Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45935 |
Resumo: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas |
id |
RCAP_3d15e5ba54e6c332fa471e0f370ede12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45935 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissionalLeituraGuiões de leituraLeitura literáriaAvaliação da leituraReadingReading guidesLiterary readingReading assessmentHumanidades::Línguas e LiteraturasRelatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas LusófonasEste trabalho pretende sintetizar o meu percurso profissional relacionado com a docência da língua materna, refletindo sobre algumas das atividades mais relevantes por mim desenvolvidas ao longo de vinte e um anos de prática docente. O relatório centrou-se no trabalho realizado relativamente às estratégias de leitura implementadas em sala de aula, como formas de desenvolver de forma abrangente a competência da leitura do texto literário. Destaca-se também o papel fundamental do professor na tomada de decisões, na seleção de estratégias, e na avaliação das aprendizagens. Assim, foram analisados materiais, por mim construídos, de apoio à leitura de textos literários, assim como materiais de avaliação em formato de teste, usados como instrumentos de avaliação formativa.The aim of the present report is to summarize my professional career as a mother-tongue teacher, reflecting on some of the most relevant activities I have developed over my 21 years of teaching practice. It focuses on the reading strategies used in the classroom to comprehensively develop students’ literary competence. It also highlights teachers’ key role in decision-making, in the selection of the strategies and in the learning assessment. Therefore, teaching materials to support the reading of literary texts and assessment materials in test format, used as formative assessment tools, both created by me, were studied.Teixeira, Rita Roque Gameiro Tenreiro PatrícioUniversidade do MinhoDiogo, Carla Ivone da Costa2017-03-072017-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45935por201690276info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:34.381625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional |
title |
Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional |
spellingShingle |
Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional Diogo, Carla Ivone da Costa Leitura Guiões de leitura Leitura literária Avaliação da leitura Reading Reading guides Literary reading Reading assessment Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional |
title_full |
Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional |
title_fullStr |
Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional |
title_sort |
Estratégias de leitura na sala de aula: relatório de atividade profissional |
author |
Diogo, Carla Ivone da Costa |
author_facet |
Diogo, Carla Ivone da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Rita Roque Gameiro Tenreiro Patrício Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diogo, Carla Ivone da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Guiões de leitura Leitura literária Avaliação da leitura Reading Reading guides Literary reading Reading assessment Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Leitura Guiões de leitura Leitura literária Avaliação da leitura Reading Reading guides Literary reading Reading assessment Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Relatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-07 2017-03-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45935 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201690276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132796506079232 |