LiteraturasRelatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas LusófonasEste trabalho pretende sintetizar o meu percurso profissional relacionado com a docência da língua materna, refletindo sobre algumas das atividades mais relevantes por mim desenvolvidas ao longo de vinte e um anos de prática docente. O relatório centrou-se no trabalho realizado relativamente às estratégias de leitura implementadas em sala de aula, como formas de desenvolver de forma abrangente a competência da leitura do texto literário. Destaca-se também o papel fundamental do professor na tomada de decisões, na seleção de estratégias, e na avaliação das aprendizagens. Assim, foram analisados materiais, por mim construídos, de apoio à leitura de textos literários, assim como materiais de avaliação em formato de teste, usados como instrumentos de avaliação formativa.The aim of the present report is to summarize my professional career as a mother-tongue teacher, reflecting on some of the most relevant activities I have developed over my 21 years of teaching practice. It focuses on the reading strategies used in the classroom to comprehensively develop students’ literary competence. It also highlights teachers’ key role in decision-making, in the selection of the strategies and in the learning assessment. Therefore, teaching materials to support the reading of literary texts and assessment materials in test format, used as formative assessment tools, both created by me, were studied.Teixeira, Rita Roque Gameiro Tenreiro PatrícioUniversidade do MinhoDiogo, Carla Ivone da Costa2017-03-072017-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45935por201690276info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:34.381625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional
title Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional
spellingShingle Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional
Diogo, Carla Ivone da Costa
Leitura
Guiões de leitura
Leitura literária
Avaliação da leitura
Reading
Reading guides
Literary reading
Reading assessment
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional
title_full Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional
title_fullStr Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional
title_full_unstemmed Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional
title_sort Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional
author Diogo, Carla Ivone da Costa
author_facet Diogo, Carla Ivone da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Rita Roque Gameiro Tenreiro Patrício
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo, Carla Ivone da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Guiões de leitura
Leitura literária
Avaliação da leitura
Reading
Reading guides
Literary reading
Reading assessment
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Leitura
Guiões de leitura
Leitura literária
Avaliação da leitura
Reading
Reading guides
Literary reading
Reading assessment
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Relatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-07
2017-03-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45935
url http://hdl.handle.net/1822/45935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201690276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132796506079232